Notícias Notícias

Voltar

Sala de Recreação da Unidade de Pediatria é reaberta

Melhorias

Sala de Recreação da Unidade de Pediatria é reaberta

Espaço lúdico auxilia na recuperação de crianças hospitalizadas

A sala de recreação da Unidade de Pediatria do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi reaberta no dia 22 de dezembro. O ato de reabertura foi realizado com presença da superintendente do HU-FURG, Helena Vaghetti; da presidente das Amigas do HU, Liana Spotorno; do diretor do Colégio Marista São Francisco, Irmão Claudiano Tiecher; de trabalhadores do HU-FURG e voluntários.

O espaço lúdico nas Unidades de Pediatria muito além de um requisito legal, é uma questão de convivência e cuidado humanizado às crianças internadas no Hospital. Neste sentido, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), analisando as condições anteriores da sala destinada a esse fim e, diagnosticando a necessidade de reformulação do espaço para atender a clientela infantil com qualidade e segurança, suspendeu temporariamente o seu funcionamento para que pudesse ser reformulada. 

A sala foi fechada para que fosse revitalizada. A pintura foi feita pelo Setor de Infraestrutura Física; o acervo de brinquedos foi selecionado de acordo com a faixa etária e que possibilitem a fácil higienização; o mobiliário, adequado de modo a deixar o material acessível; a decoração, realizada por voluntários; e os acadêmicos voluntários que farão a monitoria do espaço, receberam capacitação de 20 horas para desenvolver boas práticas hospitalares. A capacitação foi coordenada pela GEP e envolveu profissionais do HU-FURG, de diferentes áreas e especialidades. 

Ao iniciar o processo de revitalização, a GEP fez contato com as Amigas do HU, coordenadas por sua presidente Liana Spotorno, e elas estabeleceram uma parceria com o Colégio Marista São Francisco, que assumiu a tarefa de decorar o espaço e adequar alguns itens do mobiliário e dos brinquedos. Alunos da Escola Marista, coordenados pelo assessor da Pastoral Juvenil Marista, Leonardo Estima, e com o aval do diretor Irmão Claudiano Tiecher, trabalharam com dedicação no mês de dezembro para a as tarefas necessárias. Voluntários da escola também farão parte do projeto a partir do ano de 2018 e, juntamente com acadêmicos capacitados, realizarão atividades lúdicas no HU-FURG.

Durante o ato, a superintendente Helena Vaghetti, destacou a importância do voluntariado para o HU-FURG, o cultivo de valores fundamentais à convivência em sociedade e agradeceu às entidades envolvidas no processo de revitalização da Sala de Recreação. O diretor Irmão Claudiano, enfatizou que o espaço é educativo e agradeceu às parcerias firmadas para a realização deste projeto. A gerente da GEP, Susi Lauz, também ressaltou a importância das parcerias firmadas para a realização do trabalho e no atendimento às crianças. Após, os voluntários do Colégio Marista, realizaram a serenata de Natal nos corredores da Unidade de Pediatria com distribuição de brinquedos e canções natalinas. 

Imagens: