Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica

Responsável: Prof. Dr. Luciano Zogbi

 

Gestão da Pesquisa

A pesquisa científica consiste em um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. Deve-se, primeiramente, avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse comum.

O Setor de Pesquisa é o responsável pela avaliação inicial dos projetos de pesquisa a serem realizados no Hospital Universitário (HU) Dr. Miguel Riet Correa Jr. Para tal, todos os projetos devem primeiramente ser enviados à GEP para avaliação, emissão da Declaração e posterior encaminhamento ao Comitê de Ética (CEPAS).

O foco principal preconizado pela EBSERH são as pesquisas clínicas e, para incentivar os futuros pesquisadores, a GEP estará desenvolvendo um curso anual de capacitação em Pesquisa Clínica, gratuito e destinado aos trabalhadores do HU.

 

Como submeter seu projeto de Pesquisa?

Envie para os e-mails pesquisa.hufurg@ebserh.gov.br e gephufurg@gmail.com os seguintes arquivos:

  • Projeto em word ou pdf;
  • Formulário preenchido (clique aqui).

O projeto será avaliado, dentro de 10 dias úteis e, não havendo questionamentos ou alterações a serem feitas, será emitida uma declaração da GEP para o pesquisador. O próximo passo será a avaliação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Gestão da Inovação Tecnológica

A época de crise que o país enfrenta, não apenas financeira, mas com repercussão na saúde, educação e meio ambiente, motivou a atual Gestão de Inovação Tecnológica a projetos que visem a reduzir os gastos desnecessários e aumentar a eficiência do hospital, nos mais variados aspectos. Desta forma, estão sendo desenvolvidos projetos de incentivo ao uso das escadas nos lugares dos elevadores, de separação da coleta do lixo reciclável, de aquecedor solar para chuveiros e torneiras e outros.