Notícias Notícias

Voltar

Arraiá arrecada uma tonelada de alimentos

Solidariedade

Arraiá arrecada uma tonelada de alimentos

Mais de 900 pessoas, entre trabalhadores, familiares e amigos, estiveram presentes na festa junina organizada pela Unidade de Comunicação

O “Arraiá Du Bem Agacê”, realizado no último dia 5, foi um importante momento de integração, encontro e confraternização dos trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Mais de 900 pessoas, entre trabalhadores, familiares e amigos, estiveram presentes na festa junina organizada pela Unidade de Comunicação da instituição. Mas a iniciativa não se resumiu só a diversão: ela também foi um importante momento de solidariedade.

Quase uma tonelada de alimentos não-perecíveis foi arrecadada na troca de ingressos para o arraiá. Macarrão, leite, óleo, açúcar, farinha de trigo, feijão e arroz foram os itens mais recebidos. As doações foram encaminhadas para duas instituições: Casa de Acolhida Padre Eustáquio, que atende famílias de crianças internadas no HC-UFMG, e Cidade Ozanam da Sociedade de São Vicente de Paulo.

De acordo com a coordenadora da Cidade Ozanam, Doralice de Almeida Araújo, as doações chegaram em um ótimo momento, já que o local vive uma escassez de alimentos. “Essa solidariedade é muito importante, porque nossa instituição é filantrópica e, por isso mesmo, vivemos de doações. Agradecemos a cada um que se dispôs a ajudar”, afirmou. Atualmente, 84 idosos vivem na instituição.

Superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana também destacou o caráter solidário da festa. "O Arraiá Du Bem Agacê foi um importante momento de integração, encontro e confraternização dos trabalhadores, além de valorizar uma festa folclórica brasileira, que é a festa junina. Além de tudo isso, os mais de mil ingressos trocados geraram doações para duas instituições de Belo Horizonte, o que demonstra o caráter solidário da festa e de nossa equipe" ressaltou.

A adesão ao evento superou as expectativas de público. “O que mais me surpreendeu foi o clima de descontração e a alegria dos nossos trabalhadores que estavam reunidos naquele ambiente. Isso nos incentiva a pensar em outros eventos como esse para integrar ainda mais os colegas. Espero que a cada nova confraternização tenhamos ainda mais participantes tão animados como vimos na festa junina”, ressaltou a chefe da Unidade de Comunicação, Maria Valdirene Martins.

A festa

O “Arraiá Du Bem Agacê” foi realizado no Restaurante Engenho, localizado em frente ao HC-UFMG. Para entrar no clima junino, o espaço foi transformado em um grande “arraia” com uma decoração pra lá de colorida. Bandeirinhas, balões, chapéus de palha, flores coloridas e um charmoso espantalho enfeitavam os quatro cantos do local. Também teve barraquinha de pescaria, totó, piscina de bolinhas, pintura facial e arte de balões para a criançada, além correio elegante para ajudar os adultos a conquistarem os corações apaixonados.

A música ficou por conta da dupla Tony e Willian, que não deixou ninguém parado com muito sertanejo e forró. Cerca de 80 pessoas, entre trabalhadores do HC-UFMG, amigos e familiares, participaram da quadrilha improvisada “Nóis é tudo Agacê”, que surpreendeu pela animação e adesão. A apresentação da quadrilha “Trem de Minas”, participante do Arraial de Belô,  emocionou a todos pela beleza e profissionalismo.