Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Extensão Extensão

Extensão Extensão

Ensino e Pesquisa - Extensão

O Hospital das Clínicas da UFPE desenvolve várias atividades de extensão (programas, projetos, cursos, eventos, serviços, publicações) que são regulamentadas pela Resolução 09/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Extensão é definida como o elo entre as atividades universitárias e os diversos segmentos da comunidade interna e externa. O envolvimento crescente de acadêmicos (docentes e discentes da UFPE) e profissionais do HC buscam ampliar essa relação entre a universidade e a sociedade.


Sobre a Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão (Ugaext)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) articula, acompanha e registra as atividades extensionistas da UFPE e a Ugaext tem a função de apoiar, coordenar, divulgar e avaliar as ações extensionistas no seu âmbito de atuação.

Os profissionais, vinculados ao HC, interessados em desenvolver atividades extensionistas podem contar com a orientação da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão, para estabelecer as formas de viabilização e implementação dessas ações.

A Institucionalização das Ligas Acadêmicas que acontecem no HC também são acompanhadas pela Ugaext e registradas no Sistema de Gestão da Extensão da UFPE (Sigproj).


Chefe Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão (Ugaext) 
Roberta Baudel
Telefone: (81) 2126.3984
E-mail: betabaudel@hotmail.com

Confira alguns programas de extensão desenvolvidos no HC:

Programa Mais (Manifestações de Arte Integradas à Saúde)

Coordenadora Geral: Leniée Campos Maia
Telefone: (81) 2126.8545/2126.8546
Facebook: www.facebook.com/saudemaisprograma.

Iniciado em 4 de junho de 2007, o Programa Mais leva atividades artísticoculturais a pacientes, acompanhantes, funcionários e alunos do Hospital das Clínicas da UFPE, como ferramenta complementar no tratamento e reabilitação dos pacientes e na humanização da assistência à saúde. Vinculado ao Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde, o Mais engloba cerca de 14 projetos de extensão. Há contação de histórias, apresentação musical, oficinas de artesanato, leitura, entre outras atividades. Participam do programa cerca de 200 estudantes da UFPE e 18 servidores (entre médicos, professores e técnicos administrativos), além de colaboradores externos. O Mais já ganhou diversas premiações pelo trabalho desenvolvido, com destaque para o Prêmio Cultura e Saúde, em 2010, do Ministério da Cultura, e o Prêmio de Humanização, da Pastoral da Saúde, em 2011 e 2012. Entre os objetivos do programa: promover humanização no ambiente hospitalar melhorando a qualidade de vida de pacientes, acompanhantes, alunos e profissionais de saúde; reduzir o nível de estresse no ambiente hospitalar; utilizar as várias manifestações de arte como ferramenta complementar no tratamento das doenças e promoção da saúde; sensibilizar e estimular a comunidade do HC para novas experiências artísticas e culturais.

Programa Pró-Parkinson

Coordenadora Geral: Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Telefone: (81) 2126.3664 (Ambulatório de Neurologia)
Informações detalhadas aqui 

O Pró-Parkinson é um Programa de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco / Hospital das Clínicas que visa promover assistência multiprofissional ao paciente com Doença de Parkinson do HC/UFPE. Além da assistência o Programa tem caráter informativo/educativo, pois orienta paciente e cuidador em questões relacionadas ao cuidado em casa. O Programa promove também pesquisas científicas, pois está vinculado ao grupo de pesquisa: Neurociências e Neurofisiologia Clínica e apresenta um forte compromisso com o ensino, pois contribui para a formação das graduações de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia. O Programa atua por meio de Projetos de Extensão vinculados:

  • Pró-Parkinson: Neurologia (Coord. Dr. Amdore Asano)
  • Pró-Parkinson: Clínica Médica (Coord. Dra. Nadja Asano)
  • Pró-Parkinson: Fisioterapia (Coord. Dra. Graça Coriolano)
  • Pró-Parkinson: Terapia Ocupacional (Coord. Dra. Danielle Carneiro)
  • Pró-Parkinson: Odontologia (Coord. Dra. Carla Cabral)
  • Pró-Parkinson: Fonoarticulação (Coord. Dra. Ana Cláudia Vieira)
  • Pró-Parkinson: Voz (Coord. Dra. Zulina Lira)
  • Pró-Parkinson: Psicologia (Coord. Dra. Cilene Aguiar)

 

Progesta (Programa de Apoio à Gestante Adolescente) 

Local: Sala de Treinamento do HC - térreo

Telefone: (81) 2126.3662

Responsável: Maria do Rosário Veras

Dia de Reunião: Quinta-feira, das 7h às 11h

O Progesta é um programa voltado para gestantes adolescentes. Durante três meses elas são acompanhadas no HC, desde a assistência do pré-natal até ações educativas de promoção à saúde, por uma equipe multiprofissional composta por pediatra, assistente social, enfermeira, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. As adolescentes grávidas recebem acompanhamento individualizado nas seis especialidades que compõem o programa. O objetivo desse plano terapêutico é prestar uma melhor assistência atendendo às necessidades específicas de cada paciente. As reuniões são semanais.
 

Programa de Hipertensão Arterial 

Local: Ambulatório de Cardiologia – 3º Andar

Telefone: (81) 2126.3714 / 2126.3724

Responsável: Hilton Chaves

O Programa de Hipertensão do Hospital das Clínicas tem como objetivo prestar assistência multidisciplinar ao usuário. Os pacientes são submetidos a consultas clínicas e exames orientados por uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, assistente social e psicólogo.

 

Programa de Planejamento Familiar 

Local: Ambulatório de Ginecologia
Contato: (81) 2126.3917
Responsável: Sandra Guedes

O programa desenvolve ações educativas acerca da saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres. Qualquer usuário que deseja engravidar ou evitar filhos pode ter acesso ao grupo, desde que apresente o encaminhamento (interno ou externo) para participar da palestra de planejamento familiar, devendo ir aos guichês de atendimento (central de marcação) para agendamento. Nos casos de laqueadura e vasectomia, são fornecidos termos de consentimento, solicitados documentos e agendado novo atendimento com o serviço social para posterior encaminhamento para marcação de cirurgia.

Acesse aqui a lista com os Projetos de Extensão 2015 do HC. 

Acesse aqui as Atividades Extensionistas registradas em 2017

Acesse aqui as Ligas Acadêmicas registradas no SIGPROJ