Laboratório de Carga Viral e Contagem de CD4+/CD8+ Laboratório de Carga Viral e Contagem de CD4+/CD8+

O Laboratório de Apoio à Aids, que faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral e CD4+ do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS), foi implantado no Hospital Universitário Miguel Riêt Correa Junior (HU-FURG) em 03 de setembro de 1998. Esta rede de laboratórios do MS contempla 84 unidades laboratoriais distribuídas pelo país, visando o monitoramento da evolução clínica de indivíduos infectados pelo HIV e Hepatites Virais. 

Apesar de estar alocado no HU-FURG, este laboratório é coordenado e financiado pelo MS em parceria com o HU. Atualmente, é responsável por atender a demanda laboratorial de pacientes de 28 municípios da região do extremo Sul do Brasil. Neste laboratório são realizados exames de alto custo financiados pelo MS, sendo estes gratuitos a população. Todos os kits e insumos utilizados para Carga Viral do HIV, HCV, Contagem dos Linfócitos T CD4+/CD8+, Imunoblot rápido para HIV, Genotipagens e Dosagem de HLA-B 5701 são custeados e enviados pelo MS através do Programa IST/Aids. Além disso, a cada exame realizado é repassado ao HU uma quantia estipulada pela tabela SUS. 

Além de atender a comunidade, este laboratório presta apoio à pesquisa científica, estabelecendo vínculo entre os alunos de graduação e/ou pós-graduação e profissionais do serviço. Por ser este um hospital universitário o feedback de informações é algo que fortalece o aprendizado e favorece a identificação de problemas nos serviços prestados. Ainda mais, é possível ter uma discussão em conjunto de possíveis soluções e a caracterização epidemiológica da população atendida. Estas ações propiciam o surgimento de ideias para projetos de pesquisa, o que proporcionou no decorrer dos seus 20 anos de funcionamento o reconhecimento do HU-FURG através de publicações em revistas científicas internacionais. 

 

Equipe:

  • Ricardo Mattos Luvielmo – Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico;
  • Leandre Carmem Wilot – Chefe do Laboratório de Análises Clínicas;
  • Drª Fabiana Finger Jardim – Farmacêutica Bioquímica, Responsável Técnica;
  • Drª Luísa Dias da Mota – Farmacêutica Bioquímica, Responsável Técnica;
  • Felipe Furtado Riêt Vargas – Técnico de Laboratório;
  • Marilda Costa Rodrigues – Técnica de Laboratório;
  • Nubia Rejane Goulart Oliveira – Técnica de Laboratório;
  • Mirian Mendes – Secretária;
  • Tais Nogueira da Silva – Secretária.

 
Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

Contatos: (53) 3237.4630 | luisa.mota@ebserh.gov.br | fabifinger@ebserh.gov.br

Localização: 2º andar da Área Acadêmica, Rua General Osório, s/n, Centro, Rio Grande/RS.