Notícias Notícias

Voltar

Estão abertas as inscrições para a VIII Oficina de Instrumentalização para Preceptores das Residências

CAPACITAÇÃO

Estão abertas as inscrições para a VIII Oficina de Instrumentalização para Preceptores das Residências

Encontro será no dia 20 de setembro, das 9h às 12h, e no auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPE, por meio do Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex), promove a VIII Oficina de Instrumentalização para Preceptores da Residências do HC- UFPE/Ebserh no dia 20 de setembro, das 9h às 12h, no auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciência da Saúde da universidade. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro por meio deste formulário online. O público-alvo são supervisores e preceptores em saúde do HC, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Esta edição tem como tema “Avaliação da aprendizagem” e irá aprofundar como deve ser feito o processo avaliativo dos residentes. A oficina terá como palestrantes a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e vice-coordenadora do Centro de Educação da universidade, Ana Lúcia Félix dos Santos, e a professora e coordenadora da Faculdade Pernambucana de Saúde, Luciana Cavalcanti Lima. 

“A capacitação dos nossos preceptores é um processo contínuo. Já realizamos sete oficinas, as quais tinham o objetivo de alinhar o conhecimento desses profissionais para que eles pudessem entender os aspectos da preceptoria, conhecessem a Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, os programas de residência, entre outros temas. Esta oitava será a primeira de uma série que buscará intensificar e aprofundar os conhecimentos relacionados à preceptoria”, explicou a chefe da Segestex, Patrícia Madruga. 

Durante o encontro, será abordado os tipos de avaliação, como avaliar na prática o residente e o aluno, entre outros pontos. “O preceptor acompanha atividades práticas, teóricas e teórico-práticas. Tem um papel muito importante na condução da formação do residente. Ele é um agente formador. Por isso é importante que ele esteja preparado para atuar”, explicou Patrícia, acrescentando que é fundamental que o profissional saiba do processo avaliativo para o desenvolvimento do residente. "A avaliação tem que ser coerente com o desempenho do aluno, trazendo um real feedback, assim ele saberá os aspectos em que precisa melhorar”, acrescentou. 


O Hospital das Clínicas possui cerca de 780 preceptores, distribuídos nos programas de Residência Médica, de Enfermagem, de Nutrição e de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde. 

Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.