Visão

Campanha Nacional de Ceratocone será realizada em hospital da Rede Ebserh no RJ

sex, 08/11/2019 - 09:55

Ação será gratuita e aberta ao público no próximo sábado, 9, no HUGG-Unirio/Ebserh

Para atendimentos será utilizado o Pentacam, equipamento oftalmológico que permite o mapeamento completo da córnea

Rio de Janeiro (RJ) – Amanhã, dia 9 de novembro, jovens e adultos de até 35 anos conseguirão realizar exames para rastrear a possibilidade de ter o Ceratocone, doença progressiva da córnea na qual ocorre aumento irregular de sua curvatura. O mutirão de atendimentos ocorrerá no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e à Rede (HUGG-Unirio/Ebserh). A iniciativa da campanha é da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

O HUGG efetuará os atendimentos utilizando-se do recém-adquirido Pentacam, moderno equipamento oftalmológico que permite o mapeamento completo da córnea e o fornecimento de imagem tomográfica do segmento anterior, para diagnosticar algumas patologias oculares, como, por exemplo, o ceratocone. As avaliações serão feitas por professores, oftalmologistas e residentes da Divisão do Serviço de Oftalmologia do HUGG. Os pacientes deverão levar RG, CPF e comprovante de residência.

O Ceratocone faz com que a córnea assuma a forma de um cone, acarretando, por sua vez, aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo. O surgimento da doença acontece na adolescência e evolui ao longo da vida. Por isso, existe a necessidade do diagnóstico precoce para o acompanhamento da moléstia que atinge cerca de uma a cada duas mil pessoas.

Serviço

O quê: Campanha Nacional de Ceratocone
Quando: próximo sábado, dia 9 de novembro, de 9 às 14h30
Onde: Hospital Universitário Gaffrée e Guinle  (HUGG) - Rua Mariz e Barros, 775, Maracanã, Rio de Janeiro.
Como: os pacientes deverão levar RG, CPF e comprovante de residência.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Com informações do HUGG-Unirio/Ebserh
HUGG - Unirio
exames oftalmológicos
exames
atendimentos
mutirão
hugg-unirio
ceratocone
campanha