Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica

Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica

O Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-FURG tem como compromisso incentivar o desenvolvimento da pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, estes que são intrínsecos à vida acadêmica, fundamentando os programas de ensino e extensão da Instituição. São de suma importância a regulamentação da documentação e dos procedimentos institucionais que autorizam a produção das pesquisas realizados no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr (HU-FURG/Ebserh).  

  1. FLUXO PARA A SOLICITAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA.

Objetivo: Orientar o processo de submissão, avaliação e aprovação de projetos pesquisa no HU-FURG de forma a prover os melhores recursos para o desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores e a avaliação dos projetos realizados e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

Para   realização de projetos de pesquisa envolvendo o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. FURG/Ebserh os mesmos deverão seguir o fluxo:

  1. Preencher o formulário de solicitação para realização do projeto de pesquisa no HU-FURG; 
  2. Realizar o cadastro do pesquisador responsável pela pesquisa;
  3. Realizar o cadastro de alunos e bolsistas envolvidos no projeto;
  4. Preencher o Termo de Compromisso de Devolução Científica;
  5. Projeto de Pesquisa.

 

GEP: recebe a documentação e encaminha para a área técnica emitir o parecer de aprovação e viabilidade do projeto, conforme o Formulário de Solicitação para a Realização de Pesquisa (5 dias úteis).

Observação: A aprovação sobre a viabilidade de realização da pesquisa é  dada pelo(s) responsável(is) pelo(s) setor(es) envolvido(s) na pesquisa e  pela Gerência de ensino e pesquisa;

Área Técnica: Realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário de Formulário de Solicitação para a Realização de Pesquisa no HUFURG, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

GEP: Comunica o Pesquisador a aprovação do projeto de pesquisa enviando o parecer para o e-mail cadastrado;

 

Pesquisador: Cadastra o projeto na plataforma Brasil, submete o projeto de pesquisa a apreciação do comitê de ética em pesquisa na área da saúde. Após aprovação pelo CEP, entregar, na GEP, a cópia do Parecer Consubstanciado com Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, juntamente com a relação de nomes, cópia da Apólice de Seguro de todos os participantes que realizarão a coleta de dados e período de realização da coleta de dados;

GEP : Arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48hs úteis) ;

Pesquisador: Emite o relatório do projeto de pesquisa e as produções advindas da pesquisa realizada

 

Observação:

Toda pesquisa realizada no HU-FURG deve, obrigatoriamente, estar formalizada na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). A tramitação da formalização se dá nas seguintes etapas:

O Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica disponibiliza a todos os funcionários que atuam no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. (HU-FURG/Ebserh) um serviço de consultoria para o apoio a pesquisa desenvolvida na instituição que poderá ser solicitada por alunos (graduação e pós-graduação) e pesquisadores (docentes e técnico-administrativos do hospital) responsáveis pelos projetos de pesquisa. 

Acrescemos que nos colocamos em permanente disposição para auxiliar na criação de novos projetos de pesquisa.

Para fazer o agendamento da consultoria de pesquisa, disponibilizamos um e-mail institucional (gep.hufurg@ebserh.gov.br), por meio do qual as consultorias poderão ser solicitadas. A devolução com data e horário da consultoria, será feita, por e-mail, conforme a consultoria solicitada.

Uma Ficha de Inscrição deverá ser preenchida e enviada também por e-mail, a fim de que os consultores tomem conhecimento sobre informações relativas a pesquisa.

 

Acesse o Formulário