Notícias Notícias

Voltar

Trabalhadores participam de curso de Gestão e Fiscalização de Contratos

Capacitação

Trabalhadores participam de curso de Gestão e Fiscalização de Contratos

25 trabalhadores participaram da capacitação sobre a gestão e a fiscalização de contratos administrativos

O curso Gestão e Fiscalização de Contratos, realizado de 17 a 19 de janeiro, com duração de oito horas, teve a participação de 25 trabalhadores das áreas administrativa e assistencial do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Júnior (HU-FURG). O curso foi realizado através de videoconferência, interconectando os Hospitais Universitários de todo o país com os instrutores: o chefe de Serviço de Compras e Contratos, Carlos Vinícius de Souza Motta, e o chefe do Serviço de Logística Administrativa, Felippe Vilaça Loureiro Santos, ambos da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

A capacitação buscou dar uma visão geral sobre a gestão e a fiscalização de contratos administrativos, de modo a garantir que os recursos públicos sejam empregados, de forma adequada e eficiente, na aquisição de bens ou na contratação de serviços. Nesse sentido, a atuação do gestor e do fiscal de contratos é de controle, acompanhamento e fiscalização na execução contratual, bem como, são responsáveis por verificar se todas as obrigações legais estão sendo cumpridas. Dentre os tópicos tratados, destaque para o ciclo da gestão dos recursos logísticos, fundamentação legal, papéis e responsabilidades, competências e apuração de irregularidades na execução contratual. 

O curso também apontou fontes de conhecimento, dentre eles o Informativo de Jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Revista do Serviço Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A atividade contou com o apoio local da Unidade de Websaúde e da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).

Imagens: