Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC recebe visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Acreditação

HC recebe visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Visita acontece de 21 a 25 de novembro de 2016

A próxima semana será de revisão dos processos de trabalho no HC-UFMG. A partir de segunda-feira (21), uma equipe formada por avaliadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação irá percorrer todo o hospital, examinando se as atividades desenvolvidas pela Instituição estão em conformidade com as diretrizes da  Joint Commission International (JCI). A revisão dos requisitos vai até o próximo dia 25.

Mas o que é a acreditação? É um processo de avaliação e certificação de serviços de saúde com caráter educativo, bem diferente de uma fiscalização ou controle governamental. Ela é feita por instituições particulares e tem o objetivo de demonstrar a competência da instituição acreditada para realizar suas atividades com confiança.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) é a primeira instituição pública de saúde do estado que trabalha para adequar os seus processos assistenciais e administrativos aos padrões de acreditação da JCI. Para isso, desde 2001, a instituição tem adotado práticas mais seguras, investido em melhorias na assistência e implantado processos mais eficazes na busca pela certificação.

Histórico

Em 2007, o HC-UFMG aderiu à metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), mas desde 2010 vem buscando a acreditação da JCI, o mais importante e respeitado órgão certificador de organizações de saúde do mundo. No Brasil, ele é representado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A primeira visita educativa do CBA ocorreu em julho de 2011 e apontou 38% e 49%, respectivamente, de conformidades nos processos assistenciais e administrativos da instituição. De lá para cá, esse percentual saltou para 62% e 80%, demonstrando que o HC-UFMG tem investido na melhoria contínua da assistência em saúde e da segurança do paciente e do profissional, o caminho certo rumo à acreditação. A meta de 2016 é superar o índice de 85%. Quando conseguir alcançar a conformidade em todos os padrões aplicáveis, o hospital estará apto a receber o certificado internacional da JCI.

O que está em jogo

Os avaliadores da JCI analisam os processos de trabalho em todos os setores do HC-UFMG. A agenda de visitas inclui reuniões de planejamento, visitas prediais, revisões de documentos e prontuários, rastreadores de medicamentos e pacientes, dentre outros. Diariamente, os avaliadores elaboram um relatório com os principais achados e no último dia são apresentadas as recomendações para a Instituição.  Todas essas atividades são realizadas com o auxílio de facilitadores do hospital, como gerentes e coordenadores de unidades, setores e divisões.  

Campanha "Meu trabalho faz o HC que você vê"

Ao longo do ano, o HC-UFMG desenvolveu uma série de campanhas  com o intuito de divulgar os padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente e fomentar a incorporação dos requisitos  do Manual de Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais. Dessa forma, buscou-se preparar a comunidade hospitalar para a visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação. 

Idealizada pelo Comitê da Qualidade, em parceria com a Gesqualis e Unidade de Comunicação, a campanha tratou de diferentes padrões da Acreditação, constantes do manual da JCI.  

Confira abaixo, alguns temas tratados durante o ano de 2016.