Minha História com a Rede Ebserh

“Encontrei no Hupes um SUS de tecnologia, inovação e dedicação”

Após muitas idas e vindas a vários ortopedistas para tratar uma necrose bilateral de quadril [quando o sangue para de circular no osso, causando dor], deparei-me com a promissora pesquisa de células tronco do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, vinculado à Universidade Federal da Bahia e à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh). Fiz a inscrição e para minha surpresa, meses depois, fui chamado para uma consulta de avaliação.

Após ser aprovado, resolvi encarar quilômetros de estrada, um voo de duas horas e 20 minutos para tentar solucionar as dores do meu quadril. Chegando ao Hupes, tive a oportunidade de conhecer outros pacientes, muitos deles portadores de anemia falciforme, que causa necrose em várias articulações do corpo.

No dia 22 de março deste ano, joguei toda a minha confiança nas mãos daquela talentosa equipe de trabalho. Durante minha breve internação, fui muito bem atendido pelas enfermeiras e pelo excelente serviço de cozinha. Conseguiram salvar meu quadril esquerdo de uma futura cirurgia de prótese de alto custo. Este programa científico do Hupes-UFBA/Ebserh está resgatando não só a minha mobilidade, mas a minha dignidade.

Encontrei no Hupes um SUS [Sistema Único de Saúde] de tecnologia, inovação e dedicação profissional. Sou eternamente grato a este programa de células tronco comandado pelo professor Gildásio Daltro e sua equipe.

Tudo isso só me faz acreditar num Brasil que pode dar certo, basta colocar os recursos certos em mãos responsáveis e comprometidas com a saúde do cidadão brasileiro. Espero que continue o financiamento de programas de pesquisa sérios como aquele.

Rogério Makssur Ajub, 44 anos
Hupes-UFBA/Ebserh

 Sobre a Rede Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Hupes - UFBA