Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG inicia implantação do AGHU

Melhorias

HU-FURG inicia implantação do AGHU

Os primeiros módulos do AGHU devem ser usados a partir de setembro

AGHU é a sigla do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, desenvolvido como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilitará a adoção de projetos de melhorias comuns para esses hospitais.

Para desenvolver o AGHU, a Empresa Brasileira de Serviços Hopitalares (EBSERH) utiliza como base o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando em conta o sucesso de seu modelo de gestão e a disponibilidade do AGH, sistema de Aplicativos para gestão Hospitalar, desenvolvido pela instituição. Os primeiros módulos do AGHU foram implantados em agosto de 2010, na Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, de Curitiba, Paraná. Pouco a pouco, novos módulos estão sendo implantados e mais instituições ingressam no grupo de hospitais que dispõem do AGHU. 

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Ebserh, a pré-implantação foi realizada de 31 de julho a 04 de agosto, com a presença de profissionais da Sede, capacitando para o uso dos módulos Cadastro de Pacientes e Internação. O treinamento foi realizado em diferentes grupos, nos três turnos, atingindo 104 profissionais que serão os multiplicadores para os demais colegas até a implantação em setembro. O HU-FURG é o 36º hospital universitário iniciar o uso do AGHU.

Para conhecer o sistema, é disponibilizado um ambiente de treinamento: http://treinamento.ebserh.gov.br/aghu. Para acessar o sistema, deve ser usado o usuário AGHU e a senha é livre – qualquer palavra ou número digitado dá acesso ao sistema. 

Imagens: