Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Residência Multiprofissional Integrada em Saúde

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde

Atenção: Publicado o edital do Processo Seletivo da Residência Multiprofissional para o ano de 2017  

Acesse 

 

Apresentação e Histórico

Desde 2010 o Hospital das Clínicas da UFMG oferece o Programa de Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde com áreas de concentração em Saúde Cardiovascular e Saúde do Idoso. 

A Residência Integrada  Multiprofissional visa  promover  o desenvolvimento de profissionais de saúde para atuarem na Atenção à Saúde do Idoso e Atenção Cardiovascular; e na gestão/organização do trabalho, resultando em aprimoramento da organização da assistência a partir da problematização do processo de trabalho, práticas profissionais críticas, éticas e humanísticas, além da melhora permanente da qualidade do cuidado à saúde.

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais é cadastrado no Sistema de Informação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (SisCNRMS)sob o protocolo 2010-54.

A duração do Programa é de dois anos, com uma carga horária semanal de 60 horas, totalizando cerca de 5.760 horas.

Para ingressar no Programa de Residência Integrada em Multiprofissional  em Saúde, é preciso que o candidato seja graduado nos cursos que compõem as áreas profissionais  e aprovado em processo seletivo promovido pela Comissão de Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG  (Coremult), órgão que coordena o Programa de Residência Integrada Multiprofissional do HC/UFMG. Para  informações relativas ao processo de seleção, matrícula e início do programa  click aqui.

 


Residência Multiprofissional Integrada em Saúde

Residência Multiprofissional Integrada em Saúde

RESOLUÇÃO 04/15 DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre as normas internas da Residência Multiprofissional para aceitação de residentes nos estágios dos Programas de Residência Multiprofissional do HC-UFMG

 

O Profissional receberá mensalmente, durante todo o Programa de Residência, uma bolsa de trabalho, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).

Coordenação da Comissão de  Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG 

Coordenadora:  Profa. Gisele de Cássia Gomes

Subcoordenadora: Profa Érica de Araújo Brandão Couto

 

 

A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizado pelo treinamento em serviço foi regulamentada pela Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005 que define diretrizes e estratégias para a implementação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).                                                                                                          

 

  •      Saúde Cardiovascular

            Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

  •      Saúde do Idoso

            Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

  •     Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente

            Farmácia, Nutrição e Odontologia

 

 

Para ingressar no Programa de Residência Integrada em Multiprofissional  em Saúde, é preciso que o candidato seja graduado nos cursos que compõem as áreas profissionais  e aprovado em processo seletivo promovido pela Coordenação Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG  (COREMULT). As informações relativas ao processo de seleção, matrícula e início do programa estão disponíveis abaixo.

Manter o último edital  e fazer as comunicações durante o processo seletivo  

 

 

As áreas de concentração das diversas categorias profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde  do HC  poderão oferecer aos Residentes de outras instituições , estágio opcional destinado exclusivamente para Residentes a partir do segundo ano de residência (R2), matriculados em programas  de residência multiprofissional reconhecidos pela CNRMS/MEC, com duração mínima de 30 dias e máxima de 90 dias, carga horária máxima de 60 horas semanais.

Normas de Estágio para Residentes Multiprofissionais de outras instituições no HC-UFMG ( inserir arquivo)

Formulário para Solicitação de Estagio para Residente Multiprofissional (inserir arquivo)

 

 

As informações relativas às normas, regulamentações e diretrizes da  Comissão de Residência MultiprofissionaI em Saúde  ou em Área Profissional da Saúde –COREMU UFMG estão disponibilizadas abaixo:

Regulamento da COREMU  

As informações relativas às normas, regulamentações e diretrizes da Comissão de Residência Integrada MultiprofissionaI em Saúde  COREMULT  UFMG estão disponibilizadas abaixo:

Regulamento da COREMULT  

Normas   e Formulário para Estágio em outras instituições ( inserir arquivo)

Formulário de Avaliação Semestral ( inserir arquivo)

Formulário de Solicitação de Férias ( inserir arquivo)

Formulário de Afastamento para Participação em Eventos ( inserir arquivo)

 

 

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIOS NA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL  EM SAÚDE DO HC/UFMG.

 

Preencher formulário de solicitação (anexo) e encaminhar para o endereço eletrônico: coremulthc@gmail.com ou via correio para:

Hospital de Clínicas / UFMG

Comissão de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde-COREMULT

Av. Alfredo Balena, 110 (1º andar, sala 103, ala norte) - Belo Horizonte - MG - CEP 30130-100

 

  1. O preenchimento do formulário é obrigatório, e deverá ser assinado pelo solicitante e pelo Coordenador da Comissão de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - RIMS da instituição de origem;

 

  1. Os formulários serão recebidos pela secretaria da COREMULT, analisados e encaminhados aos Tutores da área profissional do solicitante.

 

  1. O Tutor, após receber a solicitação, deverá verificar com os Serviços, Unidades Funcionais a viabilidade de receber o residente para estágio.

 

  1. O Tutor deverá devolver o formulário assinado à secretária da COREMULT.

 

  1. As respostas serão informadas ao solicitante no prazo de 45 dias por email a contar da data de encerramento das solicitações.

 

  1. As solicitações deverão ser formuladas e encaminhadas à COREMULT-HC somente nos seguintes períodos: dia 1º ao dia 30 de abril ou 1º ao dia 30 de outubro de cada ano.

* Não serão consideradas as solicitações enviadas fora das datas previstas.

 

  1. O Candidato ao estágio deverá seguir as NORMAS DE ESTÁGIOS estabelecidas pela COREMULT, descritas abaixo:

 

Normas de Estágio para Residentes Multiprofissionais de outras instituições no HC/UFMG

 

As áreas de concentração das diversas categorias profissionais da RIMS/HC poderão oferecer aos Residentes de outras instituições, sem prejuízo para a RIMS, estágio opcional destinado exclusivamente para Residentes a partir do segundo ano de residência (R2), matriculados em programas de residência multiprofissional reconhecidos pela CNRMS/MEC, com duração mínima de 30 dias e máxima de 60 dias, carga horária máxima de 60 horas semanais e cumprimento das seguintes normas:

 

1.Para solicitar o estágio deverá ser preenchido formulário próprio informando o período pretendido e anexar um plano de trabalho com objetivos, justificativa e informações sobre as atividades que pretende desenvolver durante o estágio no HC/UFMG. O plano de trabalho deverá conter no máximo 02 (duas) laudas;

 

2. O estágio para Residentes externos terá no máximo 01 (uma) vaga mensal para cada categoria profissional e não poderá ser prorrogado além dos 60 dias;

 

3. Ocorrendo mais de um candidato para determinado período, será realizada seleção com critérios definidos pelo serviço e/ou tutor responsável pela área profissional;

 

4. A frequência diária deverá ser registrada nos serviços ou unidades funcionais onde serão desenvolvidas as atividades do estágio;

 

5. O residente deverá providenciar cópia da apólice seguro de vida emitida pela instituição de origem. Caso a instituição não realize seguro para residentes, o próprio residente deverá providenciar esse documento;

 

6. O Residente deverá comparecer à secretaria da COREMULT (ou outro local, caso definido pelo tutor que irá recebê-lo), na data de início do seu estágio, para receber o crachá de acesso às dependências do HC/UFMG, que se encerrará ao término do referido estágio;

 

7. O residente deverá entregar à COREMULT, no início de seu estágio, o seguro de vida e demais documentos originais.

 

8. Não será fornecido durante o período de estágio: alimentação, estacionamento ou alojamento;

 

9. O Residente externo será supervisionado diretamente pelos Preceptores da RIMS, tendo por superior imediato o TUTOR da RIMS, que farão cumprir as normas aqui definidas e as normas disciplinares da COREMULT, contidas no Regimento Interno da RIMS-HC/UFMG;

 

10. Ao fim do estágio, observando o relatório e a avaliação da preceptoria, a RIMS-HC/UFMG emitirá declaração de realização do estágio segundo modelo padrão.

 

 

 

SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO PARA RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL

 

SOLICITAÇÃO DO ESTÁGIO (Duração Máxima de 60 DIAS – Anexar  Proposta de Plano de trabalho máximo 2 laudas )

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: (  ) SAÚDE CARDIOVASCULAR (  ) SAÚDE DO IDOSO  (  ) CUIDADO HUMANIZADO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

CATEGORIA  PROFISSIONAL:     (  ) Enfermagem  (  ) Farmácia (  ) Fisioterapia   (  ) Fonoaudiologia   (  ) Nutrição   (  ) Odontologia   (  ) Psicologia                          (  ) Terapia Ocupacional

 

1ª OPÇÃO

PERÍODO DE ESTÁGIO:

DATA DE INÍCIO:   

DATA DE TÉRMINO:  

2ª OPÇÃO

PERÍODO DE ESTÁGIO:

DATA DE INÍCIO:

DATA DE TÉRMINO:

 

DADOS PESSOAIS

NOME:

 

ENDEREÇO:

 

Nº:

 

COMPLEMENTO:

 

BAIRRO:

 

CEP:

 

MUNICÍPIO:

 

UF:

 

FONE:

 

CPF:

 

RG:

 

Conselho

Profissional

 

DADOS DO PROGRAMA – INSTITUIÇÃO DE ORIGEM

INSTITUIÇÃO ONDE REALIZA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

 

CIDADE / ESTADO

 

 

TELEFONE:

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

EMAIL COREMU/ PROGRAMA

 

 

EMAIL DO SOLICITANTE

 

                           

 

DATA DA SOLICITAÇÃO: _______/_______/_________

 

       

 

_______________________________________________

         Assinatura e carimbo do Coordenador da   Residência/ Programa   

         Multiprofissional

 

 

________________________________________

Assinatura do(a) residente multiprofissional solicitante

AO TUTOR RESPONSÁVEL PELA CATEGORIA PROFISSIONAL DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 (Preenchido pela COREMULT HC/UFMG)

NOME DO TUTOR:

 

DATA:

 _______/_______/_______                      ______________________________________

                                                                   Coordenador da COREMULT do HC/UFMG

 

Retorno COREMULT HC/UFMG em até   ____/____/_____

                                                                                                          

       Esta solicitação foi:  

              

                   Deferida para o período ____/_____/_____ a ______/______/_____

                 

                   Indeferida

                                     

        _____________________________________

         Assinatura do Tutor da Residência Integrada HC/UFMG

 

Aprovação Reunião COREMULT:

                 

          Deferido                                                        Indeferido

Belo Horizonte _______/_______/_______              ___________________________________

                                                                             Coordenador da COREMULT-HC/UFMG

     

 

Comissão  de Residência Integrada Multiprofissional  em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG  (Coremult)

Gerência de Ensino e Pesquisa

Hospital das Clínicas da UFMG

Email : coremulthc@gmail.com     Telefone: (31) 3409-9208

Av. Prof. Alfredo Balena nº 110, Santa Efigênia, Belo Horizonte, CEP: 30.130.100