Notícias Notícias

Voltar

III Curso de Cuidados Paliativos

TREINAMENTO

III Curso de Cuidados Paliativos

Curso será realizado de 13/09 a 06/12, às quartas-feiras, das 8h às 10h, no HC-UFG. As inscrições serão realizadas no site do HC, a partir do dia 28/08

A Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá, de 13 de setembro a 06 de dezembro de 2017, às quartas-feiras, das 8h às 10h, o III Curso de Cuidados Paliativos. Esse curso contará com uma carga horária de 36 horas, das quais 24 serão presenciais e 12 na modalidade de ensino a distância.

As inscrições serão realizadas de 28 de agosto a 05 de setembro, pelo site do HC-UFG. Serão disponibilizadas 50 vagas para o público interno e 10 para os interessados externos, com prioridade para os funcionários efetivos, independente do vínculo, com 50% das vagas reservadas para eles.

Para o presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, médico geriatra e paliativista, Ricardo Borges há uma necessidade crescente de atendimento para pacientes em fase avançada de doença progressiva e fora de possibilidade de cura. “O foco da assistência prestada a esses pacientes é voltado para o cuidado, com a atuação de uma equipe multiprofissional, com vistas à prevenção e alívio do sofrimento físico, psicossocial e espiritual”, afirma o profissional.

 

Cuidados Paliativos no HC-UFG

 

O HC conta com uma Comissão de Cuidados Paliativos, que, desde 2016, presta assistência às equipes multiprofissionais do Hospital e cuidam de pacientes com diagnósticos que ameaçam a continuidade da vida.

Além do trabalho contínuo, essa Comissão também promove eventos, como o Dia D de Sensibilização sobre Cuidados Paliativos, que sensibilizou profissionais de saúde, estudantes, pacientes e acompanhantes a refletirem sobre o tema e a compreenderem sua importância para a qualidade de vida do paciente, pois os cuidados paliativos ainda são pouco difundidos e esclarecidos entre os profissionais, os enfermos e os familiares.

Ascom HC-UFG/Ebserh