Fonoaudiologia Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, deglutição, bem como em aperfeiçoamentos dos padrões da fala e da voz. (Lei Nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981).

Atuação do Serviço de Fonoaudiologia do HC/UFG:

Materno Infantil

Atuação fonoaudiológica com gestantes, puérperas e lactantes orientando quanto à amamentação, cuidados com as mamas, posições corretas para amamentar, ordenha manual, dentre outras. Atuação fonoaudiológica neonatal na maternidade, berçário, clínica pediátrica, SERUPE e UTI Neonatal, avaliando anatomia, fisiologia e morfologia do Sistema Sensório Oral, vias de alimentação, habilitação e reabilitação, seguimento ambulatorial quando necessário. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.

Adulto

Atenção ao paciente com distúrbio da deglutição (avaliação, reabilitação e gerenciamento) em todas as clínicas (Médica, Cirúrgica, Ortopédica e Tropical), Pronto Socorro e UTI’s, avaliação rápida no leito das alterações de linguagem adquiridas por distúrbios neurológicos, avaliação clínica vocal, seguimento ambulatorial quando necessário. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.

Atendimento ambulatorial

São realizados atendimentos ambulatoriais tendo como ênfase os distúrbios da deglutição adulto, infantil e neonatal, afasias, disartrias e algumas alterações vocais. Os atendimentos são realizados por meio de interconsultas.

 ▪ Residência

Desde 2010 a fonoaudiologia faz parte do programa de Residência Multiprofissional do HC/UFG. São oferecidas em duas áreas de concentração: Materno Infantil e Urgência e Emergência. A residência multiprofissional em saúde é oferecida na modalidade ensino em serviço criado pelo MEC e tem como características a atuação multidisciplinar, com duração de 02 anos, dedicação exclusiva, carga horária total de 5.562 horas, 60 horas semanais, e em contrapartida os residentes recebem um auxílio financeiro na modalidade de bolsa estudantil.

Fonoaudiólogas responsáveis:

Fga. Lúcia Inês de Araújo

Mestre em Cognição e Neurociências do Comportamento – UnB

Pós-graduada em Fonoaudiologia Hospitalar – UNESA/RJ.

Membro:

Comissão de Suporte Nutricional Enteral e Parenteral – HC/UFG

Comissão de Residência Multiprofissional HC-UFG

Docente, Tutora e Preceptora do Núcleo de Fonoaudiologia na Residência Multiprofissional.

Fga. Maria Luiza de Faria Paiva

Mestre em Ensino na Saúde – FM/UFG

Pós-graduada em:

Motricidade Orofacial – CEFAC/SP

Multiprofissional em Saúde da Família – UFG

Membro:

Comissão de Residência Multiprofissional HC-UFG

Docente, Tutora e Preceptora do Núcleo de Fonoaudiologia na Residência Multiprofissional.