Notícias Notícias

Voltar

HC e Gensc realizam palestra sobre distúrbios do sono

evento

HC e Gensc realizam palestra sobre distúrbios do sono

Encontro será nesta terça-feira (21), às 7h50, no auditório Jorge Lobo

O Ambulatório do Sono do Hospital das Clínicas da UFPE e o Grupo de Pesquisa em Exercício Físico, Nutrição e Sistema Nervoso Central (Gensc) do Departamento de Educação Física da UFPE realizam o III Ciclo de Palestra em Neurociências do Gensc, na terça-feira (21), das 7h50 às 13h, no auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O HC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento deste ano tem como tema “A  atuação interdisciplinar no tratamento dos distúrbios do sono: sono bom, vida saudável” em comemoração à Semana Mundial do Sono e integra uma série de ações promovidas pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em outras dez cidades brasileiras. 

Serão oito palestrantes de diferentes áreas de atuação (Educação Física, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia e Nutrição) que vão discutir os tratamentos da insônia e da apneia obstrutiva, com o objetivo de mobilizar os profissionais da saúde sobre a importância do sono para uma vida saudável. 

Os interessados podem realizar a pré-inscrição por meio do formulário online. A confirmação da inscrição será realizada no dia do evento, no hall ao lado do auditório, mediante a entrega de kits de limpeza e cuidado, que serão doados a instituições carentes: kit 1 (dois sabonetes, dois cremes dentais, duas caixinhas de cotonetes e um xampu), kit 2 (um desodorante, um perfume/colônia e dois sabonetes) ou kit 3 (um pacote de fralda geriátrica e duas caixinhas de cotonetes).  

Os distúrbios do sono geram consequências como a falta de produtividade no trabalho, maiores riscos de acidentes (tanto no trabalho, como os automobilísticos), futuros problemas cognitivos e também possíveis alterações de humor. 

Sobre a Ebserh - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Moisés de Holanda