Notícias Notícias

Voltar

Confira a Revista de Terapia Intensiva do HC

publicação

Confira a Revista de Terapia Intensiva do HC

Nesta primeira edição, há entrevistas, protocolos e artigos produzidos por profissionais da UTI

Com o intuito de reunir e divulgar trabalhos desenvolvidos por profissionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da UFPE, a equipe multidisciplinar do setor lançou a primeira edição da Revista de Terapia Intensiva do HC-UFPE. O periódico foi idealizado pelo médico intensivista e cardiologista do HC, Ernani Lira, e sua execução contou com a colaboração de diversos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva, incluindo também a chefe da UTI, Michele Godoy. Acesse aqui a publicação na íntegra. 

Com periodicidade trimestral, a primeira edição da revista abrange os meses de outubro a dezembro de 2016. Em sua abertura, o material traz uma entrevista com a coordenação do UTI, onde são abordados os paradigmas atuais das especialidades que compõem a Unidade. De acordo com Ernani Lira, a ideia para a produção do material surgiu após ele ter entrado em contato com o artigo “Medicina Baseada na Bondade (Com e sem evidências)” do também médico da UTI, Itamar Santos. “Esse trabalho me ajudou a perceber com mais clareza o potencial para a produção de bons artigos e trabalhos científicos que a área UTI possui, então a partir disso, e com a colaboração de vários outros colegas da Unidade, a ideia da revista foi sendo desenvolvida”, comentou.

O trabalho de Itamar Santos, aliás, é um dos artigos que compõem o conteúdo dessa primeira edição do periódico, que conta com a apresentação de cerca de oito trabalhos. Todos desenvolvidos por profissionais ou residentes da UTI e divididos por seções específicas como Anestesiologia, Protocolos, dentre outras. 
Texto: Kelvyn Nunes