Notícias Notícias

Voltar

Campus Saúde realiza blitz educativa

Maio Amarelo

Campus Saúde realiza blitz educativa

Os condutores foram alertados sobre como suas escolhas no trânsito influenciam sua vida e de outras pessoas

O Campus Saúde da UFMG recebeu, na ultima quarta-feira (17), uma blitz educativa que visa a conscientização dos condutores para um trânsito mais seguro e melhor. A iniciativa é uma parceria do Campus com a Guarda Municipal de Belo Horizonte, a BHTrans e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

A ação aconteceu na Avenida Professor Alfredo Balena, próxima a entrada do Campus Saúde. Com o tema “Minha escolha faz diferença”, condutores foram alertados sobre como suas escolhas no trânsito influenciam sua vida e de outras pessoas. Durante a blitz, o agrupamento “Guardiões do Riso” abordou condutores, de forma descontraída, para fazer perguntas referentes às regras de trânsito e para lembrar a importância de estar com todos os equipamentos de segurança no veículo. Também foram distribuídos panfletos e kits instrucionais.

Segundo o sargento de Classe Especial da Guarda Municipal, Nascimento, no trânsito todas as pessoas são responsáveis umas pelas outras. “Por isso, é importante conscientizar os condutores de seus deveres, como o respeito à sinalização da via, a velocidade estipulada e a necessidade de garantir que o veículo esteja sempre em condições adequadas para trafegar”, explicou.

Ele também explicou que os motociclistas são o foco principal da ação. “Eles são o grupo de pessoas que mais se envolvem em acidentes de trânsito e, infelizmente, na maioria das vezes, sofrem lesões irreparáveis. Essa situação, geralmente, acontece porque eles não usam de forma adequada todos os equipamentos de segurança. Então, buscamos alertá-los quanto a isso na blitz educativa”, afirmou.

Para o agente de trânsito da BHTrans, Robison Alves da Silva, a educação é o caminho para um trânsito consciente. “A partir do momento em que você trabalha a educação no trânsito, você mostra para as pessoas os impactos de suas ações. E nós conseguimos perceber que, quando a pessoa compreende de verdade a importância de atitudes conscientes, suas ações mudam. A educação transforma as pessoas”, argumentou.

(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)