Notícias Notícias

Voltar

NATS emite primeiro Parecer Técnico-Científico

TECNOLOGIAS EM SAÚDE

NATS emite primeiro Parecer Técnico-Científico

Parecer avalia as indicações para o uso da Albumina Humana no tratamento de pacientes enfermos críticos

O Núcleo de Avaliação em Tecnologias de Saúde (NATS), coordenado pelo Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalres (Ebserh), emitiu seu primeiro Parecer Técnico-Científico.

Emitido em 27 de junho de 2017, o primeiro Parecer Técnico-Científico do NATS do HC-UFG analisa as indicações para o uso da Albumina Humana (AH) no tratamento de pacientes enfermos críticos. O relatório final do parecer conclui que, em algumas circunstâncias, o uso da Albumina Humana é recomendado, como para a redução da morbidade e a mortalidade entre pacientes com ascite, que são submetidos a paracenteses de grande volume (>5 litros), quando comparada com outras alternativas de tratamento investigadas. Há indicação de AH para reduzir o risco de morte e falência renal em pacientes cirróticos com infecção do tipo peritonite bacteriana espontânea.

Em outras circunstâncias, o Parecer aponta que não há evidência científica para aplicação de AH, tais como pacientes desnutridos ou pacientes críticos por trauma, queimadura, cirurgia de grande porte ou sepse e tratamento de hipoalbuminemia per se. Outros usos clínicos de AH não suportados por evidências científicas são ascite de longo prazo, síndrome nefrótica, pancreatite, cirurgia abdominal, síndrome da angústia respiratória aguda do adulto, isquemia cerebral e doenças entéricas.

O NATS utilizou como metodologia a pesquisa de dez artigos publicados nos últimos cinco anos, em humanos, com texto completo acessível, ensaios clínicos, em inglês, português ou espanhol, com preferência para revisões sistemáticas. Ao final, foram incluídos mais dois estudos, um de 2004 e outro de 2011, pelas suas relevâncias. O relatório final do parecer recomenda a utilização da Albumina Humana em alguns casos, porém, em outras circunstâncias, não há evidência científica para aplicação de AH.

O NATS busca introduzir a cultura de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no HC-UFG por meio da utilização de evidências disponíveis para auxiliar o gestor hospitalar a tomar decisões quanto à inclusão/desincorporação de novas tecnologias, bem como a avaliação de tecnologias difundidas e seu uso racional.

Veja abaixo o Parecer Técnico-Científico do NATS:

PARECER TÉCNICO-CIENTÍFICO DO NATS DO HC-UFG/EBSERH – INDICAÇÕES PARA O USO DA ALBUMINA HUMANA (AH)

RELATÓRIO DO NATS

Ascom do HC-UFG/Ebserh