Notícias Notícias

Voltar

Abertas as inscrições para representante dos empregados no Conselho de Administração

Eleição

Abertas as inscrições para representante dos empregados no Conselho de Administração

Brasília (DF) – Estão abertas as inscrições para candidaturas a representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Ebserh. O edital para a eleição foi publicado no boletim de serviço da sede na última segunda-feira, 19. O prazo para as inscrições e envio da documentação exigida segue até o dia 13 de março.

O pleito definirá uma chapa vencedora, constituída por um candidato titular e outro suplente, com mandato de dois anos, sem direito a recondução direta. Só podem concorrer os empregados que já estavam contratados até o dia da instalação da Comissão Eleitoral, ou seja, 11 de setembro de 2017. A mesma regra vale para os empregados aptos a votar.

Os interessados em participar do processo, sejam como candidatos ou eleitores, só poderão fazê-lo se estiveram cadastrados no módulo "Eleições" do Sistema de Informações Gerenciais (SIG). O registro preliminar das candidaturas somente será homologado pela Comissão Eleitoral após o recebimento, verificação e validação da documentação.

Os candidatos devem ter formação acadêmica com nível superior. Também é pré-requisito dez anos no setor privado na mesma área de atuação da Ebserh ou quatro anos de experiência como profissional liberal em atividade direta ou indiretamente vinculada à área de atuação da Ebserh ou quatro anos ocupando pelo menos cargo de direção ou de chefia superior em empresa de porte ou objeto social semelhante ao da Ebserh.

De acordo como presidente da Comissão Eleitoral, Franco Nero, tanto a eleição para representante dos empregados no CA quanto os pré-requisitos para os candidatos tratam-se de uma obrigação legal, esses últimos inovados pela lei nº 13.303/16.“A Lei das Estatais estabeleceu requisitos e vedações para a nomeação de diretores e membros dos conselhos de administração, buscando aprimorar a gestão das estatais e ampliar os impactos de suas ações na sociedade brasileira”, ressaltou.

Acesse a página da eleição na intranet e saiba mais.

 

Saiba mais

A participação dos empregados no Conselho de Administração está prevista no Regimento Interno da Ebserh. Além do titular e do suplente, o Conselho de Administração é formado por três membros indicados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo presidente da Ebserh, por um membro indicado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por dois membros indicados pelo Ministério da Saúde e por um membro indicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

Acesse os links abaixo para compreender o processo de votação: 

 

SIG - Módulo Eleição (Solicitando acesso ao módulo)

SIG - Módulo Eleições (Pré-candidatura)

SIG - Módulo Eleição (Como realizar votação)

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh