Notícias Notícias

Voltar

Campanha Doe Leite Materno: “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”

Banco de Leite Humano

Campanha Doe Leite Materno: “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”

19 de maio é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Arquivos:

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à Campanha Doe Leite Materno - “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (BLH), na terça-feira (16), e o objetivo é conscientizar e incentivar a doação de leite humano. 

No HU-FURG, as atividades iniciaram na quarta-feira (17), com a coleta externa de leite humano das doadoras cadastradas, seguida do processo de pasteurização do leite coletado. A equipe responsável pelo BLH realiza a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano, de acordo com demanda interna das UTIs Neonatal e Pediátrica. A nutricionista e coordenadora do BHL do HU-FURG, Grace Santos, lembra "que o leite humano cru é usado apenas de mãe para filho, mas quando é pasteurizado, pode ser distribuído para todos que precisam". No dia 18, houve a sensibilização das gestantes e puérperas internadas na Clínica Obstétrica – Alojamento Conjunto (mães/bebês), com a distribuição de material educativo sobre Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano e o uso de material lúdico para ensinar ordenha manual. Para o dia 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, está prevista uma confraternização entre as doadoras, mães da UTI neonatal, Intermediária, Canguru, Pediátrica, Clínica Obstétrica – Alojamento Conjunto (mães/bebês) e servidores, com a apresentação do vídeo da campanha Doe Leite Materno. 

No dia 20, haverá distribuição de material educativo sobre a importância do Aleitamento Materno e da Doação de Leite Humano na Portaria Central e pré-cadastro de novas doadoras. Na segunda-feira (22), as atividades são voltadas paras os trabalhadores da área materno-infantil, com a apresentação das atividades, dados e metas a serem atingidas pelo BLH. No dia 24, as ações serão voltadas para as gestantes atendidas no Ambulatório de Obstetrícia, com atendimento e avaliação nutricional das gestantes. Na quinta-feira (25), será realizada a divulgação da Campanha Doe Leite Materno na Área Acadêmica, na Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina. O encerramento das atividades será na sexta-feira (26), com entrega de certificados às doadoras, em sinal de agradecimento pelo envolvimento e dedicação.

Como Doar Leite Humano
Podem ser doadoras de leite as mulheres que estiverem amamentando e que tenham a carteira de gestação atualizada. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-FURG, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30 e sábados, domingos e feriados das 8h30 às 18h, Rua Visconde de Paranaguá, 102. Para quem deseja doar leite, mas não tem como se deslocar até o HU-FURG, pode obter informações pelo telefone (53) 3233-8880 ou por e-mail: bancodeleitehumanohu@gmail.com.

Certificação Ouro
O leite materno é o primeiro e o melhor alimento para o bebê, além disso, a amamentação é um ato de amor, um momento de intimidade, que propicia a criação do vínculo entre mãe e filho. Mas, nem sempre é assim, há mães que, por inúmeras razões têm dificuldades, ou mesmo não conseguem amamentar seus filhos. Por isso, há equipes especializadas em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. São os Bancos de Leite Humano (BLH). Uma rede que vem ultrapassando fronteiras e abrange mais de 20 países. O Banco de Leite Humano do HU-FURG é parte desta rede, sendo o único do sul do Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, e foi implementado em 2007. Desde 2013 submete seu trabalho à avaliação da Rede Global de Bancos de Leite Humano e vem mantendo a Certificação Ouro. 

 

Matéria - RBS Notícias: clique aqui

Imagens:

Vídeo: