Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Fale com a Ouvidoria Fale com a Ouvidoria

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A Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais da Ebserh está mudando! Agora, todas as nossas Ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral, passam a compor o Sistema de Ouvidorias do Executivo federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018. 

Mas o que isso impacta para o (a) cidadão (ã)? 

O novo decreto, além de instituir o Sistema de Ouvidorias do Executivo federal, estabelece novas regras tanto para as Ouvidorias quanto para os (as) usuários (as). Uma das mudanças mais significativas é o uso de uma ferramenta única para registro das manifestações, o e-OUV.

Isso quer dizer que todas as ouvidorias se unificaram no e-Ouv, e você, cidadão (ã), passou a ter um canal único para falar com todas as 386 ouvidorias do Executivo federal, incluídas aqui as Ouvidorias dos Hospitais Universitários vinculados à Ebserh, assim como a Ouvidoria-Geral, na Sede.

Assim, basta clicar aqui, escolher com quem quer falar e encaminhar sua manifestação, que pode ser uma reclamação, uma solicitação, uma denúncia, uma sugestão, um elogio ou um pedido de simplificação de serviço público.

Além dessa mudança, o decreto alterou prazos, regulamentou a forma de tramitação das manifestações anônimas, além de uma série de outras mudanças, como por exemplo, a possibilidade de, ao final do atendimento, avaliar e dizer se você ficou satisfeito com a resposta e com a forma como a ouvidoria atendeu você.

Quer entender mais as novidades trazidas pelo decreto?

Clique aqui e acesse mais informações sobre a legislação ou clique aqui e acesse o “Perguntas Frequentes” elaborado pela Ouvidoria Geral da União.

Você tem manifestações em aberto nesta Ouvidoria?

Não se preocupe! O nosso sistema, o SIG/Ouvidoria, não será inutilizado até que tenhamos finalizado todas as manifestações recebidas até 08/10/2018. Se você tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco, através dos telefones: 061 – 3255 8298 / 3255 8493.

Se identificar qualquer dificuldade em acompanhar alguma manifestação feita até dia 08/10/2018, basta nos ligar e informar o número do protocolo ou, se preferir, pedimos que aguarde mais um tempo que em breve enviaremos uma resposta ao e-mail cadastrado.

Você deseja fazer alguma solicitação de acesso à informação?

Os pedidos de acesso à informação, regulamentados pela Lei de Acesso a Informação e pelo decreto 7.724/2012, possuem tratamento distinto do ofertado para as demandas comumente recebidas pela ouvidoria (reclamações, denúncias, elogios, etc).

Considerando que a regra é o acesso e o sigilo, exceção, o Estado brasileiro te oferece um canal exclusivo para realizar esses pedidos: o e-SIC. Esta é uma ferramenta muito importante para garantir a transparência na Administração Pública, através da participação social! 

Já na ouvidoria, que possui um conceito e uma regulamentação distintos do e-SIC, o (a) cidadão (ã) encontrará um canal para formular questões que vão para além dos pedidos de informação.

No âmbito da Rede Ebserh, são os (as) Ouvidores (as) que gestam os dois canais. Nosso objetivo é orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Ebserh.

O aprimoramento da Administração Pública depende de todos (as). Aproxime-se da legislação e vamos crescer juntos (as)! 

 

Você pode ter acesso à Ouvidoria do Hospital das Clínicas da UFMG pessoalmente, por telefone, por correspondência ou e-mail:

Horários: Segunda à sexta das 8 às 17h
Disque Ouvidoria: Telefone: (31) 3409. 9364
Fax: (31)3409.9380

Correio postal: 
Ouvidoria do HC/UFMG
Av. Prof. Alfredo Balena, 110, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG.
CEP: 30130-100 – Belo Horizonte/MG


Por meio do site: Clique aqui
E-mail: ouvidoriahc@hc.ufmg.br

Atendimento Pessoal:
Hospital das Clínicas da UFMG, região hospitalar de Belo Horizonte.
Av. Prof. Alfredo Balena,110 , Ala Leste, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte.  

No HC-UFMG o acesso ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), conforme preconizado pela LAI, está disponível na Ouvidoria da Instituição.  Sendo a autoridade de monitoramento responsável pelo serviço a Ouvidora em exercício: Patrícia Campos Chaves.