Notícias Notícias

Voltar

Grupo Viver Mulher completa 10 anos de serviços à comunidade

Saúde da Mulher

Grupo Viver Mulher completa 10 anos de serviços à comunidade

As atividades são voltadas à saúde da mulher e do recém-nascido

No dia 06 de outubro, às 18h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, foi realizada a abertura das atividades alusivas aos 10 anos do Grupo Viver Mulher. Criado em outubro de 2007, este tem o objetivo de desenvolver ações voltadas à saúde da mulher e do recém-nascido. O Grupo é interdisciplinar, composto por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), especificamente da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), da Secretaria de Município da Saúde - Prefeitura Municipal do Rio Grande e do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
A iniciativa atende à produção de conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Dentre as temáticas aprofundadas estão: as pesquisas relacionadas à saúde da mulher, em seus diferentes ciclos de vida e em seus diversos papéis no ambiente social, cultural, ecossistêmico e de trabalho; e do recém-nascido, em vista de que se visualiza o binômio mãe/filho como seres indissociáveis. 
 
O Grupo tem como propostas: promover ações como projetos de extensão, capacitações, cursos, seminários, publicações, participação em eventos científicos; integrar o ensino da graduação com o ensino da pós-graduação, bem como integrar os diferentes trabalhadores inseridos nos diversos ambientes de trabalho, na proposta concreta de integração academia/serviços. E apresenta como premissa, também, a integração concreta entre ensino, pesquisa e extensão. A líder é a enfermeira Nalú Pereira da Costa Kerber que ressalta que “o grupo é uma forma de atender a um dos princípios da FURG, de integração com a comunidade”. 
 
Os projetos de extensão desenvolvidos pelo Grupo Viver Mulher são:
  • Grupo de Gestantes: ocorre todas as terças-feiras de cada mês, às 19h, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. Os encontros são gratuitos, realizados com gestantes da comunidade e visa discutir assuntos relacionados à mãe e à criança, desde sua concepção até o primeiro ano de vida.
  • Sinaleira da amamentação: visa orientar a parturiente quanto aos benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, assim como auxiliar/orientar quanto aos cuidados com as mamas e às técnicas de amamentação. 
  • Métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto:  objetiva promover conforto à mulher durante o trabalho de parto, humanizar a assistência e possibilitar o exercício dos direitos da parturiente enquanto protagonista no processo de nascimento. É oferecido a livre deambulação, o uso da bola, banho de aspersão, massagem de acupressão, iluminação adequada e presença do acompanhante de preferência da mulher.
  • Planejamento familiar: visa informar mulheres e homens acerca dos métodos contraceptivos auxiliando na melhor escolha;
  • Consulta de enfermagem: atua na prevenção do câncer de colo do útero e de mama, com o intuito de prevenir doenças e detectar precocemente alterações; 
  • Consulta de enfermagem no pré-natal: promove o acompanhamento gestacional da mulher de modo a avaliar a saúde da mulher e do bebê de forma contínua, orientando e detectando problemas que venham a surgir;
  • Grupo de Puérperas:  é voltado às mulheres internadas no HU-FURG com objetivo de orientar acerca dos cuidados da mulher consigo e com seu bebê.
 
O Grupo Viver Mulher atua em parceria com a Coordenação da Saúde da Mulher, ligada à Secretária de Município da Saúde, em atividades que visam à prevenção de doenças em mulheres, especialmente no Março Lilás e Outubro Rosa. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e o grupo propôs uma programação diversificada para abordar, alertar e capacitar as pessoas sobre a importância da prevenção, promoção e cuidado, tendo como foco temas referentes à saúde da mulher.

 

Informações pelo (53) 3233.0292

 

Confira a programação completa do Outubro Rosa (clique aqui).