Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Saiba mais: Ensino e Pesquisa Saiba mais: Ensino e Pesquisa

Ensino, Pesquisa e Extensão - Mais

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) é um hospital universitário, público, geral, integrado ao SUS. Funciona atualmente com 419 leitos ativos, sendo 90 leitos de Terapia Intensiva. Atende a todas as especialidades e subespecialidades oferecidas ao SUS, exceto radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para o Estado de Minas Gerais. É hospital de ensino certificado pelo MEC desde 2004. Atua no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisa, e na produção e incorporação de tecnologias na área da saúde. Oferece espaço como campo de estágio para aproximadamente 2.316 alunos dos cursos de medicina, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, gestão em saúde, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, odontologia, tecnólogo em imagem, técnico em Patologia Clínica, bioquímica, psicologia, técnico em enfermagem e Biologia.

O HC-UFMG oferece 41 programas de Residência na área médica, dois em residência multiprofissional - Saúde do Idoso e Cardiovascular nas especialidades de: farmácia, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia, e um em Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, formando um total aproximado de 550 residentes na área de saúde a cada ano.

Apresenta importante atuação na produção de conhecimento científico, com uma média de 182 novos projetos de pesquisa ao ano, com desenvolvimento de estudos de mestrado e doutorado na área de saúde. Possui um Centro de Pesquisas Clínicas que atua no desenvolvimento de pesquisas clínicas, na realização de ensaios de bioequivalência, na formação de recursos humanos e  na sistematização dos procedimentos da  Pesquisa Clínica, avaliando novos medicamentos, tratamentos, testes diagnósticos entre outros a serem utilizados na promoção e melhoria da saúde.

Possui um Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, cujo papel é oferecer tanto á instituição quanto ao gestor instrumentos técnicos para deliberar com base nas melhores evidências científicas disponíveis, sobre a incorporação ou manutenção de tecnologias em saúde. O Núcleo de Avaliação de Tecnologias mantém convênios com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituto Brasileiro para Estudo e Desenvolvimento do Setor de Saúde.

O Centro de Telessaúde é responsável pelo desenvolvimento de ações de telessaúde na instituição desde 2001. Entre as suas finalidades, tem um importante papel no suporte assistencial e educacional para profissionais de saúde distantes dos centros universitários, por meio de centrais de teleconsultoria e telediagnóstico. Coordena a Rede de Teleassistência de Minas Gerais constituída em 2005 a partir de uma parceria entre seis universidades públicas do estado: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e está credenciado junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como uma das Redes de Pesquisa do Estado. 

A Gerência de Ensino e Pesquisa desenvolve ainda ações de Extensão entendidas como o processo educativo, artístico, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa que amplia a relação da Universidade com a sociedade. Integrante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, possui o Centro de Extensão, que tem grande importância e destaque, ao fazer a ponte entre a universidade e a comunidade na área de saúde. Em 2013 o Centro de Extensão apoiou a realização de 89 ações, com atividades junto a comunidade, envolvendo aproximadamente 154 alunos de graduação.

O Hospital apresenta também como missão a Cooperação Internacional no intuito de promover  e apoiar o desenvolvimento de ações de internacionalização, identificando oportunidades de mobilidade internacional de interesse dos docentes, técnicos, residentes em saúde, alunos de graduação e pós-graduação atuando no hospital. Articular e apoiar as mobilidades e missões dos intercambistas, profissionais, pesquisadores e visitantes estrangeiros ao hospital. Promover ações que divulguem a instituição no cenário internacional.

Ensino

Criado em 1928 como hospital de ensino o HC desempenha papel estratégico na formação de recursos humanos para a saúde disponibilizando sua infra estrutura física e tecnológica para o treinamento prático de alunos da UFMG e outras Instituições de Ensino nas áreas de graduação, especialização, mestrado, doutorado e áreas técnicas. 

A oferta de cenários de treinamento e aprendizado pelo HC permite aos estudantes a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes importantes para oferta de ações de saúde modelares, alinhadas às diretrizes de humanização do cuidado, segurança do paciente, qualidade e excelência técnica.  Busca ainda a formação de profissionais de saúde críticos, reflexivos e voltados para a intervenção baseada nas melhores evidências.

Estágios curriculares

Destinado aos alunos de graduação, pós graduação  e cursos técnicos da UFMG e outras Instituições conveniadas

O HC é campo de treinamento para todos os cursos da área da saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Avaliação de Serviços de Saúde e Tecnólogo em Radiologia.

Nº de alunos com atividades didáticas no HC

Graduação

Medicina

1201

Enfermagem

218

Outros cursos

55

Nível Médio

1

Especialização

18

                                            Fonte: DEPE/2014

A supervisão e acompanhamento dos alunos durante as atividades práticas dentro do HC são realizadas por profissionais do HC e docentes das unidades acadêmicas conforme carga horária e atividades estabelecidas em cada Programa de Disciplina e programa de estágio.

Nº de docentes com atividades didáticas no HC

Medicina

424

Enfermagem

32

Outros cursos

28

                                            Fonte:CEGRAD FM ,CEGRAD EE, UF Multiprofissional

Indicadores de Ensino

Relação aluno/docente

3,81

Relação aluno+residente/preceptor 1

2,4

                                                                                                 Fonte: DEPE, 2014

1considera residentes em saúde e alunos de graduação no numerador e preceptores e supervisores (todos os docentes atuando no HC e todos os profissionais de atividade fim com nível de graduação do quadro da UFMG e Ebserh). Considera que todos os profissionais devem atuar no ensino. Considera supervisor de estágio  quem participa de atividade com alunos de graduação. A categoria preceptoria se aplica apenas a residência.

Instituições conveniadas

O Hospital possui convênios de cooperação com hospitais e instituições de ensino regionais, estaduais e nacionais, especialmente para a oferta de estágios e treinamento em serviço  para alunos de graduação e de pós-graduação respectivamente.

Os estágios curriculares oferecidos aos alunos de outras instituições de ensino dependem de:

-existência de termo de convênio ou parceria formalizada entre o HC e a instituição de ensino, solicitação nominal de estágio encaminhado pela instituição de ensino de origem do aluno à GEP,aprovação da coordenação do setor/serviço a que destina o estagiário.

 

Espaço para inserir os modelos dos termos (resolução será inserida apões aprovação da GEP)

As formas de supervisão e de acompanhamento deverão estar descritas no Termo de Convênio/Cooperação.

Convênios entre HC-UFMG e outras Instituições:

 

INSTITUIÇÃO

 

ÁREA / CURSO

OBJETO

 

DATA DA ASSINATURA DO TERMO

 

VIGÊNCIA

DO

TERMO ATUAL

 

HERMES PARDINI

 

 

 

Endocrinologia e Metabologia

 

Convênio para Treinamento em serviço de médicos residentes do 2º ano do Programa de Residência Médica em Endocrinoloiga e Metabologia do HC/UFMG na Unidade Sede do Hermes Pardini.

 

 

01/12/2011

 

 

01/12/2011

30/11/2016

 

UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Oftalmologia

Protocolo de Cooperação para Treinamento em serviço de médicos residentes do 3º ano do Programa de Residência Médica em Oftalmologia  da UFJF nas dependências do HSG/HC/UFMG, nos setores de córnea, glaucoma, baixa visão infantil, retina e visão subnormal.

 

01/01/2012

 

 

 

01/01/2012

a

31/12/2017

 

UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Gastroenterologia Pediátrica

Protocolo de Cooperação para Treinamento em serviço de médicos residentes do 3º ano do Programa de Residência Médica em Gastroenterologia Pediátria da UFJF nas dependências do HSG/HC/UFMG.

 

01/01/2012

 

 

01/01/2012

a

31/12/2017

 

Maternidade

 Odete Valadares

 

 

Ginecologia e Obstetrícia

Protocolo de Cooperação Técnico-Científico para treinamento em serviçode médicos residentes do 3º ano do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HC/UFMG na Unidade de Treinamento Intensivo da Maternidade Odete Valadares.

 

 

02/03/2013

 

 

 

 

02/12/2013

 

Por prazo Indeterminado

 

UFOP

 Universidade Federal de Ouro Preto

 

 

Nutrição

Convênio para concessão de estágio curricular obrigatório nas dependências da Unidade Funcional Serviço de Nutrição e Dietética do HC/UFMG, aos alunos regularmente matriculados no curso de Nutrição da UFOP

 

31/03/2013

 

31/03/2015

a

 31/03/2017

 

Instituto Profissional

Gonçalves Lage

 

 

Técnico em

 Nutrição e Dietética

Convênio para concessão de estágio curricular obrigatório nas dependências da do HC/UFMG, aos alunos regularmente matriculados no curso técnico em Nutrição e Dietética do IP Gonçalves Lage.

 

 

20/04/2010

 

19/07/2014

a

19/07/2015

 

 

SENAC

 

Técnico em Enfermagem,

Farmácia,

Nutrição e Dietética e Seg. do Trabalho

 

Convênio para concessão de estágio curricular obrigatório nas dependências da do HC/UFMG, aos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos em enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho do SENAC.

 

05/10/2010

 

05/10/2014

a

04/10/2015

 

Hospital Vera Cruz

 

Endocrinologia e

Metabologia

Convênio a concessão de treinamento em serviço aos médicos residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Vera Cruz, na Especialidade de Endocrinologia e Metabologia, pelo Hospital das Clínicas da UFMG.

 

 

28/11/2011

 

28/11/2011

A

27/11/2016

 

 

Hematológica

Clínica de

Hematologia

 

 

 

 

Medina laboratorial

Parceria/Termo de Cooperação Mútuo entre o Serviço de Medicina Laboratorial do Hospital das Clínicas/UFMG e a Hematológica Clínica de Hematologia Ltda., para realização de CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNO de mielogramas e coloração para hemossiderina.

 

 

 

20/03/2013

 

 

19/03/15

a

19/03/17

 

 

Hematológica

Clínica de Hematologia

 

 

 

Medicina Laboratorial

Parceria/Termo de Cooperação entre o Serviço de Medicina Laboratorial do Hospital das Clínicas/UFMG e a Hematológica Clínica de Hematologia Ltda., para realização de MÚTUO CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNO através de imunofenotipagem de linfócitos CD3+CD8+CD4+ e imunofenotipagem para leucemias empregando-se o equipamento FACSCalibur Dickinson (BD)

 

 

02/03/2015

 

02/03/2015

a

02/03/2017

 

 

 

Hematológica

Clínica de Hematologia

 

 

 

Medicina Laboratorial

Termo de Mútua Cooperação entre o Serviço de Medicina Laboratorial do Hospital das Clínicas da UFMG e a HEMATOLÓGICA Clínica de Hematologia Ltda., para realização de mútuo controle de qualidade externo através de análise de Cariótipo em banda G de sangue periférico e de medula óssea para pesquisa de alterações cromossômicas constitucionais e/ou adquiridas em doenças neoplásicas, empregando o Sistema Internacional de Nomenclatura para Citogenética Humana - ISCN 2013 - An International System for Human Cytogenetic Nomenclature (L.G.Shaffer, J.McGowan-Jordan, M.Schmid (eds); S.Karger, Basel, 2013) como referência de análise e classificação dos resultados encontrados.

 

 

06/04/2015

 

06/04/2015

a

06/04/2020

 

                 

   Fonte: Assessoria Jurídica HC-UFMG, março de 2015   

Estágios não curriculares

Destinado aos alunos da UFMG de diversas áreas e bolsistas de Projetos e Programas da Universidade e/ ou de Instituições parceiras nacionais ou estrangeiras

Os estágios extracurriculares são oferecidos nas áreas de Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão. Desde 1997 o HC oferece bolsas de estágios extracurriculares em seus projetos de extensão e desenvolvimento institucional para estudantes da UFMG de diversos cursos, em convênio com a Fundação Mendes Pimentel - FUMP.

Os estágios em programas e projetos de extensão e estágios não curriculares obedecem a Lei N˚ 11.788 de 25 de dezembro de 2008 que dispõe sobre estágios de estudantes e são aprovados pelo Centro de Extensão e Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão. Os estágios em projetos e programas de extensão ocorrem no âmbito das iniciativas de extensão aprovadas pelo Centro de Extensão (Cenex) e Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).

Os estágios para alunos estrangeiros dependem de acordo entre o HC e as Instituições cooperadas Veja mais em  Cooperação Internacional. 

Pesquisa

O Hospital das Clínicas desenvolve simultaneamente ensino, pesquisa e assistência, sendo o desenvolvimento de pesquisas uma das razões de sua excelência técnica e relevância social. As atividades de pesquisa geram conhecimento e inovação na área de saúde e vem crescendo ano a ano na instituição.

Distribuição das Pesquisas registradas no HC-UFMG segundo o ano, 2000-2014

Ano

2000

63

2001

80

2002

96

2003

112

2004

110

2005

116

2006

158

2007

223

2008

187

2009

206

2010

195

2011

202

2012

139

2013

2014

193

                                        169

Total

2080

 Fonte: DEPE/2014

 

 

 

 


Navegação Navegação