Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Ebserh ganha destaque em avaliação de governança do Ministério do Planejamento

Reconhecimento

Ebserh ganha destaque em avaliação de governança do Ministério do Planejamento

Crescimento de 221% coloca a estatal no nível 2, demonstrando boas práticas de gestão e transparência

Brasília (DF) - Com apenas 6 anos de existência, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) demonstrou nesta sexta-feira (23) a efetividade e o aperfeiçoamento das suas práticas de governança, transparência, gestão de riscos e controles internos ao receber do Ministério do Planejamento (MP) o certificado nível 2 do Indicador de Governança (IG-SEST). A iniciativa, que está na sua 3º edição, realiza um acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto da União.

A Ebserh foi uma das três estatais apresentadas como destaque, por ter alcançado acréscimo superior a ‘2 pontos’, em comparação com a avaliação anterior, feita no primeiro semestre deste ano. A estatal saltou de uma nota de 2,14 para uma de 6,87, representando um crescimento de 221%.

“Essa avaliação mostra que mesmo sendo uma empresa nova já criamos, aperfeiçoamos e implantamos efetivamente processos em busca de uma melhor gestão e transparência nos hospitais universitários federais. Vamos continuar trabalhando para aumentar ainda mais o índice”, analisou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Para ter este aumento, a Ebserh, sob coordenação da área de gestão estratégica, conta hoje com diversas ações estruturadas e com efetivo funcionamento, tais como um  programa de integridade, política de divulgação de informações e de porta-vozes, carta anual de governança corporativa, código de ética e conduta (com treinamento para os funcionários sobre ética), gestão de riscos e controles interno, com uma área destinada para este fim e política sobre o tema, informações sobre remunerações dos dirigentes, auditoria com análises trimestrais, informações sobre orçamento e finanças, estatuto social e regulamento interno de licitações e contratos, dentre outros.

Na avaliação do estudo, os Níveis 1 e 2 indicam boas práticas de governança nas estatais.

“Os dois primeiros ciclos tinham um viés de verificar a conformidade das empresas com a governança, ou seja, olhar se os indicadores estavam sendo implementados. Agora, no terceiro ciclo, estamos medindo a efetividade”, disse o Ministro do Planejamento, Esteves Colnago.

Regularidade

A cada três meses, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MP) mede as melhorias nas empresas estatais utilizando como instrumento de controle contínuo o Indicador de Governança – IG-Sest.  A metodologia aplicada é composta pelas seguintes dimensões: gestão, controle e auditoria; transparência das informações e, por fim, conselhos, comitês e diretoria. Segundo a metodologia, a partir de resultados apresentados no período são aferidas notas de classificação e certificação da empresa.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações do MP