Membros do Conselho de Administração

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Mauro Luiz Rabelo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987) e pós-doutorado pela Stanford University (1991-1992). Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior e Secretário de Educação Superior Substituto da SESu/MEC. Atuou como Decano de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília de 2012 a 2016. Foi presidente do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos em 2014 e presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação na gestão 2014-2015. Exerceu cargos de diretor acadêmico e diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - CESPE/UnB no período 2003-2008. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Matemática de 2008 a 2012 e diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no DF no triênio 2012-2014. É membro do Comitê Técnico-Científico (CTC) da Educação Básica da Capes. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Já orientou mais de 30 alunos de mestrado e diversos alunos de graduação. Atuou como: Subchefe do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília em 2011–2012; Presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada da UnB de 2000 a 2005; Coordenador de Extensão do Cespe/UnB de 2003 a 2005; Gerente de Construção de Instrumentos de Avaliação do Cespe/UnB em 2002 –2003: Gerente de Processos Seletivos e Avaliação do Cespe/UnB de 2000 a 2002; Subcoordenador do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB de 1996 a 2000; Subcoordenador do Vestibular da UnB em 1995 –1996; Chefe do Departamento de Matemática da UnB de 1993 a 1995; Coordenador de Graduação do Departamento de Matemática da UnB de 1988 a 1990; Subchefe do Departamento de Matemática da UnB de 1988 a 1990.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, e na área de Avaliação Educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala (ENEM, ENADE, ENCCEJA, SAEB, PROVA BRASIL, PISA, PAS/UnB) e avaliação de competências. Atuou também como parecerista e coordenador adjunto na análise de livros didáticos de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É autor do livro: Avaliação Educacional: fundamentos, metodologias e aplicações no contexto brasileiro, da Coleção PROFMAT, editado pela Sociedade Brasileira de Matemática. É autor de artigos científicos na área de matemática e na área de avaliação educacional, avaliação de competências, avaliação de sistemas e de larga escala. Organizou eventos científicos e de divulgação, nacionais e internacionais. Foi membro de dezenas de bancas avaliadoras de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Palestrante em eventos científicos e de divulgação tanto nacionais quanto internacionais. Consultor adhoc de revistas científicas e de agências de fomento. 

Adalton Rocha de Matos 

Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós‐Graduado Latu Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Gestão Governamental pela União Pioneira de Integração Social – UPIS. Atua desde 2010 na área de orçamento e finanças. Foi Coordenador de Programação Orçamentária e Coordenador-Geral de Orçamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC). Faz parte da carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2008, trabalha na administração pública federal, passando por áreas como licitações, contratos e convênios, estudos e pesquisas educacionais, orçamento, finanças. Atualmente, é Subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC.

 

PRESIDÊNCIA DA EBSERH

Oswaldo de Jesus Ferreira

General-de-exército combatente R1 desde 2005, promovido ao último posto da carreira das armas em 2013 e na reserva desde 2017. Mestre em Aplicações Militares e Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. Em 1972 entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante em 1975. Realizou o curso de operações na selva – Categoria B em 1979, curso de aperfeiçoamento em 1984, curso de comando e Estado-Maior em 1991 e o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 2001. Comandou a 15ª Companhia de engenharia de combate, em Palmas-PR, de 1985 a 1987, e o 1º Batalhão de engenharia de combate, batalhão Vilagran Cabrita – no Rio de Janeiro – RJ, nos anos de 1997 e 1998. Representou o Exército na comissão de implantação do sistema de proteção da Amazônia, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, nos anos de 1993 a 1996. Como General de Brigada, exerceu os cargos de Chefe do Centro de Operações e de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, de Assessor Especial do Gabinete do Comandante do Exército, de 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres. Promovido a General de Divisão, exerceu os cargos de Diretor de Avaliação e Promoções, de Comandante da 1ª Divisão de Exército e de Vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Como General de Exército foi incumbido de implantar o comando militar do Norte.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Marizete Almeida Silva

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1987), pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília/CEUB. Especialização em Pós Graduação Latu Sensu MBA em Gerência de Saúde (2000), pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestrado em Administração em Saúde - Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (2002), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro  - UERJ. Experiências como Assessora da Chefia de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (SET/2014 – ABR/2018). Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão da Educação na Saúde (MAR/2012 – SET/2014). Coordenadora-Geral do Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (ABR/2007 – MAR/2012). Secretaria de Atenção à Saúde/SAS -  Gerente de Projetos  (JUN/2000 a ABR/2007). Secretaria de Assistência à Saúde/SAS - Coordenadora de Estrutura de Processos (MAR/1998 a JUN/2000). Secretaria de Assistência à Saúde - Assessora do Gabinete (MAR/1995 a MAR/1998). Hospital Universitário de Brasília - Assistente  do Departamento de Ciência e Tecnologia/DTEC (SET/1990 a MAR/1995). Grupo Jaime Câmara/Jornal de Brasília - Revisora da Redação (1989/1990). Fundação Hospitalar do Distrito Federal - Assistente da Área de Engenharia Clínica (AGO/1986 a SET/1990). Fundação das Pioneiras Sociais/Hospital Sarah Kubitschek  - Secretária de Clínica (AGO/1983 a AGO/1986). Atualmente está como Assessora Especial do Ministro  (ABR/2018 - atual), vínculo público: técnica em Comunicação Social do Ministério da Saúde.

Erno Harzheim

(aguardando currículo)

 

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Maria Fernanda Nogueira Bittencourt

Graduada em Engenheira Civil pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Engenharia de Saúde Pública; e mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestor) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Foi Diretora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até junho de 2016, como responsável pelos Programas de Alimentação Escolar (PNAE), Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Transporte Escolar (PNATE), Programa Caminho da Escola e aquisição do Livro Didático (PNLD). Possui 19 anos de experiência em políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento, gerenciamento e monitoramento de programas, tendo exercido funções em diversos órgãos da Administração Pública Federal. Atualmente, é Subsecretaria  de Planejamento e Orçamento do MP, responsável pelas áreas de planejamento e orçamento do ministério.

 

ANDIFES

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz

Graduada em Farmácia Habilitação III (1981) e Medicina (1987) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e pós-doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Pesquisa e orienta Mestrado e Doutorado na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, fitoterapia, medicamentos, toxicologia não clínica e Farmacologia Clínica (fases I e II). Especialista em Pesquisa Clínica, pelo Instituto de Educação e Ciências - Hospital Alemão Oswaldo Cruz;Credenciada como Professora Permanente nos Programa de Pós Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (conceito 6 CAPES), e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM);  Tutora do Programa de Pós Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo - USP, Membro do INCT - INOFAR-UFRJ;Membro do INCT Norte-Nordeste de Fitoprodutos - CNPq-MICTIC-UFPB;  Membro de Câmara  de julgamento de projetos de pesquisas da FAPEMIG; Membro da International Society for the Promotion of Health Technology Assesment - HTA; Membro do Conselho Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH representando a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES; Membro da Academia Paraibana de Medicina.

 

EMPREGADOS DA EBSERH 

Manoel Bastos Freire Júnior

Graduado em Enfermagem, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Recife/PE), em 2002, possui título de Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde, pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), é Mestre em Saúde Coletiva, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como Enfermeiro sanitarista em equipe multidisciplinar de saúde indígena na Etnia Atikum, no município de Carnaubeira da Penha/PE, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e como docente da disciplina Epidemiologia, no curso de graduação em Enfermagem, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde/PE (AESA). É um dos fundadores e ex-Coordenador Geral do Sindicado dos Trabalhadores em Serviços Hospitalares no Estado de Alagoas (Sindserh/AL). Atualmente, é Coordenador da equipe de saúde mental da Oficina da Mente, pertencente ao Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), e Enfermeiro Assistencial na Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), da Rede de Hospitais Universitários Federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).