Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários

Manual do Usuário

Módulo Ambulatório Assistencial


AGHU Ebserh
 

 


1 - Paciente
           
No módulo Ambulatório, selecionar; Lista de Pacientes.


Figura 01 - Tela inicial do módulo.

 

A Pesquisa pode ser realizada por diferentes filtros, ou pela combinação dos mesmos. Os ícones com asterisco vermelho Data e Unidade Funcional são de preenchimento obrigatório, já que facilitam a busca dos paciente de uma determinada unidade para atendimento. Clicar no ícone ABC, para visualizar todas as opções do filtro. Após selecionar o filtro clicar em Pesquisar.


Figura 02 - Tela de Pesquisa

 

Caso seja necessário refazer a busca, clicar em refazer busca e informar as novas informações para a busca. Para atualizar a lista de pacientes, clicar em Atualizar

 

   A aba de “Agendados” conta com várias informações acerca da consulta. Cores como Amarelo, Vermelho, Verde e outras que indicam a situação da consulta. Ex: Verde para consultas de “Reconsulta” ou Amarelo para consultas de “Primeira Consulta”. Caso o atendimento se configure como excedente, será informado na coluna “Tipo” com o ícone (ícone extra). Para solicitar o prontuário referente a esse paciente, clicar no ícone ícone solicitar prontuário SAME.

Para Informar a chegada do Paciente, clicar no check box referente ao paciente.


Figura 03 - Tela de chegada de paciente.

 

Ao Final do dia ou período de atendimento é necessária a realização de falta para os pacientes que não compareceram ao atendimento, para isso clicar na aba de “Agendados” e em “Marcar Falta”.

 

Figura 04 - Tela de marcar faltas

 

Em caso de não atendimento por falta médica ou outros motivos, é necessário a mudança do status de retorno do paciente.

Imagem 04 (Tipo de Retornos, na tela Agendado)
Figura 05
 - Tipo de Retornos, na tela Agendado.

 

O sistema irá abrir uma tela para edição e complemento dos dados do paciente. Caso seja necessário realizar alterações, clicar em (gravar), após o término.

Imagem 05 (tela de registro)
Figura 06
 - Tela de registro.

 

Após informar a chegada do paciente o mesmo passa a constar na aba de “Aguardando Atendimento”. Onde o profissional de saúde pode buscar o paciente para realizar o atendimento. Para realizar o atendimento ambulatorial, clicar no check box (ícone) referente ao paciente a ser atendido.


Figura 07 - Tela aguardando atendimento.

 


2 - Consultas Anteriores

Para o atendimento o sistema conta com uma aba que informa o histórico de atendimento do paciente, com dados de evolução ou anamnese, procedimentos, receituário informados em cada consulta do paciente.

 

 


Figura 08 - Tela histórico.

 


3 - Anamnese

Nas abas seguintes temos a opção de informar a anamnese ou evolução do atendimento. Após registro da informação clicar em (gravar)


Figura 09 - Imagem da tela de anamnese.

 


4 - Evolução


Figura 10- Imagem da tela de evolução.

 


5 - Nota Adicional

Caso seja necessário realizar alterações no atendimento após sua finalização  as informações devem ser registradas no campo “Nota Adicional”, (Respeitando o prazo de reabertura, fixado nos parâmetros do sistema.), tanto na aba evolução como de anamnese.


Figura 11 - Nota adicional.

 


6 - Procedimentos

Na aba “Procedimentos” é possível informar o procedimento realizado e o seu respectivo CID, caso tenha sido realizado algum procedimento durante o atendimento. Em caso de negativa de procedimentos o profissional deve informar “Nenhum Procedimento Realizado”


Figura 12 - Tela de Procedimento com Cid relacionado selecionado.

 


6.1 Vincular procedimentos a especialidade

O vínculo dos procedimentos as especialidades e grades de agendamento necessita de alguns cadastros prévios.

 

6.1.1 Cadastrar procedimento especial

Acesso o menu PRESCRIÇÃO/ MÉDICA/ CADASTROS/ ATO DE PRESCREVER/ PROCEDIMENTOS ESPECIAIS ou digite "procedimento especial" na caixa de pesquisa da tela inicial.

Na descrição digite o procedimento e clique em , caso o item não esteja cadastrado clique no que irá aparecer na tela após a pesquisa.

 

Observação: O cadastro do procedimento especial resulta na criação automática de um procedimento hospitalar interno.

Após clicar em , preencha a descrição do procedimento (sugere-se que a descrição seja a mesma ou muito parecida com a descrição do procedimento SIGTAP/SUS), selecione a situação ATIVO e clique em .

 

Além dos itens obrigatórios a tela apresenta as seguintes configurações:

  • Tempo: tempo do procedimento especial
  • Imp sum Alta: permite que o procedimento seja impresso no sumário de alta
  • Perm. prescr: permite que o procedimento seja prescrito na prescrição médica
  • Interesse CCIH: indica que o procedimento é de interesse da CCIH.

 

6.1.2 Verificar procedimento hospitalar interno

Digite "procedimento hospitalar interno" na caixa de pesquisa da tela inicial.

 

A criação do procedimento especial resultou na criação de um procedimento hospitalar interno, como foi informado anteriormente.

Digite a mesma descrição que foi digitada para criação do procedimento especial e clique em .

 

 

6.1.2 Associar procedimento interno a procedimento SUS (SIGTAP)

Digite "relacionar procedimento SUS à procedimento hospitalar interno" na caixa de pesquisa da tela inicial.

 

Digite o código ou a descrição do procedimento SUS/SIGTAP, o procedimento hospitalar interno e selecione o plano "ambulatório"

 

A vinculação do procedimento SUS ao procedimento interno, permite que sejam realizadas algumas configurações:

  • Tempo Valid: informe o tempo de validade do laudo
  • Tempo trat: marque se for obrigatório a informação de tempo pelo médico na prescrição.
  • Exige justificativa: marque se o item exige justificativa ao ser utilizado
  • Imp laudo: marque se este item for impresso no laudo
  • Cobrança frac: marque se a cobrança do medicamento é fracionada
  • Exige autor: marque se é necessária a autorização prévia do convênio
  • Paga: marque se o convênio paga
  • Exige nota fiscal: marque se exige nota fiscal.

 

Após realizar as configurações adequadas clique em

 

6.1.3 Associar procedimento a especialidade

Acesso o menu AMBULATÓRIO/ CADASTROS/ PROCEDIMENTO E ESPECIALIDADE ou digite "procedimento e especialidade" na caixa de pesquisa da tela inicial.

 

Digite ou busque na a especialidade e clique em .

Selecione os procedimentos que deseja associar a especialidade e clique em .

 

 


  7. Receita

Na aba “Receita”, é possível informar um receituário de medicamento para o paciente, sua dosagem e forma de uso, podendo esse ser de uso, Simples ou Especial, Interno ou Externo.

 

 


Figura 13 - Tela receituário

 

Ao inserir receitas para o paciente e em uma nova consulta não estiverem sendo exibidas na tela, será necessário expandir, clicando na seta antes de "Cronologica" ou "Espacialidade", viabilizando selecionar os itens a serem copiados.

 

Figura 14 - Tela de Buscar Receita

 

8. Atestado

      Na aba "Atestado" é possível emitir atestados referente a consulta, sendo eles: Atestado Médico, Atestado de Acompanhamento e Atestado de Comparecimento.

    Deverá ser preenchido o "tipo de atestado" e os outros dados necessários como: data, horário, nome do acompanhante e CID. Se desejar que o CID  apareça no atestado impresso é necessário marcar o check box "Diagnóstico Impresso".

    Caso seja necessário incluir algum comentário extra no atestado, a ação deve ser feita no campo "Descrição". É importante lembrar que a impressão traz um texto padrão no atestado, informando os dias de afastamento, ou a data e horário de comparecimento e acompanhamento.

Ao final do prenchimento das informações clique em "Gravar".

OBS: As impressões serão realizadas ao finalizar a consulta.

 

Figura 15 - Tela de Atestado

 


9. Finalizar

 

Ao informar todos os dados do atendimento, prosseguir para finalização na aba “Finalizar”. A mesma apresenta um resumo de todas as informações do atendimento e a opção de Deixar pendente e Finalizar o Atendimento.

 


Figura 16- Tela de “Finalizar”.

 

9.1 Finalizar Atendimento (Impressões do Ambulatório)

Ao clicar no botão "Finalizar Atendimento" o sistema apresentará uma tela com as seguintes opções: "Imprimir e Fechar", "Visualizar Impressão", “ Voltar ” e “Fechar”.

 Figura 17- Tela relatórios que poderão ser “Visualizados ou Impressos”.

 

Ao selecionar a opção "Imprimir e Fechar", o sistema finaliza o atendimento da consulta e envia para impressão os relatórios selecionados.

Ao selecionar a opção "Visualizar Impressão", o sistema apresentará uma prévia dos relatórios selecionados para serem impressos.

 Figura 18- Tela Prévia do relatório antes da Impressão.

 

A opção “Voltar” da tela Visualizar Impressões do Ambulatório, retorna para a tela de “Impressões do Ambulatório”.

 Figura 19- Tela de “Impressões do Ambulatório”.

 

A opção “Fechar”, retorna para tela de “Atendimento do Paciente”, e uma mensagem de “Atendimento finalizado com sucesso” será apresentada, deixando as informações do paciente na “Aba de Atendidos”.

Obs.: A opção “Visualizar Impressão”, não finaliza o atendimento, é necessário que clique na opção "Voltar" e selecione "Imprimir e Fechar" ou “Fechar”.

Os relatórios serão apresentados em "abas" e, os tipos que  poderão ser impressos e visualizados são:

 

Visualizações dos Relatórios

Figura 20 - Visualizações do Ambulatório - Consultas.

 

Consultas Ambulatoriais (Anamnese)

Figura 21 - Visualização do relatório Consulta Ambulatórial "Anamnese".

 

Consultas Ambulatoriais (Evolução)

Figura 22 - Visualização do relatório Consulta Ambulatórial "Evolução".

 

Receituário Simples

Figura 23 - Receituário Simples.

 

Receituário Especial

Figura 24 - Receituário Especial.

 

Atestado Médico

Figura 25 - Atestado Médico.

 

Atestado de Comparecimento

Figura 26 - Atestado Comparecimento.

 

Atestado de Acompanhamento

Figura 27- Atestado Acompanhamento.

 

Ticket do Paciente

Figura 28 - Ticket do Paciente.

 

Caso o profissional não possa por algum motivo finalizar a consulta no mesmo momento, há a opção de deixar o atendimento "pendente". A funcionalidade serve ainda  para alunos que atendem no ambulatório mas não possuem perfil para finalização da consulta. Deste modo o atendimento deverá ficar ¨"pendente" para discussão, e posteriomente deve ser finalizado  pelo professor.    

Basta clicar no botão "Pendente" ao final da tela, selecionar o motivo de pendência e clicar em "Gravar"

Figura 29 - Botão Pendente

 

Figura 30 - Motivo da pendência.

 

Observação:  Após um profissional finalizar o atendimento não é possível que outro profissional faça alterações na Anamnese/Evolução. Apenas poderá ser inserida uma nota adicional , e ao finalizar o atendimento, será impresso todo o atendimento juntamente com a nota adicional.