Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG participa do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

MUTIRÃO DA REDE EBSERH

HC-UFG participa do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Mutirão será realizado no dia 31/05 em 39 hospitais universitários federais filiados à Ebserh. No HC-UFG, serão realizadas cirurgias ortopédicas, exames e atividades educativas, como a Campanha de Combate ao Tabagismo, palestra sobre Alimentação Saudável e Jornada sobre o atendimento às pessoas em situação de violência

No dia 31/05, a partir das 8 horas, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh. Será um dia de intensas atividades nos 39 hospitais universitários filiados à estatal, que oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cinco regiões do país. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do SUS e mudar a vida de muitas pessoas, como na primeira edição do evento.

O Hospital das Clínicas da UFG realizará 20 cirurgias ortopédicas, sendo 10 dos pés e 10 das mãos. As cirurgias são de média e alta complexidade e serão realizadas por profissionais altamente especializados. “O intuito é restabelecer a capacidade motora de pacientes que estão com mãos e pés prejudicados por alguma fratura e aguardam na fila de espera pela cirurgia”, salienta a chefe da Divisão Médica do HC-UFG, Maria Conceição de Queiroz. No HC-UFG, a Ortopedia é uma das especialidades com maior número de demandas. Em 2016, foram realizadas 974 cirurgias ortopédicas e, de janeiro a abril deste ano, 397 pessoas foram operadas.      

Serão realizados, nesse mesmo dia, 250 exames de ultrassonografia de abdome total em pacientes da rede pública de saúde que aguardam o procedimento. Ações educativas também estão programadas para o Mutirão, como a Campanha de Combate ao Tabagismo, que será realizada para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, anualmente comemorado no dia 31 de maio. A ação será realizada pela Liga Acadêmica de Pulmão da Faculdade de Medicina da UFG em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente do HC-UFG, no Hall de Entrada do hospital, onde estudantes da Liga distribuirão materiais informativos e realizarão atividades interativas com pacientes e profissionais de saúde sobre os riscos do uso do cigarro para a saúde.

A Unidade de Nutrição Clínica do HC-UFG também promoverá três palestras para funcionários e visitantes do hospital sobre a importância da Alimentação Saudável. As palestras abordarão temas como intolerância e alergia alimentar, alimentação para gestantes e bebês e alimentação para pré-treino de atividades físicas.

Nesse mesmo dia será realizada, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, a II Jornada do HC-UFG sobre violência, com o tema “Sinais, sintomas, conseqüências e aspectos éticos no atendimento à pessoa em situação de violência”. O evento faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Essa é uma das atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HC-UFG – Eixo Materno Infantil e do Programa de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência do HC-UFG. A jornada contará com a presença de autoridades envolvidas no assunto, tais como representantes do Ministério Público, do Ministério da Saúde, do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, e do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Mobilização

Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do 2º Mutirão da Rede Ebserh, incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros. No HC-UFG, a equipe de ortopedistas que participará do Mutirão será composta por três professores e 10 residentes do Programa de Ortopedia. Para a atividade, serão disponibilizadas cinco salas de cirurgia.

O 2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição. Desses procedimentos, em 26 unidades serão realizados 4,8 mil exames em 31 especialidades como farmácia - análises clínicas, gastroenterologia, radiologia e diagnóstico por imagem, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, fonoaudiologia, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, mastologia, infectologia, dentre outras.

Também estão confirmadas, até o momento, 3,4 mil consultas, em 18 hospitais, englobando um total de 30 especialidades, como endocrinologia, nutrição clínica, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, atendimento à saúde da criança e do adolescente, fonoaudiologia, oftalmologia, odontologia, dermatologia, cardiologia, dentre outras.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

PROGRAMAÇÃO – 2º MUTIRÃO NACIONAL DA REDE EBSERH NO HC-UFG

  1. Ação: Cirurgias

Descrição: realização de 20 cirurgias ortopédicas, sendo 10 de pés e 10 de mãos.

Local: Centro Cirúrgico.

  1. Ação: Exames

Descrição: realização de 250 exames de ultrassonografia de abdome total.

Local: Unidade de Radiologia

  1. Ação: Campanha educativa

Descrição: Campanha de Combate ao Tabagismo.

Local: Hall de entrada do HC-UFG.

Horário: a partir das 08h.

4.Ação: Palestras educativas

Descrição: realização de três palestras sobre Alimentação Saudável:

1ª palestra: Intolerância e alergia alimentar: você sabe a diferença?

2ª palestra: O que comer no pré-treino para performance e emagrecimento?

3ª palestra: Da alimentação da gestante às comidinhas do bebê.

Local: sala de Treinamento na Fundahc.

Horário: a partir das 08h.

5.Ação: Jornada

Descrição: Jornada sobre violência, com o tema: Sinais, sintomas, conseqüências e aspectos éticos no atendimento à pessoa em situação de violência.

Local: auditório da Faculdade de Odontologia da UFG.

Horário: das 08 às 18h.

Ascom / HC-UFG / Ebserh