Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG adquire microscópios de última geração

MODERNIZAÇÃO

HC-UFG adquire microscópios de última geração

15 microscópios foram incorporados ao HC para a atualização e aprimoramento tecnológico.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 15 microscópios Zeiss Primo Star de última geração. Esses equipamentos são ergonômicos e com iluminação de LED. Além disso, possuem câmeras de alta resolução que permitem visualizar, capturar e projetar imagens em monitores, celulares, tablets, entre outros.

A palavra microscópio vem do grego “micros” (pequeno) e “skopein” (observar). Acredita-se que o holandês Zacharias Jansen inventou o primeiro microscópio em 1595, por meio da combinação de duas lentes convergentes: uma “objetiva” e uma “ocular”. Desde então, grandes conhecimentos científicos foram possíveis devido à evolução da microscopia ótica.

O HC-UFG desempenha um duplo papel na sociedade. Ao mesmo tempo em que atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, também desenvolve atividades de assistência na área de saúde. Nessa perspectiva, além do aprimoramento tecnológico no atendimento aos pacientes, esses microscópios também serão excelentes para o aprendizado dos estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam no HC em estágios e programas de residência médica e multiprofissional, pois permitem compartilhar imagens e vídeos diretamente com todos os acadêmicos.

Os microscópios foram instalados no Laboratório de Análises Clínicas, no Laboratório de Anatomia Patológica e no Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas. Nesses ambientes, serão utilizados na análise de líquidos biológicos, de tecidos, de células e de  microorganismos e possibilitarão a interrelação entre a evolução tecnológica e a evolução do conhecimento científico.

A chefe da unidade do laboratório de análises clínicas e anatomia patológica, biomédica Tatiane Luiza da Costa, afirma que “atualmente, possuímos aparelhos tão modernos que é possível observarmos macromoléculas e organelas de uma célula com uma nitidez formidável. Com os microscópios adquiridos pelo HC, torna-se possível um atendimento mais humanizado aos pacientes, já que o número de equipamentos é suficiente para a realização das demandas de exames com eficiência e segurança”.

 

 

 

Imagens:

Ascom HC-UFG/Ebserh