Hospital de Clínicas

da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Unidade Ambulatorial Unidade Ambulatorial

Regulação Ambulatorial

Atendimento

segunda a sexta-feira, 7h às 16h

 

Endereço

Av.Getúlio Guaritá, n.º 331

Uberaba/MG

 

Contatos

regulacao@amg.uftm.edu.br

 

Equipe

Tiago da Costa Brito

Assistente  Admnistrativo 

 

Cássio Bruno da Silva

Assistente Administrativo

 

Karla Janaína Andrade Oliveira e Silva

Auxiliar de Enfermagem.

 

Histórico

A Unidade de Regulação Ambulatorial tem por finalidade planejar estrategicamente, executar, monitorar, avaliar e realizar intervenções necessárias na disponibilização e utilização de consultas e procedimentos realizados nos Ambulatórios cumprindo a contratualização com a Secretaria Municipal de Saúde.

Compete à Unidade:

  • Participar na elaboração e operacionalização do sistema de referência e contra-referência nos diferentes níveis de atenção a saúde;
  • Cadastrar e atualizar informações referentes aos ambulatórios no sistema aghu (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários);
  • Disponibilizar consultas e procedimentos para atendimento nos ambulatórios;
  • Bloquear consultas, remarcar consultas e avisar pacientes e Secretarias de Saúde alteração conforme os afastamentos dos profissionais;
  • Marcar as primeiras consultas que são geridas pela Secretaria Municipal de Sáude e consultas por solicitação das Secretarias de Sáude, Superintendência Regional de Saúde, Superintendência do HC, Serviços do HC e Universidade, Ouvidoria;
  • Gerir a marcação geral de consultas avaliando vagas e falhas;
  • Avaliar a utilização do sistema aghu nos Ambulatórios e promover capacitação se necessário.
  • Executar e fazer executar as deliberações do Superintendente e da Gerência de Atenção à Saúde
  • Planejar estrategicamente a disponibilização de consultas e procedimentos no âmbito de sua Coordenação;
  • Elaborar e discutir com equipe do AGHU estratégias para o aprimoramento do sistema;
  • Cadastrar no sistema AGHU: Unidades Funcionais, salas, Especialidades, Especialidades para Profissionais, Equipes, Condições de Atendimento, Formas de Agendamento, Procedimentos e Especialidades, Feriados;
  • Elaborar junto com cada profissional a Proposta para atendimento e preenchimento da Planilha contendo solicitações em relação ao tamanho de sala, tipo de consultório, tipo de procedimento realizado em consultas, faixa etária atendida e demais informações para orientar a gestão das salas da Especialidade;
  • Orientar os profissionais sobre local de cadastramento no sistema AGHU;
  • Discutir a Proposta para atendimento com a Divisão da Gestão do Cuidado, Divisão Médica, Chefia das Unidades de Ambulatório, profissional envolvido e outros e aprová-la;
  • Elaborar estratégia de parametrização de dados no aghu para cumprir a pactuação do HC com a Secretaria Municipal de Uberaba;
  • Distribuir o número de consultas atendidas por cada profissional nas salas e de acordo com a pactuação do HC com a Secretaria Municipal de Uberaba, respeitando o tempo total da Proposta para atendimento;
  • Criar grades de agendamento para todas as consultas dos ambulatórios, após aprovação da Proposta para atendimento;
  • Liberar as consultas de cada grade periodicamente para atendimento;
  • Alterar Disponibilidade da Consulta para Sisreg em cada grade para as consultas liberadas para SISFila e SUSFácil;
  • Alterar Disponibilidade da Consulta para bloqueios em cada grade conforme os afastamentos dos profissionais;
  • Remarcar consultas já marcadas nos períodos de bloqueios;
  • Avisar pacientes e Secretarias de Saúde alteração de datas de consultas;
  • Avisar Divisão de gestão do Cuidado sobre os pedidos de bloqueios;
  • Disponibilizar mensalmente via email consultas para o SUSFácil e SISFila;
  • Informar diariamente a SISFila e o Agendamento SUSFácil alteração na disponibilidade de vagas já liberadas;
  • Importar diariamente o arquivo SISREG para o aghu e corrigir as falhas da importação;
  • Cadastrar pacientes dos municípios pactuados para consultas no HC;
  • Receber as planilhas enviadas por email pelas Secretarias Municipais dos municípios pactuados e marcar as consultas no sistema AGHU;
  • Receber a documentação dos pacientes trazidas pelos responsáveis pelas Secretarias Municipais dos municípios pactuados e conferir se as consultas estão no sistema AGHU;
  • Coordenar a marcação de consultas por solicitação das Secretarias de Sáude, Superintendência Regional de Saúde, Superintendência do HC, Serviços do HC e Universidade, Ouvidoria durante o processo de reformulação das marcações de consultas, advindo da implantação do aghu e reestruturação dos ambulatórios;
  • Marcar consultas de Perícia, entregar Correspondências da Divisão Médica aos profissionais que atendem perícias e dos profissionais que atendem perícias à Divisão Médica;
  • Recolher Laudos de Perícia e os encaminhar à Divisão Médica;
  • Controlar e zelar pelas correspondências sobre Perícias entre os profissionais dos ambulatórios;
  • Gerir a marcação geral de consultas avaliando vagas e falhas;
  • Avaliar semanalmente a utilização do sistema aghu nos Ambulatórios e promover capacitação se necessário;
  • Reunir com Chefe das Unidades de Ambulatório semanalmente e sempre que necessário para informes, discussões e soluções;
  • Participar na elaboração e operacionalização do sistema de referência e contra-referência nos diferentes níveis de atenção a saúde;
  • Promover a elaboração de critérios, avaliações e indicadores de qualidade referentes ao processo de trabalho realizado;
  • Visitar sempre que necessário as Unidades de Ambulatório e de Saúde das Secretarias da Macro-região, verificando estrutura para referências e contra-referências e propor soluções;
  • Realizar os levantamentos no aghu quando solicitados;
  • Analisar mensalmente os critérios, avaliações e indicadores de qualidade referentes ao processo de trabalho realizado;
  • Comunicar à Divisão da Gestão do Cuidado e ao Setor de Regulação problemas/situações que não sejam de sua alçada;