Manual do Usuário

Módulo Cirurgia


AGHU Ebserh
 

 

 

1. INTRODUÇÃO

O Módulo de Cirurgia e PDT (Procedimentos Cirúrgicos e de Diagnóstico Terapêutico) é parte integrante da estrutura do AGHU – Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, e foi desenvolvido visando atender as necessidades assistenciais e administrativas. Tem por objetivo principal fornecer informações para o gerenciamento dos Centros Cirúrgicos, proporcionando suporte à equipe multiprofissional e ao atendimento aos pacientes cirúrgicos.

A ferramenta permite efetivar e monitorar todos os registros assistenciais e administrativos referentes à linha de cuidado do paciente cirúrgico. É possível a navegabilidade e o registro das informações em telas, conforme a sequência de eventos que ocorrem durante o atendimento assistencial cirúrgico, possibilitando a programação de cirurgias e PDT, pesquisas, emissão de relatórios e indicadores.

Este módulo tem como pré-requisitos a funcionalidade “Cadastros Básicos” que consiste no cadastro das salas cirúrgicas, de turnos, equipamentos, tipos de anestesias, profissionais/equipes, procedimentos, motivos de cancelamentos de cirurgias, entre outros.

O presente manual visa familiarizar os usuários com alguns dos principais usos e recursos deste módulo.

Módulo de Cirurgia

 

 

 

2. CADASTROS

Como citado acima, o menu de cadastros proporciona um conjunto de pré-requisitos para a programação do atendimento cirúrgico, onde serão planejadas as agendas de cirurgias e procedimentos, os profissionais que atuam na área, os equipamentos, os tipos de anestesias, salas, turnos, motivos de cancelamentos e etc.

Antes de realizar um novo cadastro deve-se pesquisar para confirmar se o mesmo já foi incluído no sistema.

2.1 Unidade Funcional

O primeiro cadastro necessário é o da unidade funcional que se encontra no módulo da internação. Clique em internação > Cadastros > Unidades funcionais.

Em descrição escreva o nome da unidade e clique em Botão pesquisar.  Caso essa unidade não seja encontrada, é necessário acrescentá-la clicando em Botão novo.

Unidades funcionais

Configure a unidade cirúrgica de acordo com a realidade do HU:

 

Tempo máximo: tempo máximo aceitável para agendamento de cirurgias (em minutos);

Tempo mínimo: tempo mínimo aceitável para agendamento de cirurgias (em minutos);

Limite dias: Quantidade de dias para cálculo de data limite para agendar cirurgias.

Limite dias convênio: quantidade de dias para cálculo da data limite para agendamento de cirurgias de convênios/particulares.

Intervalo cirurgia: intervalo em minutos que deve ser somado ao tempo de sala para composição da escala.

Intervalo procedimento: intervalo em minutos que deve ser somado ao tempo de sala para composição da escala procedimento.

 

Coloque as informações necessárias e no final da tela, antes de “gravar”, há uma barra com “características” que devem ser sinalizadas, no check box, de acordo com a unidade. Lembrando que para unidade de centro cirúrgico alguns itens são obrigatórios. Entre todas as características as imprescindíveis são: “permite ato anestésico”, “unidade de cirurgias” e “unidade de bloco cirúrgico”. Finalizando o preenchimento, clique em Gravar. Se a unidade já existe no sistema, em ação clique no ícone botão lápis e em características coloque as que são de acordo com as unidades de centro cirúrgico e clique em Gravar

Módulo de Cirurgia

2.2 Salas e Turnos

2.2.1 Tipos de salas   

Para realizar o cadastro das salas é necessário definir previamente as características de cada sala, por exemplos: cirúrgica, curativo e outros.

Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cadastros    >   Salas/Turnos   >    Tipos de salas. Clique em Botão pesquisar. Irá aparecer as salas que já foram cadastradas, caso esteja faltando alguma sala para cadastrar, em descrição escreva o nome da sala e clique em Adicionar. Em ação pode-se mudar o status da sala para ativo ou inativo.

Módulo de Cirurgia

2.2.2 Salas

Nesta tela é possível pesquisar uma sala ou incluir uma nova se necessário.

Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros  >   Salas/Turnos   >   Salas. Preencha o nome da Unidade Cirúrgica e clique em Botão pesquisar. Aparecerá todas as salas já cadastradas, caso não tenha a sala de interesse, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe o nome da sala e selecione o tipo de sala já cadastrada anteriormente. Selecione o check box de acordo com a realidade da sala, se ativa ou não, ou se será visível no monitor informativo ou não. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

Ao voltar para a tela das salas já cadastradas, no menu ação, clique ícone mapeamento   para realizar o mapeamento da sala. Essa função possibilita configurar a sala de acordo com os dias da semana e o turno a qual ela está disponível. Desta forma, é necessário escolher o dia da semana, o turno e assinalar os check box referentes a sala, para depois clicar em Adicionar.

Depois que é adicionado todos os dias e turnos de funcionamento da sala, pode-se configurar a disponibilidade da sala para determinada especialidade. Na mesma tela, clique no ícone botão equipe em ação e uma janela será aberta a baixo do mapeamento da sala. Nessa janela pode-se escolher a especialidade e a equipe que estará escalado para uso da sala. Após fazer a escolha, coloque o percentual de utilização da sala pelo profissional e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.2.3 Tipos de turnos

Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros  >   Salas/Turnos  >  Tipos de turnos e depois clique em Botão pesquisar. Desta forma aparecerá todos os tipos de turnos já cadastrados. Para cadastrar um novo tipo de turno, informe a sigla, a descrição (manhã, tarde, noite e etc), a ordem a qual vai ser visualizado nas telas e se o tipo de turno está ativo ou não e depois clique em Adicionar.

O cadastro de tipos de turnos, após a pesquisa, possibilita informar, além da descrição do turno (manhã, tarde, noite), a sigla e a ordem a qual vai ser visualizado nas telas.

Módulo de Cirurgia

2.2.4 Turnos

Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros   >   Salas/Turnos   >  Turnos, informe a unidade cirúrgica e clique em Botão pesquisar. Deve-se configurar os horários dos turnos de acordo com cada unidade cirúrgica. Selecione o turno, informe o horário de início e o horário de fim para aquele turno e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.3 Especialidade para profissionais

Os médicos devem estar habilitados como cirurgiões no sistema. Para isso, clique no Módulo Internação   >   cadastros   >   profissionais  >    especialidade para profissionais, escreva o nome do profissional e clique em Botão pesquisar, clique no ícone botão edição.

Módulo de Cirurgia

Se o profissional já estiver com a especialidade dele cadastrada, clique no ícone  e selecione o check box “cirurgião” e clique em. Caso o profissional não tenha especialidade configurada no sistema, clique em adicionar, selecione a especialidade, selecione ao check box “cirurgião” e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.4 Profissionais da Unidade Cirúrgica

Esse cadastro possibilita identificar os profissionais que atuam na unidade cirúrgica e a sua função. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >    Cadastros   >    Profissionais da Unidade Cirúrgica, informe a unidade funcional e clique em Botão pesquisar.

Aparecerá os profissionais já cadastros, o qual pode ser editado em ação no ícone botão lápis. Caso queira inserir um novo profissional, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe a unidade funcional, o profissional e sua função dentro daquela unidade funcional. Informe se o profissional está ativo na unidade, e caso seja de interesse do hospital, informe também a equipe que o profissional está vinculado. Após o preenchimento, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.5 Escala de Profissionais por Sala

Esta tela permite alocar os profissionais assistenciais por sala de cirurgia, dia da semana e turno, conforme função e escala de trabalho. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cadastros    >   Escalas de profissionais por sala, informe a unidade cirúrgica e clique em Botão pesquisar. Aparecerá as escalas já cadastradas, para editar, clique no ícone botão lápis, em ação. Para incluir um novo profissional, informe a sala, dia da semana e o turno, a função e o profissional, e para finalizar, clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.6 Equipamentos Cirúrgicos

O cadastro dos equipamentos cirúrgicos é importante no momento da programação / agendamento da cirurgia. A equipe, ao agendar o procedimento com o uso de um determinado equipamento, por exemplo, Bisturi eletrônico, irá receber a informação que o mesmo está ou não liberado para aquele horário.

Para acessar esse cadastro clique no Módulo Cirurgias / PDT > Cadastro   >       Equipamentos Cirúrgicos. Informe em descrição o equipamento e clique em Botão pesquisar  Os equipamentos já cadastrados podem ser editados pelo ícone botão lápis, em ação.

Caso o equipamento não seja encontrado, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Descreva o nome do equipamento, informe a situação (ativo ou inativo), caso esse esteja inativo é necessário justificar o motivo da inativação.

Módulo de Cirurgia

2.7. Materiais / Equipamentos Impressão Nota de Sala

Este cadastro serve para incluir materiais e equipamentos na nota de sala. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros  >    Materiais / equipamentos impressão nota de sala. Selecione a Unidade Cirúrgica. Irá aparecer todos as especialidades ou procedimentos que já estão configurados com impressão de nota de sala.

Para incluir um novo, informe a especialidade ou o procedimento cirúrgico, marque o campo “ativo”, se a situação de nota de sala estiver ativa e clique em Adicionar. Para inserir os materiais para impressão de nota de sala, clique no ícone materiais  na coluna Ação.

Módulo de Cirurgia

Ao acessar este ícone, selecione o material, informe o número para ordenação de impressão da nota de sala e clique em Gravar. Nesta tela também é possível editar ou excluir o material já cadastrado.

Módulo de Cirurgia

2.8. Conversão de Unidade de Medida para Consumo

Para realizar a conversão de unidade de Medida de consumo, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >    Cadastros   >    Conversão de Unidade de Medida para Consumo. Coloque o nome do material e clique em Botão pesquisar. Caso o cadastro de conversão desse material já tenha sido realizado, irá aparecer abaixo a sua conversão, que pode ser excluída ou editada o fator de conversão. Caso não seja localizado, para incluir clique em Botão novo

Módulo de Cirurgia

Informe novamente o material, o qual consequentemente irá aparecer a unidade presente, coloque a unidade de consumo unitário para qual deseja que o material seja convertido e o valor da medida pelo qual se deve dividir o valor original para obter a unidade de consumo, para finalizar, clique em Gravar.  

Módulo de Cirurgia

2.9. Procedimentos Cirúrgicos

Os Procedimentos cirúrgicos fazem parte de uma tabela classificada como amarela, ou seja, são carregadas para o sistema. No entanto, é possível cadastrar um novo procedimento. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros > Procedimentos Cirúrgicos, escreva o procedimento cirúrgico e clique em Botão pesquisar. É possível editar a situação do procedimento como Ativo ou inativo e também editar algumas informações do procedimento.

Nesta mesma tela, após selecionar o procedimento é possível ter acesso no menu lateral direito:

Sinônimos

Área de tricotomia

Especialidade (Necessário que seja vinculado para que seja relacionado nas pesquisas do módulo)

Cadastro de faturamento

Componente sanguíneo

, o quais também são editáveis.

Caso o procedimento pesquisado não seja encontrado, pode-se cadastrar um novo clicando no ícone Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva o nome do novo procedimento a ser cadastro e preencha as demais informações necessárias, ao finalizar, clique em Gravar. Posteriormente é necessário acrescentar as informações de sinônimos, área de tricotomia, especialidade, cadastro de faturamento e componente sanguíneo na tela principal.

 

Procedimento Cirúrgico

  • Realizado no Leito: se o procedimento cirúrgico que está sendo cadastrado, ocupa uma sala cirúrgica ou se é realizado no leito. No momento do agendamento solicitará a sinalização da sala cirúrgica;
  • Múltiplo: Se pode ser realizado procedimentos múltiplos na mesma cirurgia, verificar as portarias da SAS/MS, a respeito do assunto para cadastrar;
  • Permite Paciente sem Prontuário: o paciente que chega desacordado, e necessita de atendimento, o sistema permite o cadastramento de paciente não identificado e então marcar a cirurgia, sem bloquear;
  • Exige Tipagem Sanguínea: Quando marcado, ele vai buscar o exame de tipagem sanguinária no histórico do paciente, caso o paciente não tenha o sistema retorna erro não permite internação;
  • Aplicação Químio: desenvolvimento descontinuado;
  • Interesse CCIH: desenvolvimento descontinuado;
  • Gera Imagens PACS: desenvolvimento descontinuado;
  • Informa Lado Cirurgia: no momento da marcação do procedimento, o campo informar o lado será de preenchimento.

 

Procedimentos Relacionados

  • Tempo: desenvolvimento descontinuado;
  • Exige Justificativa: quando o procedimento a ser realizado, precisa ter justificativa do profissional para ser realizado. Visando, as exigências do SUS para faturamento;
  • Imp. Laudo: desenvolvimento descontinuado;
  • Cobrança Frac.: desenvolvimento descontinuado;
  • Exige Autor: desenvolvimento descontinuado;
  • Paga: se o procedimento é pago pelo SUS;
  • Exige Nota Fiscal: para procedimentos que precisam utilizar OPME.

Como o AGHU é um sistema herdado do HCPA, alguns check-box disponíveis são de utilização exclusiva do hospital, adaptado para o processo interno especificado por eles, ou seja, em alguns casos não temos o desenvolvimento do módulo concluído.

 

2.10. Procedimento Diagnóstico Terapêutico

Para o efetivo registro das informações assistenciais, o sistema permite, além do cadastro de um novo PDT, cadastrar funcionalidades que facilitará para a equipe na hora de descrever a cirurgia/procedimento do paciente. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >    Cadastros  > Procedimento Diagnóstico Terapêutico  > Procedimento Diagnóstico Terapêutico. Ao clicar em Botão pesquisar, serão apresentados todos os Procedimentos Diagnósticos Terapêuticos. Ao selecionar o procedimento, após pesquisa, na coluna Ação, localizamos o CID, os Equipamentos e as Técnicas cadastradas por procedimento. Neste mesmo ícone é possível gravar novos dados referentes a cada Ação.

Módulo de Cirurgia

2.10.1 CID’s por Procedimento

Essa opção pode ser acessada na tela de procedimento diagnóstico terapêutico, clicando no ícone  na coluna ação ou clicando no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros   >    Procedimento Diagnóstico Terapêutico > CID por procedimento. Selecione o procedimento diagnóstico terapêutico e clique em Botão pesquisar. Irá aparecer o CID referente ao procedimento, o qual pode ser editado ou incluído um novo CID, se necessário.

Módulo de Cirurgia

Para incluir um novo, clique em Botão novo, informe o CID e clique em Gravar

Módulo de Cirurgia

2.10.2 Descrição Padrão

Para realizar o cadastro da descrição padrão clique no Módulo Cirurgias / PDT   >     Cadastros  >  Procedimento Diagnóstico Terapêutico >  Descrição Padrão. Clique em Botão pesquisar  e irá aparecer todas as Descrições padrões cadastradas, as quais podem ser excluídas ou editadas no menu ação. Para incluir uma nova, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

É necessário definir a especialidade, o procedimento e o título. Vale lembrar a importância da definição do título para facilitar a pesquisa posterior. Escreva a descrição e clique em Gravar.

Poderá haver mais de uma descrição padrão para o mesmo procedimento, mas deverá ser salvo com título diferente.

Módulo de Cirurgia

2.10.3 Equipamentos Diagnóstico Terapêutico

Para localizar o equipamento clique no Módulo Cirurgias / PDT > Cadastros   >     Procedimento Diagnóstico Terapêutico  >   Equipamento Diagnóstico Terapêutico, informe o nome ou código cadastrado e clique em Botão pesquisar. Depois de localizado pode editá-lo no menu ação. Além disso, é possível incluir outro equipamento, clicando em Botão novo

Módulo de Cirurgia

Descreva o equipamento, informe se ele se encontra ativo ou inativo e clique em Gravar. Ao clicar em gravar, é aberto a liberdade de vincular o procedimento diagnóstico terapêutico e o instrumento ao equipamento. Desta forma, selecione o procedimento e clique em Adicionar, da mesma forma, selecione o instrumento e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.10.4 Pesquisar Instrumentos

Para localizar os instrumentos clique no Módulo Cirurgias / PDT > Cadastros   >     Procedimento Diagnóstico Terapêutico > Instrumentos, informe o nome ou código cadastrado e clique em Botão pesquisar. Depois de localizado pode editá-lo no menu ação. Além disso, é possível incluir outro instrumento, clicando em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Descreva o instrumento, informe se ele se encontra ativo ou inativo e clique em Gravar. Ao clicar em gravar, é aberto a liberdade de vincular o equipamento ao instrumento. Desta forma, selecione o equipamento e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.10.5 Medicamentos Usuais

Para localizar os medicamentos por unidade cirúrgica clique no Módulo Cirurgias / PDT   >    Cadastros  >    Procedimento Diagnóstico Terapêutico   >   Medicamentos Usuais e identifique a unidade. Para adicionar um novo medicamento usual, localize o medicamento e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.10.6 Técnicas

Para pesquisar as técnicas clique no Módulo Cirurgias / PDT > Cadastros    >    Procedimento Diagnóstico Terapêutico    >   Técnicas, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todas as técnicas já cadastradas. Para cadastrar uma nova técnica, clique em Botão novo, descreva a técnica e clique em Gravar. Ao clicar em gravar, é aberto a liberdade de vincular o procedimento diagnóstico terapêutico à técnica. Desta forma, selecione o procedimento e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

2.11. Agrupar Procedimentos Cirúrgicos

Para pesquisar um grupo de procedimentos clique no Módulo Cirurgias / PDT >      Cadastros   >   Agrupar Procedimentos Cirúrgicos, informe o nome ou código do grupo do procedimento cadastrado e clique em Botão pesquisar. Aparecerá o grupo, o qual pode ser editado, excluído, ativado/inativado e detalhado no menu “Ação”. Caso queira incluir um novo procedimento dentro de um grupo, clique no ícone .

Módulo de Cirurgia

Selecione o procedimento cirúrgico e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.12 Procedimentos mais Usados por Equipe

Para essa funcionalidade é necessário cadastrar anteriormente a equipe no Módulo Ambulatório  >    Cadastros   >   Equipes, digite o nome ou parte do nome da equipe; ou digite o nome do profissional responsável e clique em Botão pesquisar. Caso a equipe não esteja cadastrada, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe o nome da equipe, se a mesma encontra-se ativa ou inativa, o nome do profissional responsável e os demais profissionais que compõe a equipe. Ao finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

Na tela dos procedimentos mais usados por equipe, é possível ter a relação dos procedimentos mais realizados pelas equipes cirúrgicas. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros   >    Procedimentos mais usados por equipe, informe uma das 3 opções: Unidade Funcional, Equipe ou Procedimento; e clique em Botão pesquisar. Aparecerá as informações já cadastradas no sistema, de acordo com o que foi pesquisado.

Módulo de Cirurgia

Para acrescentar um novo, clique no botão Botão novo, informe a unidade funcional, a equipe e o procedimento e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.13 Cadastros de Necessidades

Nesta tela é possível pesquisar uma determinada necessidade cirúrgica. Para isso clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros  >   Cadastro de necessidades, clique em Botão pesquisar e aparecerá todas as necessidades já cadastradas, as quais podem ser editadas ou excluídas no menu Ação. Para cadastrar uma nova necessidade, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe a necessidade cirúrgica, a unidade executora de exames, se encontra-se ativa ou inativa e se há necessidade de descrição em sua solicitação. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.14 CID’s por Equipe

Nesta tela é possível cadastrar CID’s por equipe. Para isso clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros   >  CID’s por equipe, selecione a equipe e clique em Botão pesquisar. Aparecerá todos os CID’s cadastrados para essa equipe. Para adicionar um novo CID, informe o CID, se o mesmo se encontra ativo ou inativo e clique em Adicionar.

Módulo de Cirurgia

Lembrando que para realizar essa funcionalidade, é necessário cadastrar anteriormente a equipe no Módulo ambulatório, como mencionado no item “Procedimentos mais usados por equipe”, localizado nesse manual.

2.15 Descrição Técnica Padrão

Para realizar o cadastro da descrição técnica padrão clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cadastros  >   Descrição Técnica Padrão. Clique em Botão pesquisar e irá aparecer todas as Descrições técnicas padrões cadastradas, as quais podem ser editadas ou excluídas no menu ação. Para incluir uma nova, clique no ícone Botão novo

Módulo de Cirurgia

É necessário definir a especialidade, a cirurgia e o título. Vale lembrar a importância da definição do título para facilitar a pesquisa posterior. Escreva a descrição e clique em Gravar.

Poderá haver mais de uma descrição padrão para a mesma cirurgia, mas deverá ser salvo com título diferente.

Módulo de Cirurgia

2.16 Áreas de Tricotomia

Nesta tela é possível pesquisar e cadastrar todas as áreas que devem ter os pêlos raspados antes da cirurgia. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros >   Áreas de Tricotomia, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todas as áreas já cadastradas. No menu ação pode-se editar essa área para ativa ou inativa. Para cadastrar uma nova área, escreva o nome da área de tricotomia e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.17 Destino do Paciente

Esta tela possibilita os cadastros dos tipos de destino do paciente após a realização da cirurgia. Para realizar o cadastro de destino do paciente, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cadastros  >   Destino do Paciente, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todos os cadastros já realizados. No menu ação pode-se ativar ou inativar os destinos já cadastrados. Para cadastrar um novo, clique no ícone Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva a descrição do destino do paciente, informe a situação, se ativo ou inativo e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.18 Motivos de Cancelamento / Atraso / Demora

2.18.1 Motivos de Cancelamento

Esta tela possibilita o cadastro de todos os motivos de cancelamento de cirurgias. Para realizar o cadastro de motivos de cancelamento, clique no Módulo Cirurgias / PDT    >   Cadastros    >   Motivos de Cancelamento / Atraso / Demora   >    Motivos de Cancelamento, clique em Botão pesquisar  e irá aparecer todos os motivos de cancelamento já cadastrados. No menu ação pode-se editar o motivo e cadastrar as questões de cancelamento. Para cadastrar um novo motivo de cancelamento, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva a descrição e preencha os demais check box de acordo com o novo motivo: Se o motivo de cancelamento é decorrente de erro de agendamento, sinalize o primeiro check box; se o motivo de cancelamento faz com que o paciente vá direito para sala de recuperação, sinalize o segundo check box; em classificação, selecione o tipo do motivo de cancelamento; e por último, sinalize a situação do novo motivo de cancelamento, se encontra-se ativo ou inativo. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

Para cadastrar as questões de cancelamento, clique no ícone cancelamento no menu ação. Descreva a questão referente ao motivo de cancelamento, informe se exige complemento e se está ativa ou inativa e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.18.1.1 Motivos de Cancelamento - Planejamento de Cirurgias

Para que o profissional médico consiga cancelar uma cirurgia no portal de planejamento após a confirmação da nota de consumo:

Criar/atualizar os motivos de cancelamento: ERRO DE AGENDAMENTO e ERRO DE AGENDAMENTO PS-ESCALA através da tela Cirurgias -> Cadastros -> Motivos de Cancelamento / Atraso / Demora -> Motivos de Cancelamento

Depois de criar os motivos de cancelamento , é necessário atualizar os valores numéricos dos parâmetros P_MOT_DESMARCAR e P_MOT_DESMARCAR_ADM com o Código de cada um dos motivos. Conforme imagem abaixo:

 

2.18.2 Motivos de Atraso

Esta tela possibilita o cadastro de todos os motivos de atraso de cirurgias. Para realizar o cadastro de motivos de atraso, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros    >   Motivos de Cancelamento / Atraso / Demora  >    Motivos de Atraso, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todos os motivos de atraso já cadastrados. No menu ação pode-se ativar ou inativar cada motivo, quando necessário. Para cadastrar um novo motivo de atraso, após pesquisar, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva a descrição, informe se está ativo ou inativo e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.18.3 Motivos de Demora em sala de recuperação

Esta tela possibilita o cadastro de todos os motivos de demora em sala de recuperação. Para realizar esse cadastro, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Cadastros   >    Motivos de Cancelamento / Atraso / Demora >  Motivos de Demora em sala de recuperação, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todos os motivos já cadastrados. No menu ação pode-se ativar ou inativar cada motivo, quando necessário. Para cadastrar um novo motivo de demora em sala de recuperação, após pesquisar, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva a descrição, informe se ativa ou inativa e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

2.19 Tipos de Anestesia

Esta tela possibilita o cadastro de todos os tipos de anestesia. Para realizar o cadastro clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cadastros  >    Tipos de Anestesia, clique em Botão pesquisar e irá aparecer todos os tipos de anestesia já cadastrados. No menu ação pode-se editar cada anestesia, quando necessário. Para cadastrar um novo tipo, após pesquisar, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Escreva a descrição e preencha os demais check box de acordo com o novo tipo e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

 

 

 

3. TELAS OPERACIONAIS

Na segunda etapa do módulo de cirurgia inicia-se o processo cirúrgico, que contempla desde o agendamento à realização do procedimento, dando suporte as equipes assistenciais e multiprofissionais.

 

3.1. Lista de Cirurgias / PDT

Nesta tela é possível pesquisar as cirurgias ou procedimentos agendados para uma determinada data. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Lista de Cirurgias / PDT, informe a unidade executora, a data de realização da cirurgia e clique em Botão pesquisar. Pode-se pesquisar também por procedimento, equipe, por sala, ou especialidade.

    O ícone "Descrição" visualizar os profissionais, localizado na coluna ação, possibilita visualizar os Profissionais escalados para a cirurgia e adicionar novos; visualizar ou adicionar novo Procedimento, inserir informações sobre Avaliação pré-sedação, Achados Operatórios, Descrição Técnica e informações complementares.

 

3.1.1 Legenda dos Botões da Lista de Cirurgia

As legendas podem ser acessadas em Lista de Cirurgias, no menu lateral direito.

 

Botões

Descrição

solicitação de exames

Através deste botão a equipe médica tem acesso à solicitação de exames do paciente que consta na lista de cirurgias / PDT

Neste botão temos acesso aos resultados dos exames laboratoriais dos pacientes em lista de cirurgia / PDT.

prescrever

Neste botão a equipe médica ou de enfermagem, de acordo com cada perfil, tem acesso para prescrever a cirurgia ou procedimento realizado.

evoluir os cuidados assistenciais

Neste botão a equipe multiprofissional tem acesso para evoluir os cuidados assistenciais do paciente no prontuário eletrônico.

laudos de AIH

Neste botão podemos pesquisar e visualizar todos os laudos de AIH do paciente. Se for necessário é possível imprimir.

Controles

Este botão serve para fazer os controles da equipe assistencial.

pulseira

Neste botão selecionamos o paciente pelo nº prontuário e nome completo e imprimimos a pulseira de identificação.

etiquetas

Neste botão podemos escolher os seguintes tipos de impressão das etiquetas conforme finalidade: Folha A4 para medicamento; Folha A4 para identificação do paciente; Folha A4 Mista; Exame pré transfusional (PCT) para identificação de amostras de exames.

observação

Aqui é possível registrar informações importantes do paciente ou necessidades especiais promovendo melhor qualidade e segurança para equipe multiprofissional em relação ao paciente.

avaliação pré-anestésica

Neste botão o anestesista realiza ou consulta a avaliação pré-anestésica do paciente.

anestesia

Neste botão o anestesista registra os dados de monitorização do paciente e o consumo dos fármacos anestésicos utilizados no paciente.

legenda

Neste botão temos a legenda de todos os ícones e cores do painel da lista de cirurgia com seus respectivos significados, conforme tela abaixo.

 

Módulo de Cirurgia

3.1.2 Cirurgia / PDT Agendada

Na Lista de Cirurgias / PDT’s é possível visualizar a escala do dia. Ao clicar no status abre a tela de Acompanhamento do paciente

Módulo de Cirurgia

3.1.3 Acompanhamento

Ao clicar no status, abre a tela de navegabilidade, que permite o registro das informações em telas, conforme a sequência de eventos que ocorrem durante o ato assistencial cirúrgico. Para mudar o status do paciente, clique no ícone referente ao evento que está ocorrendo.

Módulo de Cirurgia

3.1.4 Internar Paciente

Quando o paciente é colocado em trans-operatório (tela acima) e conforme o regime do procedimento (Internação e/ou Hospital Dia), o sistema sinaliza através da barra vermelha a necessidade de interná-lo. Ao clicar na barra vermelha a tela de internação é acionada trazendo os dados do paciente.

Módulo de Cirurgia

 

3.1.5. Ativar o botão avaliação Pré-Anestésica 

Para ativar o botão avaliação Pré-Anestésica é necessário realizar as seguintes configurações:

  • Criar uma especialidade Pré-Anestésica;
  • Alterar o valor do parâmetro P_AGHU_COD_ESP_AVALIACAO_PRE_ANESTESICA com o número do código da especialidade Pré-Anestésica;
  • Criar uma grade de atendimento ambulatorial para a especialidade;
  • Marcar consulta na grade;
  • Atender o paciente;
  • Agendar o procedimento cirúrgico;
  • Acessar a lista de cirurgias.


Ao clicar no botão, o sistema retornará a página da Anamnese ambulatorial com as informações registradas pelo anestesista.

 

3.1.6 Registrar motivos de cancelamento de cirurgia e condutas

Esta ação faz parte da Lista de Cirurgia, no final da página à esquerda. Os cancelamentos de cirurgias são registrados conforme perfis de acesso, ou seja, alguns cancelamentos só podem ser registrados por pessoas com um determinado perfil no AGHU.

Módulo de Cirurgia

3.2 Agendar Cirurgias / PDT Eletivas e Não Previstas

Na tela abaixo é possível a equipe administrativa agendar as cirurgias eletivas ou de urgência, mediante a solicitação médica. Para acessar clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Agendar Cirurgias / PDT Eletivas e Não Previstas, informe os dados, sendo que os dados nome e prontuário do paciente; procedimento; CID; e equipe são informações repassadas ao administrativo pelo médico e/ou enfermeira. É importante ter todos os dados para realizar o agendamento. Lembrando que os campos com asteriscos vermelhos são campos obrigatórios. Após registrar todas as informações necessárias, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.3 Portal de pesquisa de Cirurgias / PDT

Nesta tela, o pessoal administrativo pesquisa a lista de cirurgias canceladas, lista de espera, agenda e escala e agendamentos excluídos. Para acessar clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Portal de pesquisa de Cirurgia / PDT. Pode-se filtrar a pesquisa por unidade cirúrgica, especialidade, equipe e/ou sala. Lembrando que é imprescindível o preenchimento da data de início e fim da pesquisa ou o prontuário do paciente.

Módulo de Cirurgia

3.4 Pesquisa Paciente Cirúrgico

Essa tela serve para pesquisar os pacientes cirúrgicos. Para acessar clique em Cirurgias / PDT   >   Pesquisa Paciente Cirúrgico, insira o código do paciente ou faça uma pesquisa fonética e clique em Botão pesquisar. Irá aparecer o paciente com as informações da cirurgia. Em ação, pode-se editar ou ir para a página de agendamento cirúrgico.

Módulo de Cirurgia

3.5 Solicitar Escala Previa / Definitiva

Esta tela permite consultar a escala de cirurgias, conforme o tipo. Para acessar clique em Cirurgias / PDT  >  Solicitar Escala Prévia / Definitiva e informe a unidade funcional. Aparecerá toda as escalas prévias. A escala prévia é utilizada pela enfermagem para programar a equipe e os materiais para a realização das cirurgias. A escala definitiva significa que o agendamento eletivo está encerrado. Para incluir uma nova escala, informe a data da escala e o seu tipo e clique em Adicionar. O menu ação possibilita definir a escala; excluir; gerar relatório escala de cirurgia e relatório escala simples; e visualizar a escala de cirurgia.

O fechamento da escala é ato administrativo. Após o fechamento da escala cirúrgica a equipe médica não consegue incluir pacientes. Se for necessário, a equipe administrativa realiza o agendamento na condição “fora de escala”.

Módulo de Cirurgia

3.6 Monitor de Cirurgias/ PDT

Serve para informar aos familiares, pacientes e equipes o andamento dos procedimentos nas salas cirúrgicas. Para isso, clique em Cirurgias / PDT   >   Monitor de Cirurgias / PDT, selecione a unidade executora de cirurgias e clique no ícone Botão pesquisar

Módulo de Cirurgia

3.7 Sala de Recuperação

Na funcionalidade Sala de Recuperação, permite visualizar os pacientes ingressados em Sala de Recuperação, bem como a emissão de relatórios de pacientes em Sala de Recuperação.

3.7.1 Pacientes em Sala de Recuperação

Esta tela mostra os pacientes em Sala de Recuperação, com data e horário do ingresso, que são informados a partir da tela do acompanhamento (navegabilidade) quando se clica em realizada. Para acessar, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Sala de Recuperação   >   Pacientes em sala de recuperação, informe a unidade cirúrgica. Caso queira filtrar ainda mais a sua busca, informe a data de entrada e clique em Botão pesquisar.

Para realizar a saída do paciente da sala de recuperação, clique no ícone saída da sala, informe o destino do paciente e a data e hora de saída, e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.7.2 Relatório de pacientes em sala de recuperação

Esta tela gera um relatório de pacientes em sala de recuperação. Para acessar, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Sala de Recuperação   >  Relatório de Pacientes em sala de recuperação, informe a unidade cirúrgica, a ordem que os pacientes devem ser exibidos na listagem do relatório e clique em visualizar impressãoou imprimir.

Módulo de Cirurgia

3.8 Realização de Cirurgia /PDT

Na tela de retorno da cirurgia, confirmamos a realização do procedimento. A partir desta tela, acessamos a nota de consumo onde são lançados os insumos da cirurgia, a equipe cirúrgica, equipe anestésica, procedimento realizado e os materiais de OPME utilizados.

3.8.1 Nota de Consumo

Nesta tela pesquisamos por unidade e/ou data a lista dos pacientes que realizaram procedimentos/cirurgias e possuem nota de consumo a ser confirmada.

Para pesquisar, clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Realização de cirurgia / PDT  >   Nota de consumo. A pesquisa pode ser realizada pela Agenda e Data ou prontuário, coloque a informação e clique em pesquisar. Irá aparecer as cirurgias, de acordo com a informação pesquisada. No menu ação, clique no ícone editar

Módulo de Cirurgia

Na tela seguinte há quatro barras de funcionalidades que permite a inclusão e/ou confirmação dos dados, conforme telas abaixo. Preencha as informações necessárias e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

 

Uma nota de consumo cancelada atualmente não reflete grandes impactos dentro sistema, porém, futuramente dentro do AGHU, pode refletir no modulo de faturamento, em relatório de indicadores, estoque, compras, entre outros. Já sua exclusão só é possível via banco de dados, mediante envio de documentação de justificativa assinada e pelo o usuário responsável pelo setor. 

     É possível obter um relatório de “Nota de consumo de sala” onde as informações podem ser filtradas por data e unidade cirúrgica. Este relatório traz dados do paciente, procedimentos, exames e medicações utilizadas. Traz ainda dados da equipe envolvida na cirurgia, onde é apresentado o número referente ao vínculo e matrícula, acompanhado do nome do profissional.  

 

3.8.2 Materiais Consumidos Cirurgia/PDT

Essa tela pode ser acessada em nota de consumo, no final da página, clicando no ícone materiais consumidos ou clicando no Módulo Cirurgias / PDT   >    Realização de cirurgia / PDT  >  Materiais consumidos cirurgia / PDT, informe a data, agenda ou centro de custo e clique em Botão pesquisar. O menu ação possibilita imprimir ou editar a nota de sala.

Módulo de Cirurgia

Para editar, clique no ícone editar, informe o que foi consumido durante a cirurgia e clique em Gravar

Módulo de Cirurgia

3.8.3 Retorno de Cirurgia em Lote

Esta tela serve para organizar o processo de retorno das cirurgias / PDT’s. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Realização de cirurgia / PDT  >    Retorno de Cirurgia em Lote, informe a unidade funcional, data, sala e/ou prontuário e clique em Botão pesquisar. Os procedimentos pendentes de retorno aparecem em lista classificados por sala, situação, nome e prontuário do paciente, entre outros. O acesso ao retorno da cirurgia é através do ícone nota de sala, localizado na coluna ação desta tela. Se a nota de sala já estiver sido digitada, selecione o check box na coluna “Digitou nota sala” e clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.9 Serviço de Anestesias

3.9.1 Relação de Pacientes a entrevistar

Esta tela permite gerar relatório de pacientes que não foram entrevistados para a realização da anestesia. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  > Serviço de Anestesias  >    Relação de pacientes a entrevistar, informe a unidade cirúrgica, a data da cirurgia e o anestesista. Para finalizar, clique em visualizar impressãoou imprimir.

Módulo de Cirurgia

3.9.2 Produtividade por Anestesista

Esta tela permite gerar relatório da produtividade de cada anestesista. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Serviço de Anestesias   >   Produtividade por Anestesista, informe a unidade cirúrgica, a data de início que deseja que sejam gerados o relatório e a data final. Para finalizar, clique em visualizar impressãoou imprimir.

Módulo de Cirurgia

3.9.3 Total de Procedimentos Anestésicos Realizados

Esta tela permite gerar relatório do total de procedimentos anestésicos realizados em um determinado período. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >    Serviço de Anestesias   >   Total de Procedimentos Anestésicos Realizados, informe a data de início que deseja que sejam gerados o relatório e a data final. Para finalizar, clique em visualizar impressãoou imprimir.

Módulo de Cirurgia

3.10 Mapa de Salas

A tela abaixo apresenta o mapa das salas por unidade funcional. Este mapa é fruto do cadastramento das salas, turnos, disponibilidade de horários e alocação das equipes. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Mapa de salas e informe o local de realização do procedimento que deseja ver a escala de sala. Se desejar, essa escala pode ser impressa, clicando em visualizar impressão e depois em imprimir.

Módulo de Cirurgia

3.11 Cedência / Bloqueio de Salas

Esta funcionalidade permite realizar os bloqueios de salas, as cedências de salas entre equipes e de sala institucional para equipes.

3.11.1 Bloqueio de Salas

Esta tela permite a pesquisa das salas bloqueadas através da unidade cirúrgica e realizar os próximos bloqueios, informando os motivos, por exemplo, bloqueio por falta de equipe anestésica, entre outros. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >  Cedência / Bloqueio de Salas  >    Bloqueio de Salas, informe a unidade cirúrgica e a data para início e final do bloqueio, clique em pesquisar e irá aparecer a salas que estão bloqueadas naquela unidade cirúrgica, para aquele período de tempo. Para bloquear uma nova sala, clique em bloqueio de salas.

Módulo de Cirurgia

A unidade cirúrgica já estará selecionada, escolha a sala, a data de início e fim do bloqueio, e escreva o motivo para o qual a sala está sendo bloqueada. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.11.2 Cedência de Sala entre Equipes

Na tela de cedência entre equipes, podemos programar as cedências. Como as salas são cadastradas para as especialidades / equipes, esta funcionalidade facilita a troca, não sendo necessário mexer no cadastramento da sala. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cedência / Bloqueio de Salas  >  Cedência de sala entre equipes, selecione a data e a unidade cirúrgica e clique em Botão pesquisar. Irá aparecer a cedências de sala já programadas para aquele dia. Para programar uma nova, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe a data que a sala deve ser cedida, a unidade, a equipe substituta, ou seja, a equipe para qual a sala será cedida, e as demais informações. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.11.3 Cedência de Sala Institucional para Equipes

Nesta tela é possível ceder uma sala institucional (sala de urgências e emergências e/ou de convênios para as demais especialidades). Sala Institucional significa não ter horários fixos para as especialidades. Não tendo programação institucional é possível ceder algumas horas para alguma especialidade/equipe fechar sua agenda. Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Cedência / Bloqueio de Salas   >   Cedência de sala Institucional para equipes, selecione a data e a unidade cirúrgica e clique em Botão pesquisar. Irá aparecer a cedências de sala institucional já programadas para aquele dia. Para programar uma nova, clique em Botão novo.

Módulo de Cirurgia

Informe a data que a sala deve ser cedida, a unidade, a equipe para qual a sala será cedida e as demais informações. Para finalizar, clique em Gravar.

Módulo de Cirurgia

3.12 Portal de Planejamento de Cirurgia/PDT

Esta funcionalidade é exclusivamente da equipe médica, que além de visualizar o planejamento das cirurgias da sua equipe, consegue agendar novos procedimentos.

Clique no Módulo Cirurgias / PDT   >   Portal de Planejamento de Cirurgia/PDT, informe a unidade e a data inicial e a data final do planejamento e clique em Botão pesquisar

Módulo de Cirurgia

Aparecerá na tela a grade de uma semana, a partir da data selecionada antes da pesquisa. As salas estarão identificadas por cores, de acordo com a legenda a baixo da grade, quando estiver ocupada, bloqueada, em overbooking, indisponível e cedida.

 

Módulo de Cirurgia

Clicando no turno, quando ocupada, visualizam-se quais pacientes e procedimentos estão agendados, pode-se editar esses agendamentos ou realizar novos agendamentos, basta selecionar o horário e escolher a opção no menu lateral. Também é possível visualizar o quantitativo de horas ocupadas, bloqueadas, indisponíveis, com overbooking e cedidas.

Módulo de Cirurgia

Esta funcionalidade é assistencial, ou seja, o médico é que tem perfil para agendar procedimentos a partir dessa tela. O perfil administrativo pode realizar consultas.

3.13. RELATÓRIOS

Esta funcionalidade permite gerar relatórios: Diários, Profissionais que atuam em unidade cirúrgica, Escala de profissionais da semana, Procedimentos cirúrgicos /PDT por especialidade, Cirurgias/PDT agendados por período, Cirurgias / PDT realizadas por período. Clique no Módulo Cirurgias / PDT  >   Relatório, e escolha o relatório desejado.

Módulo de Cirurgia

3.14. PESQUISAS

Esta funcionalidade permite realizar pesquisas: Pesquisas especificas; Cirurgias por unidade cirúrgica; Cirurgias cancelas. Clique no Módulo Cirurgias PDT  >   Pesquisas, e escolha a pesquisa que deseja realizar.

Módulo de Cirurgia

 

 

 

4. PERFIS DE ACESSO

4.1 Responsáveis pelos cadastros:

CAD16 - Perfil para manter os cadastros e parametrizações do módulo de cirurgias, com exceção de cadastrar procedimento cirúrgico

CAD16.1 - Perfil de consulta aos cadastros e parametrizações do módulo de cirurgias

CAD18 - Perfil para manter cadastros de procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico e terapêutico (permite inserir procedimento cirúrgico).

CAD19 - Perfil para manter cadastros médicos do módulo de cirurgias

CAD20 - Perfil para manter cadastros e parametrizações relacionados ao serviço de Anestesia (inclusive Ficha Anestésica)

CAD_BLOCO_CIRURGICO_GC - Profissional Gestor do módulo de BLOCO CIRURGICO com perfil para incluir, alterar ou remover.

 

4.2 Administrativo

ADM04 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico

ADM04.1 - Estudantes devidamente autorizados pela Comissão de Estágios do Hospital, habilitados para desenvolverem estágio em Unidades Cirúrgicas.

ADM04.2 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico. Permite fazer descrição de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos

ADM08 - Profissionais concursados, habilitados para desenvolverem atividades gerenciais no serviço administrativo de Centro Cirúrgico.

ADM18 - Profissionais concursados, habilitados para desenvolverem atividades administrativas relacionadas a admissão do paciente, marcação de cirurgias e ao faturamento dos serviços assistências dos convênios não SUS.

ESP_MONITOR - Acesso à tela do monitor da cirurgia.

 

4.3 - Enfermeiros 

ENF07 - Enfermeiros que atuam em Centros Cirúrgicos

ADM04 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico

ADM08 - Profissionais concursados, habilitados para desenvolverem atividades gerenciais no serviço administrativo de Centro Cirúrgico

 

4.4 – Técnicos de Enfermagem

ENF08 - Profissional de Enfermagem de nível médio com registro no Conselho Profissional, com vinculo no HU, habilitado a prestar assistência a pacientes sob supervisão da equipe de Enfermeiros atuando em Centros Cirúrgicos.

ADM04 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico

ADM08 - Profissionais concursados, habilitados para desenvolverem atividades gerenciais no serviço administrativo de Centro Cirúrgico

 

4.5 – Circulantes

ADM04 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico

ADM08 - Profissionais concursados, habilitados para desenvolverem atividades gerenciais no serviço administrativo de Centro Cirúrgico

Lembrando que, caso o profissional seja enfermeiro, é necessário acrescentar o perfil ENF07. Caso ele seja técnico de enfermagem, acrescente o perfil ENF08

 

4.6 - Médicos 

MED01 - Profissionais de medicina, com registro no Conselho Regional de Medicina - professores, residentes e médicos contratados ou cedidos por órgãos públicos para desempenhar atividades profissionais no HU

ADM04.2 - Profissionais habilitados para desenvolverem atividades administrativas no Centro Cirúrgico. Permite fazer descrição de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos

CAD19 - perfil para manter cadastros médicos do módulo de cirurgias