Notícias Notícias

Voltar

Encerramento do Curso de Formação Pedagógica de Tutores e Preceptores do HC

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Encerramento do Curso de Formação Pedagógica de Tutores e Preceptores do HC

Terceiro e último módulo terminou no dia 22/02. Encerramento do curso foi realizado com a premiação dos melhores pôsteres apresentados na I Mostra de Trabalhos do curso.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (24/02) a I Mostra de Trabalhos do Curso de Formação Pedagógica de Tutores e Preceptores dos Programas de Residência do Hospital das Clínicas da UFG. A mostra marcou o encerramento do curso, realizado no último dia 22/02, após a conclusão do III Módulo.

Na ocasião, as coordenadoras do curso, professora Edna Regina Silva Pereira e a fonoaudióloga Lúcia Inês de Araújo, juntamente com os coordenadores de cada módulo e o gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFG, professor José Miguel de Deus, deixaram suas mensagens aos concluintes do curso ressaltando a importância do aprendizado e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

“Esse curso foi diferente de tantos outros cursos de preceptores que vocês participaram porque ele não partiu de uma imposição, mas de uma necessidade da qualificação dos preceptores das residências médica e multiprofissional, definida como prioritária pela Ebserh sede, que tem investido nessa área, além da diretoria do HC-UFG, que reconheceu essa necessidade”, ressaltou a professora Edna Regina Silva Pereira, uma das coordenadoras do curso.

Em seu discurso, a professora disse ainda que os tutores e preceptores devem ser ousados, divulgando o conhecimento que adquiriram em seus locais de trabalho, na experimentação dos métodos de ensino e avaliação, exercendo uma comunicação efetiva e amorosa, trabalhando de maneira colaborativa com equipes multiprofissionais, incluindo o profissional médico. “Vamos colocar como meta o cuidado centrado no paciente e em rede para que o SUS se fortaleça. Essa é a nossa missão final como formadores de profissionais da saúde”, destacou.

Ao final, a professora Edna convidou coordenadores e o gerente de Ensino e Pesquisa para fazerem a entrega da premiação aos autores dos três melhores pôsteres. Sobre o processo de avaliação, a professora explicou que foram utilizados critérios como o equilíbrio entre o Design (aquele pôster que mais chama a atenção) e o conteúdo, os componentes obrigatórios e a profundidade da literatura escolhida.

A coordenadora Lúcia Inês de Araújo foi convidada a entregar o prêmio aos autores do trabalho intitulado “Portfólio”. Classificado em terceiro lugar, o pôster foi de autoria de Fabrício Soares de Paula e Lohane Suzart Martins.

O segundo lugar da premiação foi dado ao trabalho intitulado DOPS (Direct Observation of Procedural Skills), de autoria de Alyne Leite Gomes Nogueira, Gesandra Matos de Oliveira, Krislainy de Sousa Correa e Juliana de Souza C. Eckert, que receberam o prêmio das mãos da coordenadora do segundo módulo, professora Alessandra Naghettini.  

O gerente de Ensino e Pesquisa, professor José Miguel de Deus, entregou o prêmio ao pôster classificado em primeiro lugar, intitulado Self assessment (autoavaliação), dos autores Patrícia Parreira Belo, Carolina de Fátima Reis e Ýleris de Cássia de A. M. Nascimento.

O Curso de Formação Pedagógica de Tutores e Preceptores do HC teve início em 31/08/2016 e foi dividido em três módulos:  I - Hospital Universitário como cenário de formação de recursos humanos; II – Metodologia de Ensino e Avaliação em Saúde; III – Trabalho Interprofissional em Saúde.

Imagens:

Ascom / HC-UFG