Investimento

Hospital da Rede Ebserh em Uberaba dinamiza exames com tecnologia

qua, 15/05/2019 - 18:02

Com a instalação de equipamento, 91 tipos de diagnósticos ganharam mais rapidez e precisão

A nova plataforma traz como novidade a possibilidade de monitoramento sanguíneo da concentração de alguns antibióticos, de modo a evitar riscos de toxicidade para os rins e o fígado de pacientes internados

Uberaba (MG) – Exames laboratoriais como dosagens bioquímicas, hormonais e sorológicas foram aprimorados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Hospitalar Ebserh. Com a instalação de um novo equipamento, 91 tipos de diagnóstico foram automatizados e ganharam mais rapidez e precisão como os de Chagas, Sífilis e HTLV (que atinge as células de defesa do organismo). Trata-se de uma atualização tecnológica.

O Laboratório de Análises Clínicas do HC-UFTM produz 65 mil exames, mensalmente. Desse total, em torno de 45 mil serão na nova plataforma integrada, o que corresponde a quase 70% do total da demanda por esse serviço. O investimento foi de R$ 2,1 milhões, para uso durante quatro anos, com fornecimento incluso de todos os reagentes usadas

A nova plataforma traz como novidade, ainda, a possibilidade de monitoramento sanguíneo da concentração de alguns antibióticos, de modo a evitar riscos de toxicidade para os rins e o fígado de pacientes internados. Por sua vez, órgãos e tecidos para transplantes coletados no HC passam a ser liberados com mais celeridade.

“Quando instalamos o sistema anterior, há quatro anos, ainda não havia sido desenvolvida a técnica para automação dos exames de Chagas, Sífilis e HTLV. Como eram feitos manualmente, levava-se até quatro horas para chegar ao resultado. Agora são necessários apenas 30 minutos”, sintetiza Marina Monteiro, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HC-UFTM.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital de Clínicas, Geisa Gomide, ressaltou que durante o período de transição entre os equipamentos os exames não foram interrompidos, pois a instituição conta com laboratório de apoio contratado para absorver esse tipo de demanda. “Todos os pedidos estão sendo registrados de forma eletrônica, o que significa mais um aumento de segurança, uma vez que são evitados ruídos que eventualmente poderiam ser causados por questões de caligrafia”, finalizou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Com informações do HC-UFTM
HC - UFTM
exames laboratoriais
hc-uftm
tecnologia
equipamento