Notícias Notícias

Voltar

V Simpósio de Serviço Social

SIMPÓSIO

V Simpósio de Serviço Social

Evento será realizado no dia 30/05, na Faculdade de Direito da UFG. Simpósio discutirá o tema “A contrarreforma da Previdência Social e os Impactos na vida da população brasileira”. Confira a lista dos trabalhos aprovados. Inscrições para participantes vão até dia 30.

No momento atual, o Brasil vive uma conjuntura complexa, volátil e contraditória, em que a Seguridade Social brasileira – em seu sentido mais amplo – está sendo ameaçada por um conjunto de contrarreformas que, mais uma vez, traz à baila a "questão social" e suas expressões no movimento da classe trabalhadora. 

Diante disso, o Serviço Social do Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove o V Simpósio de Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC-/UFG), com o seguinte tema: A contrarreforma da Previdência Social e os Impactos na vida da população brasileira.

O Simpósio será realizado no dia 30 de maio, das 7 às 17h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG, em comemoração ao Dia do Assistente Social (15 de maio). A programação inclui a realização de uma mesa redonda com a participação de três palestrantes, exposição de trabalhos científicos e debate.

O evento propõe o debate sobre os impactos da crise do capital e as contrarreformas usados como estratégia para o restabelecimento do crescimento econômico, contudo, em detrimento dos direitos sociais da classe que vive do trabalho. 

Profissionais do HC e de outras instituições, residentes e estudantes terão a oportunidade de publicar e divulgar seus trabalhos. As inscrições dos trabalhos serão realizadas de 15 a 22 de maio. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no dia 26/05, no site do HC. As normas para publicação estão descritas no documento abaixo.

As inscrições para participantes serão realizadas de 15 a 30 de maio, por meio do formulário de inscrição disponível abaixo. Serão oferecidas 150 vagas. “Compreendemos que a pesquisa e a divulgação do conhecimento são armas da crítica capazes de travar grandes batalhas no processo da conquista de consciência. Se "na luta de classes não há empate", não podemos nos furtar à neutralidade”, afirma uma das organizadoras do evento, assistente social Laura Paranaguá.

Link para INSCRIÇÃO 

Normas para submissão de trabalho (em pdf)

Cartaz de divulgação

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS

 

PROGRAMAÇÃO:

Manhã

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG 
07h – Credenciamento

07:30- Café da manhã
08h:15min – Mesa de Abertura


Alexandrina Maria N. Guerra - Gerente de Atenção a Saúde HC-UFG/EBSERH.

Carmem Regina Paro – Coordenadora do Curso de Serviço Social da PUC-Goiás 
Fátima dos Reis – Assistente Social Coordenadora Geral do SINT-IFESgo.

Ângela Torres Brasil – Assistente Social Presidente do Conselho Regional de Serviço Social - 19ª Região/GO
Ma. Celia Regina Marcelino da Silva – Assistente Social Coordenadora da Seção de Serviço Social do HC-UFG/EBSERH.
Ma. Laura Leni Macedo N. P. Lago – Assistente Social Tutora da Residência Multiprofissional em Serviço Social do HC- UFG/EBSERH.

 

Mesa Redonda – A Contrarreforma da Previdência Social e os Impactos na Vida da População Brasileira

 

Coordenadora: Sônia Barbosa

08h:45min - O cenário atual da Seguridade Social

Palestrante: Dra. Maísa Miralva da Silva – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado (2000) e doutorado (2012) em Política Social pela Universidade de Brasília. É professora adjunta I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, vinculada à graduação e à pós- graduação.  Atualmente coordena o Mestrado em Serviço Social e desenvolve pesquisa sobre a política de assistência social e educação superior. É membro do Comitê Assessor de Pesquisa da PUC Goiás e assistente social da Universidade Federal de Goiás.

09:15h ás 10:15h - As lutas sociais e a contrarreforma do Estado.


Palestrantes: Dr. Alexandre Aguiar dos Santos – Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas Ciência Politica, Economia Politica, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Educação Superior, Juventude e Movimento Estudantil.

Dra. Jacqueline Rodrigues Lima - Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em enfermagem pela Université de Montréal (1997), doutorado em Saúde Pública pela Université de Montréal. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Enfermagem-UFG. Realiza atividades de pesquisa e extensão em Promoção da Saúde com ênfase em pesquisa qualitativa – pesquisa ação, intersetorialidade, participação social, educação popular, educação permanente em saúde.

10:15h – Debate 
12:00h – Intervalo para almoço. 


Tarde


13:30h – Exposição de Trabalhos na forma de banners
Local: Hall de entrada do Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

14:40h – Apresentação Oral de Trabalhos 
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

Coordenadora: Assistente Social Residente Thaís Eugênia 

17:00h – Debate 
17:30h – Encerramento

 

 

 

Ascom / HC-UFG / Ebserh