Notícias Notícias

Voltar

SGPTI inicia implantação de novo padrão tecnológico no HC

TECNOLOGIA

SGPTI inicia implantação de novo padrão tecnológico no HC

Modelo prevê o uso de credencial eletrônica, uso de pastas compartilhadas, entre outros serviços

O Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, já iniciou o processo de implantação do novo padrão tecnológico dos computadores da instituição. Este novo padrão prevê o uso de credencial eletrônica para cada colaborador, uso de pastas compartilhadas e integração de diversos serviços. A ação de aplicar este novo padrão tecnológico, de iniciativa do SGPTI/HC-UFPE, foi beneficiada pelo contrato assinado recentemente entre a Ebserh sede e a Microsoft, permitindo ao SGPTI atualizar os sistemas operacionais dos equipamentos da unidade e modificar o sistema Linux para o Windows, quando necessário.

Juntamente a isso, o SGPTI também está atualizando os computadores da unidade que já possuem sistema operacional Windows para uma versão mais recente, além de oferecer uma gama de aplicativos e serviços vinculados, como os aplicativos do Microsoft Office. “A aquisição dos softwares e sistemas operacionais segue o padrão de Enrollment for Education Solutions (EES) da Microsoft, modalidade de licenciamento que garante descontos em aquisição de programas da empresa para fins educacionais. No caso, o HC se enquadra no programa por se tratar de um hospital universitário”, comentou o chefe do SGPTI, Alexandre Luna.

A modificação dos sistemas operacionais teve, na última semana, início pelos computadores da Superintendência do HC, utilizado como projeto-piloto, e a previsão é que até o final do segundo semestre de 2017 ela seja concluída em máquinas de todos os setores da instituição.

Credencial Eletrônica
Para garantir uma maior padronização e segurança no uso de dispositivos de informática e do próprio ambiente corporativo tecnológico dentro do HC, o SGPTI também está implantando a Credencial Eletrônica – que se trata de uma identidade digital individual para funcionários da instituição. A Credencial pode ser conseguida a partir do envio das informações dos colaboradores de cada setor para o SGPTI e, assim que criada, garante aos funcionários acesso à rede de computadores e ambiente tecnológico corporativo do HC, a partir de um login e uma senha pessoal e intransferível. A ação também tem previsão de abranger todos as pessoas que utilizam computador no hospital, substituindo os antigos acessos comuns às máquinas da unidade.
 
Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Kelvyn Nunes