Nossa História Nossa História

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU) teve sua origem nas instalações físicas da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande (ACSCRG) em 1966. A implantação do HU permitiu desenvolver as práticas necessárias à formação dos discentes da área da Saúde, ao fornecer uma infraestrutura apropriada.

 

Em 29 de março de 1976, o Hospital Escola recebeu a denominação de Hospital de Ensino Prof. Miguel Riet Corrêa Júnior (HE), em homenagem ao primeiro diretor da Faculdade de Medicina de Rio Grande.

 

A organização e estruturação do Hospital de Ensino concretizou-se nos anos 1985 e 1986, com a assinatura de um convênio entre a Universidade e a ACSCRG, e a nomeação da primeira Diretoria do hospital. A autonomia do HE representou um marco histórico para os cursos da área de Saúde, para a FURG e para a Cidade do Rio Grande.

 

A partir de 21 de novembro de 1986, o HE passou a organizar-se em um prédio alugado por 20 anos da ACSCRG – o Hospital Materno-Infantil Riego Sparvoli localizado em frente da ACSCRG.

 

Em 27 de novembro de 1986, foi criada a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino de Rio Grande (Faherg), com a finalidade de gerir recursos e possibilitar a contratação de funcionários.

 

Em 29 de novembro de 1988, foi aprovado pelo Conselho Universitário da FURG o Regimento do Hospital de Ensino.

 

Em 07 de dezembro de 1988, após dois anos de obra, com a presença do Reitor e do representante do Ministro da Educação, foram inauguradas as instalações básicas do novo prédio do hospital.

 

Em 26 de abril de 1991, a partir de portaria do MEC, o hospital passou a adotar a nomenclatura oficial de Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. - HU.

 

Em 1993, com o apoio do MEC, a FURG adquiriu o prédio, parcialmente concluído (em torno de 40%), anteriormente alugado, que era de propriedade da ACSCRG.

 

Em 26 de outubro de 2004, o HU recebeu certificação dos Ministérios da Saúde e da Educação como “Hospital de Ensino”.

 

Em 1995, foi inaugurada a Área Acadêmica junto ao HU, com salas de aula, secretarias, salas de permanência dos departamentos e sala de computação para os alunos, melhorando-se as condições dos cursos de graduação e pós-graduação de Medicina e Enfermagem. Ficou assim constituído o Campus de Saúde da FURG, localizado no centro da cidade, com uma área total construída de 19,200,56 , onde funcionam o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. Em 18 de dezembro do mesmo ano, inaugurou-se a Capela Nossa Senhora de Fátima.

 

Em 2002, o HU desenvolveu a Iniciativa Hospital Amigo da Criança para oferecer às usuárias todo o apoio ao aleitamento materno preconizado mundialmente e recebeu o Diploma de Hospital Amigo da Criança por ter cumprido os dez passos para o sucesso do aleitamento materno definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Saúde.

 

Em 2003, o HU foi considerado unidade de referência para a atendimento de gestantes de alto risco.

 

Em 2007, foram concluídas as obras de construção dos novos ambulatórios do HU em uma área adquirida para expansão do hospital, na Rua General Canabarro, em frente ao Campus da Saúde.

 

Em 2009, foi inaugurada a UTI Neonatal que leva o nome do Professor Magno José Spadari, com a entrega do prédio construído através de campanha conduzida pelo grupo Amigas do HU.

 

Em 2010, o HU começou a viver uma nova realidade em função da pactuação com o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao SUS, nos termos do art. 4º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Diversas obras começaram a ser desenvolvidas: construção do novo almoxarifado; conclusão da UTI Pediátrica; conclusão do Centro Obstétrico e construção da nova Maternidade.

 

Em 14 de março de 2011, o HU passou a atender aos pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Em 14 de agosto de 2014, o Conselho Universitário, em reunião extraordinária, decidiu pela aprovação da indicação que propunha a adesão da Universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e, em 17 de julho de 2015, a FURG efetivou a adesão à Ebserh, em nova reunião do Conselho Universitário. Em 23 de julho de 2015, a Reitora da FURG, Cleuza Dias, assinou o contrato de adesão à Ebserh.

 

Em fevereiro de 2016 foi realizado Concurso pela Ebserh para diversos cargos e especialidades médicas, ofertando um total de 908 vagas. Em maio de 2016 o concurso foi homologado e em julho de 2016 foram chamados os primeiros empregados da EBSERH.

 

Com a prática humanizada tanto no cuidado em saúde quanto na formação acadêmica, o HU-FURG é considerado referência na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul em diversas especialidades.

 

Em 2016, o HU-FURG completou 40 anos de compromisso com a melhoria da qualidade de vida da comunidade e região.

 

FONTE: Bortheiry Meirelles, Aída Luz. História do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande: 1966-2016. Rio Grande: Ed. da FURG, 2016. 2 v, p. 319-48.