Inovação

Palestra orienta colaboradores sobre Orçamento Público

qui, 30/05/2019 - 18:27

Iniciativa visa provocar o debate sobre temas cruciais para o constante aperfeiçoamento da gestão da Rede Ebserh

Subsecretário de Gestão Orçamentária discute Orçamento Público na sede da Ebserh

Brasília (DF) – O Orçamento Público sob a ótica de uma empresa estatal dependente foi o tema central da palestra proferida nesta quinta-feira, 30, pelo subsecretário de Gestão Orçamentária da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia e professor da Especialização em Orçamento e Políticas Públicas da Universidade de Brasília (UnB), Bruno Grossi. Em sua fala, o subsecretário abordou os principais conceitos necessários para compreender como é composto o Orçamento Público e as leis que regem o assunto. 

“Traduzir a situação fiscal e econômica do Brasil, tendo o orçamento como peça de mudança dessa realidade, é um desafio; ao mesmo tempo, esse conhecimento é fundamental para quem está trabalhando na ponta, pois o trabalho de cada um impacta no conjunto. Nosso objetivo fundamental é fazer chegar ao cidadão um serviço de qualidade, mas também tendo a preocupação que isso seja feito por um preço racional, que não comprometa as finanças do país como um todo”, explicou Bruno Grossi aos colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh.

Presente na palestra, o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, reforçou a importância da responsabilidade no comprometimento do orçamento público. “Mais do que expandir o número de hospitais filiados à Ebserh, nossa preocupação é garantir o funcionamento adequado daqueles que já estão sob gestão da empresa. Nosso compromisso é ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados, mas de forma sustentável e compatível com a receita da empresa”, concluiu.

O debate de hoje (30) integra um ciclo de palestras que objetiva aportar novos conhecimentos aos empregados públicos, além de provocar a discussão sobre temas pertinentes ao aprimoramento permanente da gestão da Rede Ebserh.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais ligados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Palestra orienta colaboradores sobre Orçamento Público

Iniciativa visa provocar o debate sobre temas cruciais para o constante aperfeiçoamento da gestão da Rede Ebserh

Fonte
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
palestra
orçamento público
Ebserh Sede
gestão