Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP)

Divisão de Gestão de Pessoas

A Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) tem como objetivo cumprir e fazer cumprir a legislação pertinente à administração de pessoal, orientando e divulgando os procedimentos referentes aos deveres e direitos dos servidores e empregados do HU, acompanhando os profissionais na integralidade de suas trajetórias na instituição, desde os procedimentos prévios ao provimento dos cargos, desenvolvimento e acompanhamento de suas carreias.

A Divisão tem seu foco, antes de tudo, nas pessoas, tendo por escopo estimular o aperfeiçoamento permanente dos empregados e servidores da instituição, com o objetivo de possibilitar a participação deles em ações que promovam o desenvolvimento de competências necessárias à melhoria do seu desempenho profissional, visando ao atingimento dos objetivos institucionais.

A DivGP está diretamente ligada à Gerência Administrativa (GAD), e sob a sua coordenação, existe a Unidade de Administração de Pessoal, além do Serviçosde Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e o Serviço de Psicologia Organizacional.

A Unidade de Administração de Pessoal realiza os procedimentos trabalhistas de servidores e empregados - controle de frequência; cálculo de salários, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e por lei; pagamentos; admissões; afastamentos e desligamentos, entre outras rotinas administrativas. 

É no desenvolvimento profissional que são levados em conta aspectos organizacionais e de integração e qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho. Sendo assim, ações de avaliação, capacitação e qualificação permeiam a rotina e dão a tônica do serviço de Psicologia Organizacional, voltado também para identificar a adequação do funcionário às atividades por ele desenvolvidas.

A Divisão, através de ações permanentes do SOST, desenvolve uma série de atividades voltadas à promoção é atenção à saúde dos colaboradores do HU, com o cuidado do ambiente de trabalho, fornecimento de equipamentos de proteção individual, acompanhamento e assessoramento em situações que visam diminuir os riscos, além do acompanhamento por meio de exames admissionais, periódicos e de desligamento, assim como o acompanhamento das taxas de absenteísmo e adoecimento dos funcionários, com a estipulação de políticas voltadas a minimizá-los.

Divisão de Gestão de Pessoas
divgp.hufurg@ebserh.gov.br
 
Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas
Patrick Freitas: patrick.freitas@ebserh.gov.br ou (53) 3233.8858