Notícias Notícias

Voltar

GTH abre inscrições para projetos de ambiência

Humanização

GTH abre inscrições para projetos de ambiência

O GTH pede a participação dos trabalhadores para viabilizar melhorias do ambiente de trabalho

Para 2017, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), definiu como foco de atuação a ambiência. A PNH define ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação.

A partir deste foco de atuação: “Ambiência”, o GTH propõe aos trabalhadores do HU-FURG a possibilidade de participação nas decisões em relação a melhoria do ambiente de trabalho, tanto em relação ao projeto arquitetônico, às reformas e ao uso dos espaços, de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço, a fim de qualificar o cuidado em saúde.

As propostas devem ser encaminhadas para a chefe do Setor de Projetos Estratégicos, Nalú Kerber (nalukerber@gmail.com ou gthumanizacao@yahoo.com) até o dia 26 de junho. Os projetos devem conter suas solicitações relativas a ambiência, justificadas com argumentos que apontem as necessidades, indicando como as mudanças solicitadas provocariam impacto no trabalho e no cuidado aos usuários (Acesse o modelo). 

Pretende-se atender as solicitações (integral ou parcialmente) dos projetos a partir da verba arrecadada nas atividades desenvolvidas pelo GTH, e para tanto os projetos inscritos serão avaliados pelos integrantes do GTH, a fim de definir as prioridades e viabilidade de concretização, de modo a que todos possam ser contemplados em algum momento, uma vez que o recurso é limitado. De qualquer forma todos as iniciativas serão apresentadas à gestão do HU-FURG/Ebserh. 

 

Sobre o GTH
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos. Os valores que norteiam a PNH são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, os vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Os conceitos que norteiam estes valores são: acolhimento, gestão participativa e cogestão, ambiência, clínica ampliada e compartilhada, valorização do trabalho e defesa dos direitos dos usuários.