Notícias Notícias

Voltar

HC promove 13 cursos a distância na área de Oncologia

EAD

HC promove 13 cursos a distância na área de Oncologia

Ação é realizada em parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo

Estão abertas as inscrições para 13 cursos da Plataforma Onco Ensino, uma parceria entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Ao todo, são 40 vagas disponíveis para os profissionais do HC-UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas/Núcleo de Educação Permanente (Nepe) até 30 de agosto. As aulas começam em setembro.

Os cursos disponíveis são: Cuidados paliativos em Oncologia; Enfermagem em Oncologia; Psico-Oncologia; Fisioterapia em Oncologia; Terapia Ocupacional em Oncologia; Farmácia em Oncologia; Nutrição em Onco-Hematologia; Medicina Integrativa; Pesquisa Clínica; Diagnóstico das Patologias Onco-Hematológicas nos adultos (exclusivo para médicos); Diagnóstico das Patologias Onco-Hematológicas em Pediatria (exclusivo para médicos); Transfusão de hemocomponentes e Linfoma de Hodgkin (exclusivo para médicos).

Os cursos possuem tutoria e carga horária de 4 a 12 horas. O aluno deve se dedicar aproximadamente duas horas por semana no período de 60 dias e, ao concluir, recebe o certificado apoiado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. As aulas são ministradas por especialistas de referência em suas áreas e permeadas por casos, entrevistas e demonstrações de procedimentos. 

O Projeto Onco Ensino de educação a distância é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que, por meio do Programa Nacional de Apoio Oncológico do Ministério da Saúde, propõe a capacitação e atualização de profissionais da saúde envolvidos no atendimento oncológico no Brasil. A plataforma de cursos online tem como objetivos estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, difundir práticas de sucesso no tratamento e reabilitação, cuidados paliativos e o modelo multidisciplinar de atendimento aos pacientes.

Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.  

Texto: Moisés de Holanda