Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Residências em Saúde Residências em Saúde

Residências em Saúde

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) oferece 41 programas de residência na área médica, 3 de residência multiprofissional (farmácia, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e odontologia) e 1 em Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, perfazendo um total aproximado de 500 residentes.

A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, consistem de um Programa de pós-graduação especialização latu sensu com ênfase na formação em serviço, regulamentada pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005 e pela Portaria Interministerial nº 2.117, de 03 de novembro de 2005.

O Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, aprovado pelo Conselho Diretor em 11 de abril de 2007 e autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia oferece 02 vagas. Em 2009 o MEC criou oportunidades para que todos os hospitais de ensino do país pudessem apresentar proposta de projeto para a implantação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HC-UFMG, autorizado pelo MEC em 30 de outubro de 2009, oferece 33 vagas em três áreas de concentração: Saúde do Idoso (19) e Saúde Cardiovascular (9) e Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente (5).

Os Programas de Residência Médica da UFMG foram vinculados ao Hospital das Clínicas em 1976 quando o HC se tornou órgão suplementar da Universidade e em 1977 foi criada a Coordenação de Residência Médica e Estágios (COREME), órgão responsável pela coordenação de todos os programas. Todos os programas são credenciados pelo MEC e obedecem à legislação vigente e Resoluções do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM). Os programas têm duração mínima de dois anos e máxima de seis anos, dependendo da especialidade.