Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Nossa História Nossa História

Nossa História

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

 

Em 19 de agosto de 1967 aconteceu a incorporação da Santa Casa de Misericórdia de Uberaba pela então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. A medida atendia ao Decreto n.º 60.837, de 8 de junho de 1967. Cinco anos depois, tinha início a construção do Hospital Escola da FMTM, inaugurado em agosto de 1982. Ampliado e modernizado, o hospital passou a ser chamado Hospital de Clínicas, a partir da transformação da FMTM em Universidade, em 2005.

O HC-UFTM atende 27 municípios que compõem a macrorregião Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais como único hospital que oferece atendimento de alta complexidade, 100% pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Recebe, ainda, pacientes de outras regiões de MG e de diversos estados brasileiros. Responde por 73% de toda a média e alta complexidade da macrorregião e por 100% da alta complexidade na mesma área, com exceção do tratamento de câncer.

Essa macrorregião é composta pelas seguintes cidades: Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.

Quanto à estrutura, o Hospital possui 302 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano, além de 14 salas de cirurgia. O Pronto Socorro conta com 32 leitos. O HC-UFTM possui cinco anexos: Ambulatório Maria da Glória, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Pediatria, Centro de Reabilitação e Central de Quimioterapia, totalizando 180 consultórios.

[Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica]

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

 

Unidades

Leitos

Pronto Socorro Adulto

22

Pronto Socorro Infantil

10

Terapia Renal

4

Pediatria

24

Neuroclínica

10

Neurocirurgia

7

Onco-Hematologia

6

UTI Adulta

10

UTI Coronariana

10

UTI Pediátrica

4

UTI Neonatal

16

Ortopedia

17

Otorrinolaringologia

1

Oftalmologia

2

Clínica Cirúrgica

61

Clínica Médica

37

Doenças Infecciosas e Parasitárias

9

Ginecologia

13

Obstetrícia

22

Berçário

11

Total de leitos de internação

296

Hospital-Dia

6

Total de leitos de internação e de Hospital-Dia

302

Fonte: Resolução n.º 21, de 8 de março de 2016, publicada no Boletim de Serviço n.º 73, de 15 de março de 2016, p. 4

 

Certificado como Hospital de Ensino, disponibiliza campo de estágio para cursos técnicos e de graduação da UFTM, em especial na área da Saúde, além de atender às demandas de formação profissional no que diz respeito à residência médica e à pós-graduação - lato sensu e stricto sensu.

No HC-UFTM, a pesquisa encontra favorável campo de investigação científica, devido à infraestrutura operacional e tecnológica disponível. O corpo clínico é composto por médicos com diferentes especializações que atuam no âmbito acadêmico e também no assistencial.

Foto: Edmundo Gomide/UFTM

 

A área física, constantemente em evolução tanto na estrutura quanto na aquisição de equipamentos de alta tecnologia, mede 26 mil metros quadrados, distribuídos entre ambientes de internação, ambulatórios, pronto-socorro e serviços de diagnóstico e tratamentos especializados.

Em 17 de janeiro de 2013, a UFTM assinou contrato de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh - que passou a gerir o Hospital de Clínicas. Dentre os motivos que levaram a Universidade, Reitoria e gestores do HC a aderir à Empresa está o compromisso da Ebserh com a readequação da força de trabalho e a melhoria da qualidade da assistência prestada.

O primeiro concurso da estatal para atuação no HC ofereceu, ainda em 2013, 702 vagas, distribuídas nas áreas médica, assistencial e administrativa, em todos os casos, com formação de cadastro reserva. Já em 2014, novo concurso contemplou 22 novas vagas para médicos e uma vaga para tecnólogo em radiologia. Os novos concursados vêm sendo integrados em etapas mensais, desde março de 2014.

Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM

 

Cursos que realizam estágio curricular obrigatório no HC

Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia; Serviço Social; Terapia Ocupacional e cursos técnicos.

 

Áreas de residência médica oferecidas

Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Reumatologia e Urologia.

 

Áreas de residência multiprofissional oferecidas

Saúde do idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto, Enfermagem em Neonatologia, Enfermagem em Urgência/Trauma.

 

Programas de pós-graduação stricto sensu com atividades desenvolvidas no HC

Atenção à Saúde; Medicina Tropical e Infectologia; Ciências da Saúde; Ciências Fisiológicas; Educação Física, Inovação Tecnológica, Fisioterapia e Psicologia.

 

Localização