Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG inicia série de aulas sobre diagnóstico de doenças raras

DOENÇAS RARAS

HC-UFG inicia série de aulas sobre diagnóstico de doenças raras

Objetivo é alertar profissionais de saúde para o diagnóstico de doenças raras, que podem acometer cerca de 5% da população mundial

O dia 28 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial de Doenças Raras. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou neste mês de março uma série de aulas para alertar os profissionais de saúde quanto ao diagnóstico das doenças raras. Estima-se que 5% da população possua alguma doença rara, sendo cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil.

A primeira aula foi ministrada no dia 01/03/18 pela médica geneticista Thaís Bomfim Teixeira, que alertou sobre a origem dessas doenças. “Aproximadamente 80% das doenças raras são de origem genética e o início do quadro clínico pode se dar em qualquer faixa etária. Apesar da grande maioria das doenças não ter cura, o diagnóstico possibilita um melhor manejo clínico”, afirma a médica.

Atualmente, o HC-UFG atende pacientes com diversas patologias, dentre elas: Síndrome de Williams, Displasia Ectodérmica Anidrótica, Crouzon, Treacher Collins, Fibrose Cística, Mucopolissacaridose, Glicogenose, Doença de Fabry, Imunodeficiência Primária, Doenças Policística Renal na forma infantil, Raquitismo Hipofosfatêmico, Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Lowe, Síndrome de Bartter e Erros Inatos do Metabolismo.

O HC-UFG está buscando, junto ao Ministério da Saúde, seu credenciamento como Serviço de Referência em Doenças Raras. Com o credenciamento, o HC passará a contar com apoio para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. Em abril de 2017, a direção do HC, juntamente com a equipe médica especializada no tratamento de doenças raras, se reuniu com a direção do Instituto Casa Hunter, referência no país no tratamento de doenças raras, com o intuito de firmar uma parceria com a instituição.

Imagens:

Ascom do HC-UFG/Ebserh