Pesquisa

Revista de hospital da Ebserh abre chamada para submissão de artigos

sex, 08/02/2019 - 16:27
Foto: Poderão ser inscritos artigos originais, revisões, relatos de casos, cartas ao editor, dentre outros Foto: Poderão ser inscritos artigos originais, revisões, relatos de casos, cartas ao editor, dentre outros

Periódico recebe trabalhos de estudantes, profissionais e docentes de saúde de todo o país até 31 de março

Juiz de Fora (MG) – Está aberto até 31 de março o prazo para a submissão de artigos científicos ao HU Revista, periódico de acesso aberto e publicação eletrônica vinculada ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Poderão ser inscritos resultados de investigações, artigos originais, revisões de literatura, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais produzidos por estudantes, profissionais e docentes de diferentes áreas do conhecimento em saúde. O envio dos textos pode ser feito pelo site da publicação

Segundo a enfermeira Graciela Duque, que compõe o corpo editorial, o periódico pretende reunir artigos de pesquisadores de todo o país. “A HU Revista é um instrumento importante para o Hospital Universitário de Juiz de Fora, mas também para a própria Rede Ebserh. Pretendemos incentivar a publicação de pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais do Brasil”, explica.

Reestruturações

A HU Revista passou por melhorias conduzidas pelo novo corpo editorial, composto por profissionais da Rede Ebserh. Além de finalizarem a publicação de edições anteriores, os colaboradores trabalharam na estruturação do fluxo editorial. “Renovamos o cadastro de avaliadores. Isso garante mais eficiência e reduz o tempo de análise dos artigos submetidos”, explica o cirurgião-dentista e membro do corpo editorial Rodrigo César Santiago.

Para as novas edições, os autores também passarão a contar com novas diretrizes de publicação, além de se beneficiarem com a modalidade Ahead of Print (AOP), que publica os artigos separadamente, antes da finalização dos números. O objetivo é adiantar a publicação de resultados científicos relevantes.

Um novo layout também foi totalmente desenvolvido para o site e para a publicação. “Isso torna o acesso mais intuitivo e agradável”, acrescenta o cirurgião-dentista Daniel Marlière, que também compõe o corpo editorial.

Sobre a publicação

Criada em 1974, a HU Revista é um periódico trimestral que publica resultados de investigações na área da saúde por meio de artigos originais, revisões de literatura, revisões sistemáticas, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais. A publicação é indexada no Llilacs/BVS, Latindex, PKP, Diadorim, Periódicos de Minas e Periódicos Capes, além de estar disponível no Portal de Periódicos da UFJF.

Atualmente, o corpo editorial é vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFJF.  Ele é composto pela médica e professora da UFJF Hélady Pinheiro (editora-chefe), enfermeira Graciela Duque e os cirurgiões-dentistas Rodrigo Santiago e Daniel Marlière. Os membros, que se reúnem semanalmente, também contam com o apoio do bolsista de treinamento profissional e aluno do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Luã Dornella, que desenvolve a arte de capa e realiza a editoração de leiaute.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2014, o HU-UFJF faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte
Com informações do HU-UFJF
HU - UFJF
inscrições