Hospital das Clínicas

Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG

Teleconsultoria Teleconsultoria

Ensino e Pesquisa_Centro_de_Telessaúde_teleconsultoria

Teleconsultoria constitui “consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho” (Portaria 2.546, 27/10/2011, Ministério da Saúde).

O processo de solicitação e resposta a uma teleconsultoria ocorre entre um ou mais profissionais de saúde solicitantes e um ou mais teleconsultores.

Nas teleconsultorias síncronas (on line) a discussão ocorre em tempo real e       é oferecida em conjunto ao serviço de Telediagnóstico apenas na Telecardiologia, enquanto nas assíncronas (off line) a questão enviada pelo solicitante é posteriormente respondida pelo teleconsultor.

A Rede de Teleassistência de Minas Gerais oferece serviço de teleconsultorias assíncronas, em que as solicitações são encaminhadas aos plantões reguladores presentes nas áreas de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Dermatologia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Fonoaudiologia. Caso necessário, a teleconsultoria é encaminhada a um especialista, de acordo com a lista de especialidades disponíveis no serviço.

Ir para o site do Centro de Telessaúde