Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Residência Buco Maxilo Facial

 

PUBLICADO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL - 2018

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais foi publicado edital do processo seletivo para o preenchimento de 02 (duas) vagas no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial em 2018. 

Acesse o EDITAL aqui

ERRATA    .................................................................... Publicada em 11/10/2017

 

 

ACESSE O FORMULÁRIO:

Requerimento de inscrição

 

O Hospital das Clínicas da UFMG oferece um Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, aprovado pelo Conselho Diretor em 11 de abril de 2007 e autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia, através do Processo CFO-13943/2007 (CRO-MG – 2649/2007). Essa modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizada pelo treinamento em serviço, foi instituída pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005 que define diretrizes e estratégias para a implementação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.


O Programa tem a duração de três anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando cerca de 9.212 horas, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.


Para ingressar no Programa é preciso que o candidato seja graduado em Odontologia e aprovado em processo seletivo promovido anualmente pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo da Residência em Cirugia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HC-UFMG. As informações relativas ao processo de seleção, número de vagas, matrícula e início do programa constam do Edital do Processo Seletivo.


Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Dentre as atividades práticas dos Profissionais da Saúde Residentes está prevista a execução de procedimentos como: cirurgia de dentes erupcionados e inclusos, cirurgia parendodôntica, cirurgia pré-protética, cirurgia dos tecidos moles da boca, cirurgia dos cistos e tumores benignos da boca e face, tratamento das infecções odontogênicas, cirurgias reconstrutivas dos maxilares e face, cirurgias da articulação temporomandibular, cirurgias em implantodontia, cirurgia para correção das deformidades dento-esqueléticas faciais, atendimento emergencial ao paciente traumatizado de face, cirurgia das fraturas do esqueleto facial, atendimento dos acidentes e complicações em cirurgia odontológica, dentre outros procedimentos.

As cirurgias ambulatoriais são realizadas pelos Profissionais da Saúde Residentes, considerando-se a complexidade do procedimento e a capacidade de cada profissional para executá-las. Os procedimentos cirúrgicos hospitalares, sob anestesia geral, são realizados exclusivamente pelo Profissional da Saúde Residente que esteja cumprindo o seu último ano no Programa (R3). Demais Residentes participarão como auxiliares nestas cirurgias.

As atividades teóricas como aulas expositivas, grupos de discussão e seminários são realizadas semanalmente com a participação dos Tutores, Preceptores, Professores Convidados e os Profissionais da Saúde Residentes. 

Remuneração: O Profissional da Saúde Residente receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa trabalho, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde (Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).

Moradia: A unidade residencial Maria Guimarães está localizada na Alameda Álvaro Celso, nº 250, bairro Sta. Efigênia. Telefone: (31) 3409-9597. Ela funciona como moradia de residentes que cumprem os Programas de Residência no HC/UFMG, estando pronta para atender às necessidades essenciais de seus hóspedes. A sua estrutura oferece condições satisfatórias de estudo, alimentação, descanso, segurança, limpeza e conservação dos quartos. Possui a capacidade de hospedar até 70 moradores e a admissão na unidade está condicionada à existência de vagas. A solicitação de vaga deverá ser realizada através de formulário próprio na Secretaria da COREMU.

Coordenador: Prof. Wagner Henriques de Castro

Tutores: 
Profa. Denise Vieira Travassos - Doutora em Deontologia e Odontologia Legal
Prof. Luiz César Alves da Fonseca - Cirurgião-dentista
Prof. Ricardo Santiago Gomez - Doutor em Patologia Bucal
Profa.Tarcília Aparecida da Silva - Doutora em Patologia Bucal
Prof. Wagner Henriques de Castro - Doutor em Patologia Odontológica e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Preceptores:
Prof. Felipe Eduardo Baires Campos - Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial
Profa Joana Farias da Cunha - Mestre em Estomatologia  
Prof. Luiz Felipe Cardoso Lehman - Mestre em Ciências dos Materiais

Professores Convidados do Programa: 
Profa. Graziela Chequer – Doutora em Clínica Médica
Prof. Paulo Roberto da Costa – Doutor em Patologia
Prof. Renato Santiago Gomez - Doutor em Farmacologia