Inauguração

Concurso da Ebserh possibilita abertura de ambulatório pediátrico no HU-UFSCar

seg, 02/12/2019 - 11:03

A oferta da nova especialidade foi possível com a chegada de médicos contratados este ano

Atendimentos a crianças eram feitos por médicos generalistas. Agora, os pacientes são atendidos por especialistas na área infantil

São Carlos (SP)O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos, vinculado à Rede Ebserh (HU-UFSCar/Ebserh), ampliou o Ambulatório de Especialidades Pediátricas voltado ao atendimento de crianças entre 0 e 12 anos de idade. A oferta do novo serviço só foi possível com a chegada de novos médicos pediatras contratados este ano, após realização do concurso público da Rede Ebserh. Dois novos certames estão em andamento (veja abaixo).

"Com a contração dos novos funcionários, pudemos reorganizar as escalas e disponibilizar os médicos especialistas para atender nos ambulatórios. Antes, tínhamos apenas três especialidades; hoje, podemos oferecer oito", enumera Ângela Leal, superintendente do HU, se referindo às novas especialidades atendidas: Cardiologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Imunologia e Nutrologia.

As crianças que necessitam de atenção nessas áreas são encaminhadas ao HU-UFSCar/Ebserh pela Rede de Saúde do município, consultadas pelos especialistas e, quando necessário, recebem indicação de exames para a investigação e acompanhamento de cada caso. O hospital já é modelo no atendimento de urgência e emergência pediátricas 24 horas (referenciado), com atuação de pediatras, oferecendo cuidado de qualidade para as crianças. "Além disso, temos 12 leitos para internação infantil e, com os novos ambulatórios, ampliamos a atenção em Pediatria", destaca a superintendente.

No último ano, o HU-UFSCar realizou mais de 10 mil atendimentos pediátricos e, com a oferta das cinco novas especialidades, a expectativa é que esse número aumente, viabilizando consultas qualificadas, sem que as crianças tenham que se deslocar para outras cidades.

Novo reforço de pessoal

A Rede Ebserh está com dois novos concursos em fase de inscrições de candidatos, com 2.464 vagas no total. O concurso nacional oferece 1.660 vagas para 39 unidades hospitalares, enquanto que o concurso para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) oferece 804 vagas. Para o HU-UFSCar/Ebserh são 26 vagas para provimento e diversas outras para cadastro de reserva.

Para saber mais, acesse a página de concursos da Rede Ebserh

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Fonte
Com informações do HU-UFSCar/Ebserh
HU - UFSCar
ambulatório
pediatria
hu-ufscar
pediatras
crianças
concurso público