Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Núcleo de Segurança do Paciente Núcleo de Segurança do Paciente

Núcleo de Segurança do Paciente - Núcleo de Segurança do Paciente

Com o objetivo de formalizar ações a serem implementadas para prevenir a ocorrência de eventos adversos que possam afetar os pacientes, reduzindo danos e riscos, o HC-UFTM criou, em 2014, o Núcleo de Segurança do Paciente, composto por profissionais da área da saúde e presidido pela chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HC, Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira.

“Precisamos consolidar os pontos positivos dos projetos desenvolvidos até agora na instituição. O desenvolvimento do profissional de Saúde exige a adaptação às normas preventivas”, explica a presidente do NSP.

A criação do Núcleo alinha a postura do Hospital aos objetivos do Programa Ebserh de Segurança do Paciente, lançado no início de abril de 2014, em Brasília. O documento observa as 17 estratégias da Resolução n.º 36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde.

De acordo com Helaine Carneiro Capucho, que é doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto/SP e integra o Serviço de Qualidade Hospitalar da Ebserh, o Programa visa a uniformizar as medidas de segurança tomadas nos hospitais pactuados com a Empresa, sendo operacionalizado por um aplicativo de vigilância em saúde e gestão de riscos assistenciais, o Vigihosp.

No HC-UFTM, a meta é instituir, em dois anos, dois protocolos: o de higienização das mãos e o de cirurgias seguras. “Ambos estão avançados e apresentando ótimo desenvolvimento no Hospital de Clínicas”, avaliou Capucho, após visita-diagnóstico in loco realizada em 2014.