Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Setor de Gestão de Processos e de Tecnologia da Informação Setor de Gestão de Processos e de Tecnologia da Informação

tecinfo

Localização e ramal 

3.º Andar do Hospital de Clínicas

(34) 3318-5540

 

Apresentação

O Setor de Gestão de Processos e de Tecnologia da Informação é uma Unidade de Assessoria ligada diretamente à Superintendência do HC-UFTM, que visa a apoiar as estratégias e atividades definidas pelo Comitê de TI do HC, no âmbito da Instituição, alinhadas às estratégias definidas pela Diretoria de Gestão de Processos e de Tecnologia da Informação - DGPTI - da Ebserh Sede.

Compete ao Setor:
 
propor e gerir a Política de Gestão de Processos, Segurança e Tecnologia da Informação HC-UFTM, em articulação com as demais Diretorias e órgãos de assessoramento;
 
elaborar e submeter o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação - Peti - e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI - à aprovação do Comitê de TI do HC, em consonância com o planejamento institucional;
 
implementar, monitorar, avaliar e aperfeiçoar as características e a execução do Peti e do PDTI no HC, de acordo com o planejamento institucional;
 
mapear, propor, avaliar e aperfeiçoar os fluxos de processos de atenção à saúde e administrativos, em articulação com as respectivas Gerências e demais unidades do HC;
 
coordenar,  planejar,  desenvolver  ou  propor  a  contratação  de  infraestrutura tecnológica e de sistemas de informação necessários para auxiliar os processos de trabalho;
 
coordenar o  desenvolvimento,  implantação  e  manutenção  dos  sistemas informatizados com foco nos processos de atenção à saúde, de ensino e pesquisa e de gestão para ocampo da saúde;
 
criar e manter a padronização dos ativos de TI a serem utilizados no HC;
 
efetuar e controlar os pedidos de aquisição de equipamentos, materiais de consumo e serviços bem como os contratos relativos aos mesmos; 
 
avaliar e autorizar a aquisição e implantação de soluções tecnológicas, equipamentos ou sistemas informatizados;
 
desenvolver procedimentos operacionais informatizados para o monitoramento prévio e efetivo dos serviços e da gestão da instituição;
 
propor e implementar, nas unidades descentralizadas do HC, soluções informatizadas que possibilitem monitorar e avaliar, pelas várias instâncias de gestão da instituição, os serviços de saúde prestados por essas unidades à população, por meio dos contratos firmados com o SUS;
 
integrar as redes de dados e sistemas de telecomunicações entre unidades descentralizadas e o HC;
 
integrar os sistemas informatizados do HC;
 
integrar, quando couber, os sistemas de informações do HC-UFTM com os sistemas de informações congêneres federais, de forma a qualificar os sistemas internos da instituição;
 
assessorar e prestar suporte nas questões tecnológicas que envolverem telessaúde e telemedicina, no âmbito do HC;
 
planejar, implementar e monitorar a logística de equipamentos de informática, a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, as tecnologias das redes e os sistemas de informação do HC;
 
assessorar o desenvolvimento e a capacitação de pessoal para a implementação de mudanças ou aperfeiçoamentos necessários nos meios e processos de informatização do HC;
 
desenvolver, implantar e sustentar os Sistemas de Gestão Hospitalar do HC, com as Gerências envolvidas, no que tange às responsabilidades de negócio envolvidas;
 
exercer outras atribuições determinadas pela Superintendência.