Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Ações e Projetos Ações e Projetos

Ações e Projetos

Ações realizadas pela CFT -    2013

Revisão de normas e fluxos relacionados ao recebimento de amostras grátis de medicamentos.

Criação de normas e fluxos relacionados com medicamentos trazidos de casa pelo paciente (conciliação medicamentosa) em parceria com a Farmácia Clínica.

Definição da Relação Padrão de Medicamentos – Carrinho de Emergência, juntamente com a Unidade Funcional Farmácia.

Regulamentação da atuação da indústria farmacêutica no Hospital (representantes farmacêuticos, publicações promocionais e distribuição de amostra grátis de medicamentos).

Ações Contínuas

Revisão sistemática da relação de medicamentos e demais produtos farmacêuticos que devem constar no formulário farmacêutico.

Análise das solicitações de revisão de seleção de medicamentos.

Instituição do protocolo de monitorização do uso de novos medicamentos incluídos na seleção do HC/UFMG.

Intervenção no gerenciamento do consumo de medicamentos.

Elaboração de protocolos de medicamentos padronizados de uso restrito.

Realização de ações de incentivo à identificação, notificação, monitorização e prevenção de reações adversas a medicamentos e erros de medicamentos;

Execução de auditorias das solicitações de medicamentos não padronizados, visando uma adequação da padronização dos medicamentos à necessidade dos pacientes atendidos na instituição.

Realização de auditorias de medicamentos de uso restrito garantindo o uso racional de medicamentos

Desenvolvimento de ações educativas junto o corpo clínico, a fim de garantir que as escolhas terapêuticas tenham base nas melhores evidências cientificas disponíveis.

Disponibilização e constante atualização dos materiais de consulta referentes aos medicamentos de uso restrito para os setores interessados.

Suporte à Diretoria Técnica do HC/UFMG para decisões referentes à liberação de medicamentos de alto custo, em especial quando estejam fora dos protocolos institucionais.