Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atribuições Atribuições

Atribuições

Atribuições

 

I - Gerência de Ensino e Pesquisa

 

  1. Coordenar, de forma articulada ao Colegiado Executivo, a implementação de ações em infraestrutura física, tecnológica e recursos humanos necessários ao aprimoramento do HC-UFTM como campo de prática do ensino, da extensão, da pesquisa e da inovação tecnológica.
  2. Promover um ambiente integrado e colaborativo entre a assistência à saúde, o ensino, a extensão e a pesquisa.
  3. Propor e coordenar mecanismos de comunicação e diálogo permanente com comunidade universitária que resultem na adesão e respeito às boas práticas de assistência ao usuário do SUS e aos procedimentos padrões necessários à efetividade do processo de gestão do ensino, da extensão e da pesquisa no âmbito do HC-UFTM.
  4. Propor e implementar mecanismos de comunicação sobre o papel estratégico do HC-UFTM na formação profissional, produção do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  5. Coordenar, no âmbito de sua atuação, o planejamento das ações e atividades de forma integrada às demais instâncias de gestão do HC-UFTM.
  6. Coordenar e assegurar a implantação de mecanismos de organização e monitoramento das informações referentes ao ensino, extensão e pesquisas no HC-UFTM.
  7. Estabelecer parcerias que induzam a instituição da cultura de inovação/ambiente inovativo e que resulte na proposição de pesquisas nessa área no âmbito do HC-UFTM.
  8. Articular e promover junto à Ebserh sede e ao colegiado executivo do HC-UFTM suporte às atividades da unidade de Telessaúde, integrado às ações de ensino, extensão e pesquisa.
  9. Propor e estimular ações de educação permanente e capacitação profissional.
  10. Implementar, em parceria com a Ebserh sede, ações de capacitação necessárias ao aprimoramento e suporte à gestão das atividades da Gerência de Ensino e Pesquisa.
  11. Instituir mecanismos de avaliação da gestão do ensino, da extensão e da pesquisa no âmbito do HC-UFTM.
  12. Coordenar, em parceria com as demais instâncias da universidade, ações que assegurem a observância às normativas e diretrizes legais referentes aos programas de residências em saúde.
  13. Apoiar o desenvolvimento de ações que assegurem maior efetividade às atividades de preceptoria no âmbito do HC-UFTM.
  14. Articular, junto à Ebserh sede, estratégias de incentivo para atuação dos preceptores junto aos residentes.
  15. Propor, apoiar e monitorar o desenvolvimento das atividades de ensino, extensão e pesquisa realizadas nas instalações do HC-UFTM.
  16. Articular junto aos Comitês de Ética em Pesquisa (Seres humanos e Animais), de forma a identificar e implementar mecanismos de apoio às suas ações e estabelecer fluxo de comunicação permanente.
  17. Coordenar o desenvolvimento de ações destinadas a fortalecer a participação do HC-UFTM em iniciativas do Sistema Nacional de Inovação em Saúde, como as redes de pesquisas clínicas, os Núcleos de Avaliação Tecnológica e os Núcleos de Inovação Tecnológica, bem como a Rede Universitária de Telessaúde.
  18. Coordenar e assegurar o aprimoramento da gestão de ensaios clínicos, de forma a promover a efetividade e a transparência no processo de aprovação, desenvolvimento e execução orçamentária dos projetos no HC-UFTM.
  19. Coordenar e incentivar a participação do HC-UFTM em iniciativas de colaboração em pesquisas e desenvolvimento tecnológico, promovidas pela Ebserh sede.
  20. Contribuir na definição de parâmetros e requisitos específicos aos componentes de ensino, extensão e de pesquisa no âmbito de acordos, contratos e convênios e monitorar sua implementação.
  21. Articular junto à Ebserh sede, de forma a aportar e incorporar sugestões destinadas ao aprimoramento contínuo do HC-UFTM como campo de prática.
  22. Promover e apoiar a realização de eventos de incentivo ao ensino, extensão e pesquisa.
  23. Propor ações que garantam a manutenção da certificação do HC-UFTM como hospital de ensino, perante os Ministérios da Saúde e Educação.
  24. Propor ações que propiciem maior envolvimento dos profissionais do HC-UFTM nas atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica.
  25. Articular a participação e ou representação da Gerência de Ensino e Pesquisa nas reuniões do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM.
  26. Coordenar a elaboração de documentos e relatórios técnicos afins.
  27. Coordenar as atividades da equipe da gerência de ensino e pesquisa.
  28. Representar o HC-UFTM nos assuntos pertinentes ao ensino, extensão e pesquisa.
  29. Subsidiar a superintendência do HC-UFTM e a Ebserh sede no que couber.

 

II - Setor de Gestão do Ensino

 

  1. Identificar as necessidades de aprimoramento do ensino e extensão no âmbito do hospital universitário.
  2. Implementar condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de ensino e extensão no âmbito do hospital universitário.
  3. Zelar pelo cumprimento das bases legais do ensino e extensão no hospital universitário.
  4. Zelar pela qualidade do ensino e extensão prestados no hospital universitário.
  5. Organizar as estratégias de registro das informações sobre o ensino e extensão no hospital universitário.
  6. Estabelecer comunicação com a comunidade universitária de forma a garantir a qualidade do ensino e extensão no âmbito do hospital universitário, bem como o cumprimento da ética e da segurança do paciente.
  7. Desenvolver ações contínuas que propiciem a ampliação dos cenários de prática acadêmica.
  8. Propor, elaborar e coordenar cursos de capacitação/atualização pedagógica para os preceptores do hospital universitário.
  9. Contribuir nos processos de avaliação do ensino e extensão nos diversos setores do hospital universitário.
  10. Propor e participar de atividades voltadas à capacitação voltadas para gestão, com vistas a melhorar sua atuação nas funções da gerência.
  11. Acompanhar as ações das unidades de gerenciamento de atividades de ensino de graduação, técnico e pós-graduação.
  12. Propor estratégias para que os discentes conheçam e cumpram as normas de organização do hospital universitário.
  13. Analisar a pertinência de convênios para fins de estágios de alunos de outras Instituições nos setores do hospital universitário.
  14. Articular com a Pró-reitoria de Extensão as atividades afins desenvolvidas no âmbito do hospital universitário.
  15. Promover ações para integração entre Residências em Saúde e ensino de graduação e ensino técnico.
  16. Promover a internacionalidade e o intercambio interinstitucional do hospital universitário como hospital de ensino.
  17. Articular a participação em reuniões do Conselho de Ensino, Colegiado de Pós-graduação e Comissão de Residências em Saúde da UFTM.
  18. Participar, juntamente com a equipe, da elaboração do Plano de Trabalho anual.
  19. Produzir, organizar e divulgar informações sobre as atividades de pesquisa e inovação tecnológicas desenvolvidas ou em desenvolvimento no HC-UFTM.
  20. Elaborar relatórios periódicos sobre as atividades de ensino e extensão no hospital universitário
  21. Representar o hospital universitário nos assuntos pertinentes ao ensino de graduação e pós-graduação quando da impossibilidade do Gerente de Ensino e Pesquisa em fazê-lo.
  22. Subsidiar a Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital universitário e a Ebserh sede no que couber.

 

  1. Unidade de Graduação e Técnico

 

  1. Implementar e monitorar as condições adequadas para o ensino aprendizagem dos cursos de graduação e técnicos.
  2. Organizar as rotinas e procedimentos necessários à promoção de condições adequadas de ensino supervisionado, resguardada a segurança do paciente.
  3. Propor e implementar sistema de informação para gestão das atividades de ensino de graduação e técnico no hospital universitário.
  4. Promover estratégias de integração dos diferentes cursos da universidade no âmbito do hospital universitário.
  5. Participar das reuniões da equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa e contribuir ativamente para o cumprimento das atividades propostas.
  6. Conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em saúde, para auxiliar o alinhamento das atividades de ensino frente a esses documentos.
  7. Apoiar o desenvolvimento das atividades de extensão relacionadas ao ensino de graduação e técnico no âmbito do hospital universitário
  8. Divulgar ações e editais de estímulo ao desenvolvimento de atividades de graduação e técnica nos hospitais universitários.
  9. Organizar as estratégias de registro das informações sobre o ensino de graduação e técnico no hospital universitário.
  10. Elaborar de documentos e relatórios técnicos afins.
  11. Representar o responsável pelo Setor de Ensino, nos seus impedimentos, em assuntos pertinentes à extensão, ao ensino de graduação e técnico.

 

  1. Unidade de Pós-Graduação

 

  1. Conhecer e monitorar o cumprimento da legislação pertinente às Residências em Saúde.
  2. Zelar pelo cumprimento dos regimentos internos das residências em saúde e das decisões tomadas nas reuniões da Comissão de Residências em Saúde da UFTM – Corens/UFTM
  3. Articular com a Comissão de Residências em Saúde para garantir o conhecimento e cumprimento das deliberações das Comissões Nacionais afins.
  4. Implementar condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de pós graduação no âmbito do HC-UFTM.
  5. Promover o ordenamento do campo de prática, entre comunidade acadêmica e HC-UFTM.
  6. Promover a integração entre os residentes dos diferentes programas, para garantir o aprendizado da atenção integral à saúde.
  7. Propor as condições adequadas para o ensino aprendizagem dos cursos de pós-graduação.
  8. Acompanhar e monitorar juntamente com o Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica as ações e os desenvolvimentos dos projetos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação stricto e lato sensu no âmbito do HC-UFTM
  9. Apoiar o desenvolvimento das atividades de extensão relacionadas à pós-graduação no âmbito do hospital universitário.
  10. Propor e coordenar, de forma continuada, programas de atualização/capacitação pedagógica para os preceptores das residências saúde.
  11. Participar das reuniões da equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa e contribuir ativamente para o cumprimento das atividades propostas.
  12. Representar o responsável pelo Setor de Ensino, nos seus impedimentos, em assuntos pertinentes à pós-graduação.
  13. Organizar as estratégias de registro das informações sobre o ensino de pós-graduação no hospital universitário.
  14. Elaborar relatórios periódicos sobre as atividades de ensino de pós-graduação no hospital universitário.

 

  1.  Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica

 

  1. Propor e implementar fluxos de rotinas e procedimentos necessários à organização e desenvolvimento de pesquisas científicas e inovação tecnológica no âmbito do HC-UFTM.
  2. Criar e coordenar a Comissão Científica de Avaliação de Projeto de Pesquisa do HC-UFTM.
  3. Propor estratégias para estimular e acompanhar projetos de pesquisa desenvolvidos nas dependências do HC-UFTM.
  4. Manter constante diálogo com a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Comitês de Ética em Pesquisa e Núcleo de Inovação Tecnológica para acompanhamento dos processos e decisões que possam interferir no funcionamento do setor.
  5. Articular a participação nas reuniões do Colegiado de Pesquisa e Pós-graduação, dos Comitês de Ética em Pesquisa, do Núcleo de Inovação Tecnológica e afins.
  6. Oferecer suporte técnico e científico aos pesquisadores, docentes, alunos de graduação, de cursos técnicos e de pós-graduação com interesse em desenvolver pesquisa cientifica e inovação tecnológica nas dependências do HC-UFTM.
  7. Propor a sistematização do registro das informações sobre as atividades de pesquisa e inovação tecnológica desenvolvidas no âmbito do HC-UFTM.
  8. Propor estratégias que possibilitem a atuação dos cursos de engenharias e do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFTM em projetos voltados para atender às demandas do hospital universitário.
  9. Apoiar o Núcleo de Estudos Clínicos da UFTM no processo de aprovação, parecer jurídico, adequação de infraestrutura física e tecnológica, desenvolvimento e gestão financeira dos protocolos clínicos a serem realizados no complexo do HC-UFTM.
  10. Promover a internacionalidade e o intercambio interinstitucional do HC-UFTM como cenário ideal para o desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica.
  11. Apoiar o setor de ensino nas questões referentes à pesquisa e inovação tecnológica para que este cumpra com suas atribuições.
  12. Propor, apoiar, coordenar e/ou fomentar, de forma continuada, cursos de atualização/capacitação em pesquisa e inovação tecnológica.
  13. Instituir e fortalecer a cultura da pesquisa e inovação tecnológica no HC-UFTM.
  14. Produzir, organizar e divulgar informações sobre as atividades de pesquisa e inovação tecnológicas desenvolvidas ou em desenvolvimento no HC-UFTM.
  15. Elaborar relatórios periódicos sobre as atividades de pesquisa e inovação tecnológica no HC-UFTM.
  16. Representar o HC-UFTM nos assuntos pertinentes a pesquisa e inovação tecnológica quando da impossibilidade do Gerente de Ensino e Pesquisa em fazê-lo.

 

  1. e-Saúde

 

  1. Propor políticas e diretrizes institucionais que normatizem as atividades de Telessaúde no HC-UFTM.
  2. Elaborar normas e procedimentos para uso das instalações da unidade de Telessaúde.
  3. Representar o hospital universitário nos assuntos pertinentes a Telessaúde quando da impossibilidade do Gerente de Ensino e Pesquisa em fazê-lo.
  4. Proposição e institucionalização de estratégias para conscientizar e estimular a participação dos profissionais do HC-UFTM nas atividades de Telessaúde.
  5. Disponibilizar todas as informações pertinentes ao Núcleo de Telessaúde e sobre as atividades de Telessaúde do HC-UFTM por meio de um site na internet.
  6. Estimular a colaboração institucional e interinstitucional entre pesquisadores, docentes, discentes e outros interessados em Telessaúde.
  7. Contribuir para a formação, capacitação e atualização constante do corpo de servidores, docentes e discentes da UFTM por meio das atividades de Telessaúde.
  8. Promover a integração das atividades oferecidas na modalidade de Telessaúde com as atividades realizadas nos diversos ambientes do HC UFTM e do Sistema Único de Saúde
  9. Fomentar parcerias e estabelecer canais de contato com a sociedade civil por meio de entidades e organizações não governamentais e/ou de gestão pública
  10. Propor estratégias para identificar lideranças aptas ou interessadas (pesquisadores, docentes ou servidores) e para fomentar o oferecimento de atividades na Rede Universitária de Telemedicina.
  11. Oferecer suporte técnico aos proponentes e participantes de atividades de Telessaúde.
  12. Estruturar normas, procedimento, estratégias, recursos técnicos e tecnológicos para gravação e transmissão integral e em tempo real dos eventos em saúde organizados e/ou sediados pelos diversos cursos da UFTM.
  13. Divulgar, armazenar, assimilar e produzir conhecimento ou discussões no âmbito da Telessaúde, assim como de material gravado nos diversos eventos organizados e/ou sediados pelos diversos cursos da UFTM.
  14. Garantir a adequação das estruturas física, de recursos humanos e de apoio tecnológico às necessidades de pleno funcionamento das instalações de Telessaúde.
  15. Divulgar as atividades de Telessaúde e as ações do Núcleo de Telessaúde do HC-UFTM junto a todas as instâncias gestoras da UFTM e da sociedade civil.
  16. Estimular a integração da Telessaúde nas atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão dos cursos de graduação da UFTM.
  17. Buscar parcerias com entidades públicas e privadas para armazenamento, produção e veiculação de material em Telessaúde de interesse da UFTM, do HC, do SUS ou da sociedade civil.
  18. Desenvolver outras atribuições de sua competência específica.